Programar em Assemby com GAS/Organização da máquina
De Wikibooks
|
Tabela de conteúdo |
[editar] O Processador "CPU"
Vamos falar do processador, a questão é qual deve ser o nosso ponto de partida.
Muitos não vêem a utilidade de falar de "transistor" ou "PIC" (Peripheral Interface Controller) nos livros desta categoria.
Porque? Porque normalmente falamos de um código escrito que será compilado e convertido em linguagem de maquina para uma certa arquitetura no caso as arquiteturas x86.
Aqui vou falar só brevemente, por ser um tema muito complexo. Mais nada lhe impede de ver outros livros ou fazer buscas na internet.
[editar] Transistor
É um componente eletrônico utilizado principalmente como interruptor.
- Desenvolvido nos laboratórios da Bell Labs por John Bardeen, William Bradford Shockley e Walter Brattain no ano 1947.
- Prêmio Nobel concedido em 1956.
- Foi descoberto durante a busca de um substituto para as válvulas eletrônicas.
Transistor vs válvulas:
- Mais barato.
- Mais eficiente.
- Consume menos energia.
Para que servia as válvulas?
Era Pré-Histórica. Imagine um computador com 17000 e algumas válvulas e mais o menos 6000 chaves pelas quais ele era programado.
[editar] Exemplo de utilização de um transistor
Em este exemplo vamos usar um transistor "BC547" do tipo "N-P-N" ou negativo-positivo-negativo.
Funções:
Dando uma olhada rápida sobre a "fig-1" podemos notar três pólos.
- C : Coletor
- B : Base
- E : Emissor
E se olhamos no interior "C" e "E" são negativos. Elas são como dois ímãs aonde pólos de mesmo tipo se repelem. A corrente elétrica não passa porque não podemos unir o pólo "C" com o pólo "E".
É por isso que na figura "fig-2" aplicamos uma carga positiva na base do transistor.
Permitindo que a corrente negativa passe do "Coletor" ao "Emissor". De onde a expressão "Dar a luz".
Podemos ver que nossa lâmpada ou "LED" pode se encontrar no estado:
- ligada = 1
- desligada = 0
[editar] PIC ou microcontrolador
PIC (Peripheral Interface Controller) mais você de conhecer sobre outros nomes, picmicro, microcontrolador, microprocessador.
Para a nossa pequena história.
- No ano 1958 Jack Kilby, empregado da Texas Instruments, desenvolve o primeiro circuito integrado.
- Um certo dia começou a unir manualmente transistores entre eles.
- Não se passaram muitos meses foi desenvolvido um protótipo e logo depois a fabricação em massa de pastilhas em silício contendo vários transistores.
- Jack Kilby recebeu o prêmio Nobel em física no ano 2000.
Voltando a falar de PIC.
São microcontroladores ou circuitos integrados desenvolvidos pela sociedade Microchip.
O PIC e uma unidade de tratamento de informações do tipo microprocessador que utiliza a arquitetura Harvard.


