Limeira do Oeste, historia, cultura e arte de um povo/Relevo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Relevo do munícipio de Limeira do Oeste de 2003
Relevo do munícipio de Limeira do Oeste de 2003

Curiosidade: A altitude máxima do município de Limeira do Oeste é de 543m

A camada da terra - a crosta terrestre - é formada principalmente de rochas, que são constituídas por diferentes conjuntos de minerais.

A camada rochosa, quando alterada, dá origem ao solo e ao subsolo. O solo é de camada superficial que contém, além dos minerais da rocha de origem, a matéria orgânica. O subsolo encontra-se logo abaixo, sendo constituído principalmente de material mineral.

A nossa região pertence aos domínios de relevos modelados em rochas sedimentares. Fazendo parte do Planalto Paulista.

O topo apresenta-se aplainado com altitude variando (planaltos e planícies).

Destacando-se o Morro do Baú e Morro do Pião.

No que se refere ao quadro morfoestruturais, a região pertence aos domínios de relevos modelados em rochas sedimentares.

A ação conjugada de processos químicos e mecânicos e de encaixamento da drenagem sobre as rochas sedimentares que se sobrepõe em disposição sub-horizontal, com fracos mergulhos resultou-se num modelado relevo que tem como traço dominante as chapadas.

O topo apresenta-se aplainado, com altitudes variando em 340 a 543 mts. Mais para o norte encontra-se morros isolados; nível em morros testemunhos de uma chapada anteriormente mais extensa, parcialmente desmontada pela erosão.

Citam-se os morros do Baú e do Pião, a diferença altimétrica entre o topo e o fundo dos vales é aproximadamente de 550 e 492mts.

A altitude máxima do município é de 543mts. A combinação desses atributos tem como resultado a predominância de áreas com baixas qualidades de erosão.

VOLTAR