Algoritmos/Introdução/Estruturas de repetição

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

As estruturas de repetição são estruturas que permitem a execução de uma ou mais instruções repetidamente até que uma condição não permita mais a execução deste conjunto de instruções. As estruturas de repetição são também conhecidas como laços(loops) e permitem ao programador executar um bloco de instruções sem precisar reescrever as mesmas novamente. Para que esse bloco de instruções seja executado n vezes é necessário que a condição esteja a favor da execução, esta condição é uma expressão booleana que é verificada antes do início do bloco de instruções ou após a execução do mesmo. A seguir veremos os tipos de estrutura de repetição:

While: Na estrutura de repetição While(enquanto) a verificação da condição é feita antes da execução do bloco de instruções. Para que seja executada é necessário que as variáveis que compõem a expressão booleana resultem em verdadeiro, ao decorrer da execução tais variáveis necessitam ser alteradas para que a condição da expressão booleana seja falsa e assim a execução das instruções dentro da estrutura seja interrompida. A inicialização da estrutura inicia-se com a palavra while e logo em seguida dentro do parênteses a expressão booleana. Veja o exemplo a seguir em Java:

public class Wiki{
	public static void main(String[] args) {
		int x=25;
		while (x!=0) {
			x-=1;
		}
	}
}

Do-While: A estrutura de repetição Do-While é bastante semelhante com a anterior, porém nesta a condição é verificada após a execução do bloco de instruções. A demarcação do bloco de instruções é sinalizado pela expressão Do e limitada pela instrução While(onde é verificada a condição de repetição). Como a verificação é feita após a execução do bloco de instruções pelo menos uma vez o bloco de instruções será executado. Exemplo a seguir:

public class Wiki{
	public static void main(String[] args) {
		int x=25;
		do{
                   x-=1;
		}while (x>0);
		
	}
}

For: A estrutura de repetição For tem como sua característica principal a inicialização da variável, condição e a operação com a variável no cabeçalho da estrutura. Nesta estrutura a verificação é feita antes da execução das instruções e a cada fim de execução dos blocos é feita a operação proposta na variável e verificada a condição. Exemplo a seguir em Java:

public class Wiki{
	public static void main(String[] args) {
		int []array = new int[10];
		for (int i=0;i<10;i++) {
			array[i]=i+2;
		}
		
	}
}