Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q90312031/Audiodescrição
“Adelaide Lemos e Menina Anônima” é uma fotografia criada por Carlos Hoenen em 1895, com 8,9 centímetros de altura e 5,9 centímetros de largura.
A imagem apresenta margem escura. Em seu centro exibe, em tons de marrom envelhecido pelo tempo, o retrato de uma mulher adulta de corpo inteiro de mãos dadas com uma criança ao seu lado direito. Ao lado esquerdo tem a mão apoiada sobre um livro em uma mesa.
A mulher ao centro tem a cabeça reta, com os olhos em direção ao lado direito. Tem o rosto fino, olhos pequenos e lábios grossos. Ela usa um chapéu com o cabelo preso, um vestido com gola alta comprido até os pés e um par de luvas. Todas suas peças de roupa são em tons claros.
A menina ao seu lado olha para a frente com expressão fechada. Seu cabelo está preso e usa franja. Ela usa um vestido curto de mangas longas, em cor clara, meias listradas e botas escuras até os joelhos.
À direita da fotografia há uma mesa em pedra com toalha branca e um livro. Ao fundo, temos a presença de árvores desfocadas, tanto no canto esquerdo quanto no direito. Na parte inferior da margem está escrito “Carlos Hoenen” e ao lado “São Paulo” junto com “rua do Carmo” e o número 4 desgastado.