Red Book - Vestibular/Matemática/Prefácio

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Este livro surge como um esforço para ensinar matemática. A ideia principal é não exigir muitos pré-requisitos dos leitores, pois nossa experiência diz que existe um analfabetismo funcional em matemática igual (ou talvez pior) do que em português. Sendo assim, começamos por tópicos extremamente básicos (como operações com frações) e vamos desenvolvendo até tópicos mais complexos (como números complexos).

O foco é direcionado ao alunos que estão em fase pré-vestibular, portanto, o conteúdo se adaptará, em grande parte, ao conteúdo que é cobrado pelos maiores vestibulares do Brasil: FUVEST, COMVEST, ENEM, etc.

Queremos manter uma boa relação entre o formalismo matemático e a intuição, para com isto, manter também a didática. Isto quer dizer que, em alguns casos, podemos dar mais destaque para as aplicações ou conceitos relacionados a algum teorema, do que a prova do teorema (sim, como matemáticos, também adoramos provas, mas, queremos, antes de mais nada, que os leitores entendam o que lhes é apresentado).