A cultura da manga/Colheita e comercialização

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Colheita e Comercialização[editar | editar código-fonte]

O momento da colheita da manga pode ser identificado pelos seguintes fatores:

  • A casca torna-se verde clara e com brilho;
  • Os ombros ficam elevados formando uma linha perpendicular ao pendúnculo;
  • A polpa torna-se creme;
  • O teor de sólidos solúveis fica em trono de 6,5 à 7,5 ºBrix

O fruto pode ser colhidos com o auxílio de tesoura de poda nas partes mais baixas das plantas. Nos locais mais altos, a colheita deve ser feitas com varas munidas de cesto em uma das extremidades. Outro cuidado importante é não misturar os frutos caídos no chão aos frutos colhidos na própria planta.

Para não ocasionar o aquecimento e a queimadura na manga, deve-se evitar a colheita nas horas mais quentes do dia e a exposição dos frutos ao sol. Na colheita recomenda-se o uso de caixas de plástico que permitem a limpeza e higienização antes e após o uso.

O tratamento pós-colheita se torna uma atividade essencial na conservação da fruta contra a antracnose e a mosca-das-frutas e no armazenamento da colheita. No caso da antracnose, o tratamento térmico é feito a 55ºC, por 5 minutos, e contra a mosca-das-frutas, á 46,1ºC por 75 minutos, para frutos de até 500g, ou por 90 minutos, para frutos de 500g até 700g.

O polimento dos frutos com cera, principalmente de carnaúba objetivo melhorar a aparência do fruto, conferindo-lhe brilho, reduzir a perda de peso, a transpiração e a murcha, contribui para a redução da incidência de podridões e para o prolongamento da vida útil pós-colheita dos frutos.

A manga pode ser consumida de várias maneiras como produtos industrializados (bolos, geleias, compotas, tortas)in natura, sucos e concentrados. Entretanto, a maior produção ocorreu na forma de polpa, pois é a matéria-prima para a elaboração dos demais produtos processados.

Um aspecto importante a ser observado é o planejamento estratégico da sua produção como o período da safra e entre-safra; a variação das variedades cultivadas(manga precoce e manga tardia)a classificação do seu produto para identificação de como vendê-lo. Esses objetivos implicam em uma maior produção o ano todo e um aumento na circulação de capital.