Utilizador:Raylton P. Sousa/Notas/KISS Wikilivros

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O KISS principle afirma que a simplicidade deve ser uma meta fundamental, e que a complexidade desnecessária deve ser evitada.

As frases chaves são as seguintes:

  • "Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso"- Albert Einstein
  • "A perfeição é alcançada não quando não há mais nada para adicionar, mas quando não há mais nada que se possa retirar" - Antoine de Saint-Exupéry
  • "Simplicidade é a sofisticação final" - Leonardo Da Vinci


Em computação (no meu caso, mais particularmente Web development) costumo descrever o KISS como a proporção entre a simplicidade de escrita e a simplicidade de leitura, ou:

x = simplicidade de escrita

y = simplicidade de leitura

Ainda no âmbito da web podemos descrever o seguinte, quando vamos desenvolver um site precisamos não só de conhecimento de determinadas linguagens como também bom senso:

Quando desenhamos um layout não importa muito se o site via ficar lindo. Se ele não puder ser visualizado pelo menos por 90% do nosso publico alvo então ele não é simples de visualizar, ainda que seja simples de escrever.

Ou quando vamos escrever o nosso código-fonte... Não importa se ele pode ser visto em todos os navegadores se tivermos que definir a largura das tabelas manualmente em cada página (tente fazer em umas 100 página e vai entender), ou se o código for difícil de ler a ponto dificultar a escrita...

Resumidamente: o equilíbrio entre a simplicidade de leitura e escrita é descrito como perfeição no caso desse princípio...

KISS no Wikilivros[editar | editar código-fonte]

Antes de começar, queria que reavaliasse sua percepção quanto a essa proposta, por favor, não encare isso como solução maravilhosa, quebra de paradigma ou coisa do tipo, isso é apenas a minha tentativa de rever a maneira com que o Wikilivros trata os livros valendo-me das soluções presentes no próprio software (ver palavras magicas e parser functions ). Não é nada definitivo ou concreto e sim propostas que poderão ser lapidadas e modificadas mediante a discussões e criticas.

Esta ideia me ocorreu a algum tempo, enquanto observava a Wikipédia(e outros projetos que trabalham com artigos independentes) e sua produtividade inegavelmente superior, mas contrario ao que pensei inicialmente, isso não se deve unicamente a maior quantidade de editores e sim a facilidade de focar suas edições.

Observe:

  • Enquanto na Wikipédia você se preocupa apenas em escrever o seu artigo, enquanto outras pessoas se preocupam em categorizar, inserir interwiks, revisar etc
  • Aqui para criar um livro de boa qualidade, uma única pessoa(ocasionalmente duas) tem que se preocupar com: inserir navegação, revisar, categorizar criar versão para impressão, coleção, índice, capa etc (sem contar os intewikis que raramente são inseridos)

E caso parte desses quesitos não seja adicionado o leitor vai ter mais dificuldade para ler e consequentemente desinteresse (a exemplo da navegação [ na minha opinião coisas como ir para o índice utilizando o botão de retorno do próprio navegador não é uma preocupação que o leitor deve ter] )

Então o KISS no caso do Wikilivros seria movido pela seguinte frase chave:

  • "leitores tem que se preocupar em ler e editores em editar"

Obs: perceba que o "editar" na frase acima refere-se a conteúdo (ou seja o texto dos livros)

E serão relativas a essa frase as propostas tratadas abaixo.

Simplicidade de escrita[editar | editar código-fonte]

escrevendo...

simplicidade de leitura[editar | editar código-fonte]