Utilizador:PCipriano/Rascunho: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
PCipriano (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
PCipriano (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 65: Linha 65:


'''Convém ter como referência importante que a função do picking discreto se concretiza porque cada pedido é iniciado e terminado pelo mesmo operador.'''
'''Convém ter como referência importante que a função do picking discreto se concretiza porque cada pedido é iniciado e terminado pelo mesmo operador.'''

'''Popularidade''' – Evocando o economista Pareto que afirmou «…85% da riqueza do mundo está na posse de 15% das pessoas...» podemos alargar e fazer uma identificação desta análise com o armazenamento de produtos. Ao termos um [[w:armazém|armazém]] comum, sem uma especificidade de produto que é armazenado podemos concluir sem ser incorrecto que, 85% as movimentações registadas nesse mesmo armazém correspondem a 20% dos produtos, 10% das movimentações correspondem a 30% dos produtos e os restantes 5% das movimentações correspondem a 55% dos produtos. Com esta avaliação podemos concluir e generalizar que uma grande parte dos armazéns têm um número reduzido de itens muito activos, um número ligeiramente maior de itens moderadamente activos e um valor altíssimo de itens raramente activos. Agregado à filosofia do [[w:Configuração de instalação|''layout'']] do armazém, a nível de popularidade pode considerar-se que o [[w:Planejamento|planeamento]] do mesmo é feito tendo em consideração um número relativamente pequeno de itens altamente activos. A mesma filosofia de popularidade diz também que os produtos cujo grau de movimentação é maior, devem estar inseridos numa área cujo o espaço, permita o manuseamento dos mesmos de forma mais eficiente, podendo assim afirmar-se que os produtos com maior rotatividade deverão estar num local o mais próximo possível do local de utilização. Esta filosofia sugere também que a popularidade dos itens ajuda a determinar o método de armazenamento a ser utilizado, sendo que os produtos com maior utilização devem ser colocados de modo a que o uso do espaço seja maximizado ([[Logística/Referências#refbTOMPKINSY|Tompkins et al., 1998, p. 250]]).

Revisão das 03h53min de 1 de junho de 2010

Página de Rascunhos.

Gestão de Armazéns

Tópicos

  • Picking.

Sobre o Picking

Ao fazermos uma abordagem sobre o Picking (ou Order Picking), efectuámos uma pequena pesquisa sobre a sua origem bem como, a sua definição. Pode-se definir na sua essência como uma separação e preparação de pedidos, de modo a satisfazer o cliente, isto é, perante a solicitação de um cliente em relação a um produto ou vários (porque o pedido pode ser em diferentes produtos e diferentes quantidades) efectua-se a recolha dos mesmos em armazém.


Objectivos do Picking

  • Existe para reduzir tempos, desde o pedido do cliente até à sua entrega.
  • Pretende-se que seja flexível para que daí resulte uma operação de excelência.


Consequências do Picking

Acréscimo substancial de 30% a 40% do custo de mão-de-obra do local de armazenagem, logo também do produto final.


Funcionamento do sistema de picking

Num armazém seja grande ou de pequena dimensão, com grande ou pequena capacidade de armazenagem, se existirem sistemas de controlo e monitorização adequada aos níveis do serviço, bem como o posicionamento dos respectivos produtos e adequando todo este funcionamento com informação e documentos, obtém-se uma grande flexibilidade, podendo assim obter-se uma maior satisfação do cliente, permitindo-o fazer com gastos de tempo diminutos.


Itens de funcionalidade (melhorar o sistema)

a) Analisar os produtos existentes em armazém, quais os mais utilizados, colocando-os em locais de fácil acesso logo de fácil reposição. Atribuir aos mesmos classificações (A,B,C,..) segundo a Lei de Pareto.

b) Cada pedido de picking deve estar organizado, essa organização deve ter em conta a sua proximidade, eliminando com isso as deslocações e sítios diferentes no armazém.

c) Para que se minimize as deslocações do operador, o produto deve previamente ser classificado por endereço ou esquema, o que vai acelerar a actividade de separação dos artigos, exemplo deste item são os equipamentos como código de barras, leitores ópticos, reduzem o tempo de procura e documentação.

d) Soluções tecnológicas de armazenagem como Carroceis, mini-loads, sistemas AS/RS (Automatic Storage e Retrieval Systems) são algumas das combinações de equipamentos e sistemas de controlo que permitem o armazenamento, a recolha bem como a distribuição dos produtos, obtendo-se um procedimento com alta precisão, assertivo e com velocidade, o factor a ter em linha de conta será o grau de automação.

