Limeira do Oeste, historia, cultura e arte de um povo/Vegetação

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Vegetação típica do município de Limeira do Oeste
Vegetação típica do município de Limeira do Oeste

A vegetação predominante em nosso município é o "Cerado". Apresenta árvores esparsas, com galhos retorcidos e folhas grossas perdendo a cobertura durante as secas.

A vegetação de cerrado é composta por arbustos e pequenas árvores com troncos de profundidade, no solo encontra-se um grande lençol de água. Para buscar essa água, as árvores da região desenvolvem longas raízes.

Os Cerrados, quando usados naturalmente, servem para pastagens e recuperados, usam muito o plantio de braquiária. A razão disso é que o solo do cerrado tem excesso de alumínio sendo por isso muito pobre em nutrientes.

A vegetação arbórea (croa) ocupa pequena área de 10%. Há somente algumas reservas de matas conhecida por "Croa".

As pastagens formadas abrangem grande parte do nosso município. Entre as espécies vegetais encontradas no cerrado, podemos citar: angico, carruna, sucupira, barbatimão, balsemin, peroba, amarelinho, jatobá e o belo ipê. Ipê esse, já consagrado

sob forma de Lei nº 321, de 21/11/2002, símbolo do professor limeirense em nosso município.



Plantio de ipês na Praça da Bandeira na cidade de Limeira do Oeste em 2002.


No dia 21 de Setembro de 2002, data em que se comemora o 'Dia da Árvore", o Prefeito Municipal, Antônio Ferrari juntamente com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Helena Molina Aguilar, os funcionários da SEMEC, Professores e alunos, concretizaram este ato de consagração, plantando vários pés de ipês na Praça da Bandeira, na cidade de Limeira do Oeste, Estado de Minas Gerais.



VOLTAR