A História de Camaragibe

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nuvola apps edu miscellaneous.png Esta página é um monomódulo, ou seja, não está inserida em nenhum livro e/ou não tem subpáginas.
Ajude o Wikilivros inserindo-a em um livro existente ou por criar.

Fontes[editar | editar código-fonte]

[1] & [2] (Wikipédia, a Enciclopédia Livre)

Introdução[editar | editar código-fonte]

Olá, querido leitor! Você conhece Camaragibe? Se você não conhece, este livro é para você (mas também serve para aqueles curiosos que gostariam de saber a história dessa cidade maravilhosa)!

Neste livro, você irá conhecer um pouco da história de Camaragibe, uma cidade encontrada na Região Metropolitana de Recife, além de ver mais algumas curiosidades, como o significado de seu nome.


Texto[editar | editar código-fonte]

A área onde hoje localiza-se a cidade (ou município) de Camaragibe era originalmente povoada por tribos indígenas, até a chegada dos portugueses com Duarte Coelho Pereira, um "pouco" depois (cerca de 30 anos depois) do Descobrimento do Brasil (ou "invasão portuguesa", se esse for seu ponto de vista), no século XVI.

As terras eram utilizadas para a extração do pau-brasil (e, posteriormente, para produzir cana-de-açúcar).

A cidade surgiu no ano de 1549, como um dos antigos engenhos de açúcar e, até a invasão holandesa ao Brasil, Camaragibe era considerada um engenho extremamente próspero. O engenho foi incendiado pelas tribos indígenas locais.

Entre os anos de 1891 e 1895 foi implantada uma fábrica de tecidos pelos engenheiros Carlos Alberto de Menezes e Pierre Collier (este último era um francês), o que modificou a feição do local.

Entre a década de 60 e 90, estava havendo conflitos judiciais relacionados ao fato de Camaragibe pertencer a outro município, São Lourenço da Mata. Em 1963, uma lei determinava que Camaragibe não deveria continuar a ser um distrito de São Lourenço, mas uma cidade independente. Um ano depois, (ou seja, em 1964, no ano onde houve o golpe militar brasileiro), de acordo com o Tribunal de Justiça, por segurança, deveria-se reanexar Camaragibe a São Lourenço, algo que foi rompido em 1982, onde elevaram Camaragibe novamente a uma cidade.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Lembra da curiosidade que prometi? Se você leu até aqui, então não saia ainda! Veja: o nome "Camaragibe" significa "Rio de Camarás", mas normalmente as pessoas ligam o nome da cidade com "Terra dos Camarás".

Mas, o que significa "Camará"? Está é a segunda curiosidade: Camará é um nome de uma planta, uma espécie de flor denominada Lantana Camara (no caso, este é seu nome biológico).

Agradecimentos[editar | editar código-fonte]

Se você leu todo o livro/monomódulo, gostaria de lhe agradecer pela atenção! Você gostou dele? Comente na página de discussão! Acesse: https://pt.m.wikibooks.org/wiki/Discuss%C3%A3o:A_Hist%C3%B3ria_de_Camaragibe

Gostaria de agradecer a todas as pessoas que puderem acrescentar informações a este livro, para que os nossos queridos leitores fiquem melhor informados!

*Nota: todas as informações foram retiradas de uma página da Wikipédia. Se você quer dar uma olhada na página de referência, acesse: Camaragibe

Veja também[editar | editar código-fonte]

  1. Camaragibe
  2. Camará