Saltar para o conteúdo

Adolescência/Adolescência e juventude na ciência

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

As fases da adolescência e da juventude são objeto de estudo de diferentes disciplinas, como sociologia, política, psicologia, pedagogia, biologia, medicina, direito e outras, apresentando diferentes significados. Tais significados abrangem, por exemplo, "juventude como fase do desenvolvimento individual", "juventude como ideal e mito" (com uma correspondente idealização dessa fase da vida) e "juventude como grupo social" que possui uma cultura própria.

O conceito de adolescência engloba não só as transformações físicas, mas também o processo de mudança e adaptação psicológica, familiar e social a essas transformações.

A adolescência inicial é marcada pelo rápido crescimento e pela entrada na puberdade; a adolescência média caracteriza-se pelo desenvolvimento intelectual e pela maior valorização do grupo e na adolescência final consolidam-se as etapas anteriores e o adolescente prepara-se para assumir o mundo adulto. Se todas as transformações tiverem ocorrido conforme previsto na fase inicial e média, incluindo a presença de um suporte familiar e do grupo de iguais, o adolescente estará pronto para as responsabilidades da idade adulta. Caso as tarefas de cada fase não tenham sido completadas, problemas como depressão e outras desordens emocionais poderão desenvolver-se.