A Secretária Moderna/A secretária Moderna/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< A Secretária Moderna
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
      Nas mais diversas profissões como professor, médico, engenheiro, contabilista, economista e outras, os profissionais tem procurado dar o seu melhor para que haja uma melhor eficiência na prestação dos seus serviços, sob pena de não serem excluídos dos seus postos de trabalhos, com o profissional de secretariado não tem sido diferente.

O mercado de trabalho tem prestado mais importância no profissional administrativo, no qual está inserido o profissional de secretariado, de modo a que os mesmos contribuam de forma mais activa na vida da empresa. Portanto, hoje ser secretária não é apenas uma questão de opção, mas um verdadeiro desafio tendo em conta a competitividade do mundo moderno em que vivemos.

        A profissão de secretária vem merecendo a atenção da área empresarial por se tratar de uma profissão facilitadora, que segue os princípios da administração empresarial, mas é importante que esse profissional entenda o seu papel e assuma para si a responsabilidade de desenvolver e aprimorar o seu trabalho. 

Nesta senda, o presente trabalho procura abordar sobre a secretaria moderna, como tem ela desenvolvido métodos para fazer face às novas mudanças tecnologicas do mundo de hoje, sendo por isso que se encontra organizado em dois capítulos. No primeiro capítulo mostra-se a etimologia, origem, evolução da profissão de secretariado, o que é o profissional de secretariado, o seu perfil bem como características, qualidades e importâncias. Procura-se também ao longo do primeiro capitulo destacar a secretaria actual, moderna e o seu novo perfil, competências técnicas, gerenciamento da documentação e informação, competências humana e ética, relações inter e intrapessoais. E, no segundo capítulo, destaca-se a metodologia utilizada para a realização do presente trabalho, descreve-se amostra utilizada, bem como os instrumentos da colecta de dados e a realização da análise e interpretação dos resultados.