Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Pomona Sprout

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


' 'Pomona Sprout
  • sexo = feminino
  • cabelos = desconhecido
  • olhos = desconhecido
  • família = desconhecido
  • lealdade =


Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Pomona Sprout é a professora de Herbologia de Hogwarts. Ela também é a Chefe da Casa Hufflepuff. De acordo com uma nota postada no website da autora, o aniversário de Pomona Sprout é 15 de maio.

Papel nos Livros[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

A Pedra Filosofal[editar | editar código-fonte]

Harry conhece a Professora Sprout de Herbologia. Ele está aprendendo como cuidar das ervas e dos fungos que são usados em magia, e suas propriedades.

Harry, Ron e Hermione descobrem com Hagrid, que um dos encantamentos que guardam a Pedra Filosofal foi colocado pela Professora Sprout.

Quando eles passam pelo alçapão, encontram a contribuição da professora, uma enorme planta Visgo do Diabo, que prende Harry e Ron. Hermione consegue conjurar fogo para obrigá-la a se encolher e os libertar.

A Câmara Secreta[editar | editar código-fonte]

A Professora Sprout, entra na nossa história, muito aborrecida, sendo comandada pelo Professor Lockhart; ele está dando a ela as instruções para os primeiros socorros no Salgueiro Lutador, onde Harry e Ron tinham trombado na noite anterior. Na verdade, as instruções dele não eram muito úteis; a Professora Sprout parece bastante chateada quando chega e seu humor não melhora, quando Lockhart pede para falar com Harry por um momento.

Quando Harry volta para a estufa, ele descobre que a Professora Sprout está ensinando a replantar as jovens plantas Mandrágoras. As Mandrágoras, se mostram muito úteis durante o livro, quando os alunos e outros, ficam petrificados por um monstro aparentemente desconhecido. Ficamos sabendo que a Professora Sprout cancelou uma aula no alto inverno, porque precisava colocar roupas de lã nas Mandrágoras, e não confiava em ninguém para ajudar; e durante o decorrer do ano, ficamos sabendo como as Mandrágoras estão crescendo e amadurecendo.

Finalmente, no fim do ano, a Professora McGonagall avisa, que a Professora Sprout informou que as Mandrágoras estão prontas, e a poção para reviver os alunos petrificados será administrada essa noite.

O Prisioneiro de Azkaban[editar | editar código-fonte]

Embora nós saibamos que Harry, Ron e Hermione ainda fazem aulas de Herbologia, vemos muito pouco a Professora Sprout, nesse livro. Primeiro vemos a Professora Sprout durante uma aula de Herbologia, avisando a Ron para ter cuidado, depois que ele deixa cair, sem querer, uma pilha de feijões no chão da estufa. Também a vemos na festa de Natal, junto com Harry, Ron e poucos professores, que escolheram ficar em Hogwarts pelo Natal.

O Cálice de Fogo[editar | editar código-fonte]

A Professora Sprout começa o ano avisando que eles vão ter que espremer o pus das Bobotúberas.

Na primeira aula de DCAT, dada pelo Professor Moody, Neville fica extremamente abalado. Moody o leva ao seu escritório para uma xícara de chá, e enquanto ele lá está, diz que a Professora Sprout falou muito bem de suas habilidades em Herbologia. Moody dá a ele um livro “Plantas Mágicas Aquáticas do Mediterrâneo e Suas Propriedades”

No final do livro, Cedric Diggory é morto por Peter Pettigrew (Rabicho). É mencionado que a Professora Sprout, sendo a Chefe da Casa de Cedric, vai falar com seus pais.

A Ordem da Fênix[editar | editar código-fonte]

Como muitos outros professores, Sprout faz uma palestra sobre a importância dos exames N.O.M.s, e manda que eles façam uma redação.

O tempo no outono está absolutamente terrível; é comentada a certa altura, que a chuva no teto da estufa quase afoga a palestra.

Vemos a Professora Sprout lendo o Profeta Diário no café da manhã, quando foi publicada a notícia da fuga em massa de Azkaban. Logo depois vemos uma conversa entre Harry e Susan Bones na aula de Herbologia; é mencionado que Sprout parecia estar conversando com a Professora McGonagall e o Professor Flitwick, acerca do artigo do jornal, uns dias depois.

Logo depois que a entrevista de Harry é publicada no Pasquim, a Professora Sprout, lhe dá parabéns pela coragem em contar tudo, ela dá 20 pontos para a Gryffindor quando ele leva um regador para ela.

Conforme chega a hora dos exames, um dos temas principais de conversas é revisão (ou estudo), e outras maneiras de se dar bem nos exames. Harry fica ouvindo Ernie Macmillan comentar quantas horas por semana ele estudou, fica grato quando Sprout abre a porta da estufa para eles, cortando a conversa de Ernie.

O Enigma do Príncipe[editar | editar código-fonte]

Quando Harry, Ron e Hermione estão cuidando das vagens de Arapucosos, a Professora Sprout reclama porque estão muito vagarosos; parece que, enquanto eles ainda estão tentando arrancar a proteção das vagens (e conversando), Neville já colheu as larvas da vagem. A primeira vagem do Trio, se solta, e enquanto eles tentam abri-la, ela bate no teto de vidro da estufa, derrubando o velho chapéu da Professora Sprout.

Quando Harry, com a ajuda da poção Felix Felicis, está tentando recuperar uma lembrança em particular do Professor Slughorn, ele sente necessidade de ir até as estufas. Chegando lá, ele vê os Professores Slughorn e Sprout colhendo folhas de alguma planta, para a aula de poções do terceiro ano de Slughorn, e conversando sobre, como elas fazem mais efeito, se colhidas ao crepúsculo.

A Professora Sprout, como Chefe da Casa Hufflepuff, está presente no encontro dos Chefes das Casas, no final do livro, junto com a Professora McGonagall (como Chefe da Gryffindor e no momento como diretora), o Professor Slughorn (como Chefe da Slytherin), o Professor Flitwick (como Chefe da Ravenclaw), Hagrid e Harry. Ela fala pouco nesse encontro, mas é a favor de que a escola permaneça aberta.

As Relíquias da Morte[editar | editar código-fonte]

Pomona Sprout, como Chefe da Casa Hufflepuff é uma das Chefes de Casas, que a Professora McGonagall chama, quando decide expulsar o atual diretor Severus Snape e defender Hogwarts contra os Comensais da Morte, para que Harry possa localizar o último Horcrux. A Professora Sprout está presente, quando Snape foge, e está no Grande Salão, com os Hufflepuffs, quando McGonagall avisa que os bruxos menores de idade devem ser evacuados.

Vemos a Professora Sprout lutando para defender Hogwarts contra o ataque dos Comensais da Morte. Ela é um dos professores escolhidos para proteger as ameias, e com a ajuda de Neville, entre outros, nos a vemos carregando várias plantas mágicas para o alto das torres, para atirá-las nos inimigos.

Pontos Fortes[editar | editar código-fonte]

A Professora Sprout é mestre em Herbologia, e deve ter alguma habilidade em duelar, porque ela lutou na Batalha de Hogwarts e sobreviveu. Auxiliada por Neville, que se tornou professor depois dela, ela usou seu conhecimentos das plantas para atacar os Comensais da Morte.

Pontos Fracos[editar | editar código-fonte]

Relacionamentos com Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Análise[editar | editar código-fonte]

Perguntas[editar | editar código-fonte]

  1. Por que a Professora Sprout não pertence à Ordem da Fênix?

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]