Tornando-se profissional em Blender 3D/Temas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Temas[editar | editar código-fonte]

O Blender possui um suporte a temas. Se você já se cansou daquele tema padrão, pode trocá-lo por outro, ou mesmo criar seus próprios temas.

Vamos começar com o simples, vamos trocar o tema padrão por outro tema pré-instalado chamado "Rounded". Para isso, mova o mouse sobre a borda inferior da janela Preferências do Usuário até que ele fique assim:

Agora, clique e arraste a borda do cabeçalho para baixo para revelar o menu de configurações do Blender. Clique no botão "Themes" e na caixa de listagem que aparece, escolha "Rounded".

Pronto, você alterou o tema.

Vamos agora baixar mais alguns temas no site do repositório de temas.

Quando já tiver os temas que deseja, cole-os na pasta de scripts do Blender e retorne ao Blender.

No Blender, mude sua janela para a "Scripts Window", deste jeito:

Agora clique no menu "Scripts" e escolha "Themes". Seus novos temas devem estar lá. Quando você clicar sobre um deles, ele ficará disponível também no menu de configurações.

Quando terminar, mude novamente sua janela para a 3D view.

Se você reiniciar o Blender, irá perceber que ele inicia com o tema padrão, para que seu tema seja sempre carregado com o Blender, aplique-o e tecle CTRL+U e clique em "Save user defaults".

Para criar seus próprios temas, existe um script no blog do unfear, baixe-o e copie-o para a pasta de scripts do Blender. Volte ao Blender, mude sua janela para a "Scripts Window" e o script estará em:

Caso não apareça, clique em "Update menus" e tente novamente.

Quando carregar, você terá algo assim:

O script é auto-explicativo e com um pouco de prática você consegue criar seus temas.

Para salvar um tema, clique em "File - Export - Save Current Theme":

Salve seu tema na pasta de script do Blender e siga o mesmo processo descrito anteriormente para disponibilizá-lo no painel de opções.