Os sistemas supracitados reduzem o tempo de movimentação do operador, pois tem como objectivo trazer os produtos específicos no momento da separação, além de redução no tempo de contagem.

Para que se possa efectuar uma boa organização de Picking tem de ser estabelecida uma estratégia de organização, por vezes é condição suficiente uma alteração nas estratégias de organização.

Pode dizer-se que para organizar o picking existem quatro procedimentos esses quatro procedimentos são considerados “puros”, o que posteriormente pode ser feito é a composição de várias estratégias provocando com isso estratégias mistas de organização do picking. Para que possam existir procedimentos correctos, logo estratégias correctas e adequadas é necessário fazer uma avaliação do local e do sistema existente e do que se pretende tentando fazer uma avaliação dos produtos como da própria organização em termos de recursos humanos para que possa existir uma conjugação de elementos, possibilitando com isso a elaboração de uma estratégia.

Podem-se evocar os quatro procedimentos básicos de actividade de picking:


Picking Discreto

Com a implementação deste procedimento num armazém a um operador é dada uma tarefa ,, ou seja, fica à sua responsabilidade um pedido , o que lhe permite pegar apenas um produto de cada vez. Existindo assim só um scheduling por turno.

Vantagens do Picking Discreto; pode ser considerado o processo mais simples, se existir todo um suporte de papel, porque só existe um documento para cada ordem de separação.

Este processo tem desvantagens, pode-se considerar um procedimento menos produtivo porque como a função do operador é a de completar toda a ordem de separação, a deslocação é superior em relação ao que acontece nos outros procedimentos

Na estratégia de picking discreto, e dando como exemplo a distribuição de quatro produtos e a existência de 3 operadores, teremos com esta estratégia o primeiro operador a assumir o primeiro pedido (Pedido 1), tornando-se responsável por iniciar e completar a separação de todos os produtos contidos nesse pedido. Iria seleccionar a uma determinada quantidade ”X” do primeiro produto, “Y” do segundo e “Z” do terceiro, colocando na caixa para a próxima operação.

Por sua vez o segundo operador seria o elemento responsável pelo segundo pedido, recolhendo os produtos 1, 3 e 4 nas suas respectivas quantidades e posteriormente o terceiro operador seria responsável pelo terceiro pedido.

Convém ter como referência importante que a função do picking discreto se concretiza porque cada pedido é iniciado e terminado pelo mesmo operador.

Popularidade – Evocando o economista Pareto que afirmou «…85% da riqueza do mundo está na posse de 15% das pessoas...» podemos alargar e fazer uma identificação desta análise com o armazenamento de produtos. Ao termos um armazém comum, sem uma especificidade de produto que é armazenado podemos concluir sem ser incorrecto que, 85% as movimentações registadas nesse mesmo armazém correspondem a 20% dos produtos, 10% das movimentações correspondem a 30% dos produtos e os restantes 5% das movimentações correspondem a 55% dos produtos. Com esta avaliação podemos concluir e generalizar que uma grande parte dos armazéns têm um número reduzido de itens muito activos, um número ligeiramente maior de itens moderadamente activos e um valor altíssimo de itens raramente activos. Agregado à filosofia do layout do armazém, a nível de popularidade pode considerar-se que o planeamento do mesmo é feito tendo em consideração um número relativamente pequeno de itens altamente activos. A mesma filosofia de popularidade diz também que os produtos cujo grau de movimentação é maior, devem estar inseridos numa área cujo o espaço, permita o manuseamento dos mesmos de forma mais eficiente, podendo assim afirmar-se que os produtos com maior rotatividade deverão estar num local o mais próximo possível do local de utilização. Esta filosofia sugere também que a popularidade dos itens ajuda a determinar o método de armazenamento a ser utilizado, sendo que os produtos com maior utilização devem ser colocados de modo a que o uso do espaço seja maximizado (Tompkins et al., 1998, p. 250).