A Biblioteca C GNU/Começando

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Este livro é escrito assumindo que você é ao menos um pouco familiar com a linguagem de programação C e conceitos básicos de programação. Especificamente familiar com o padrão ISO do C, ao invés dos dialetos anteriores a esta padronização.

A biblioteca C GNU inclui vários arquivos de cabeçalho, os quais fornecem definições e declarações de uma série de facilidades relacionada; esta informação é usada pelo compilador C ao processar o seu programa. Por exemplo, o arquivo de cabeçalho stdio.h declara facilidades para realizar entrada e saída de dados, e o cabeçalho string.h declara utilitários para processar strings. A organização deste livro geralmente segue a divisão entre cabeçalhos.

Se você está lendo este livro pela primeira vez, você deveria ler todo o material introdutório e ler superficialmente os demais capítulos. Existem muitas funções da biblioteca C GNU e não é realístico esperar que você seja capaz de lembrar como usar exatamente todas elas. É mais importante ficar familiar com estas facilidades que a biblioteca fornece, então quando você estiver escrevendo os seus programas, você pode reconhecer quando fazer uso das funções de biblioteca, e onde encontrar esta informação neste livro.