Mecânica dos fluidos/Equações básicas e utilizando as ferramentas matemáticas corretas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Equações Básicas[editar | editar código-fonte]

As equações básicas em uso na mecânica dos fluidos são:

  • O princípio da continuidade (ou princípio de conservação da massa)
  • A segunda lei do movimento de Newton (ou princípio de conservação do momento linear)
  • O princípio de conservação do momento angular
  • A primeira lei da termodinâmica (ou princípio da conservação da energia)
  • A segunda lei da termodinâmica

Em alguns problemas, pode ser necessário lançar mão de equações que descrevam propriedades físicas do fluido sob estudo. Por exemplo, se este for um gás, pode-se utilizar a equação de estado do gás ideal ().

Métodos de descrição[editar | editar código-fonte]

Em situações onde é fácil identificar e seguir elementos isolados, pode-se usar o método de descrição Lagrangeano, onde as equações são aplicadas a cada elemento individualmente, e o fluido sob estudo é considerado como o conjunto desses elementos individuais (partículas) em movimento. Caso contrário, é mais fácil empregar o método de descrição Euleriano, onde se considera o fluido como um conjunto de pontos no espaço, cada ponto possuindo um conjunto de propriedades variantes no tempo. O método Euleriano trata o fluido como um meio contínuo e utiliza na análise, portanto, a teoria matemática dos campos.

O fluido como um meio contínuo[editar | editar código-fonte]

Apesar de sua natureza molecular, os fluidos podem geralmente ser tratados como meios contínuos. Em um meio contínuo, as propriedades (massa específica, velocidade, temperatura, etc.) variam continuamente de um ponto a outro. Esse modelo falha apenas quando as dimensões lineares do problema aproximam-se da ordem de magnitude do caminho médio das moléculas (por exemplo, em gases extremamente rarefeitos).

As propriedades de um ponto podem variar também no tempo. Assim, a representação completa de uma propriedade qualquer é dada por: . Se as propriedades do fluido não variam no tempo, o fluxo é dito estacionário. Sob fluxo estacionário, obviamente, e pode-se escrever .

O conjunto de valores de uma propriedade ao longo do fluido constitui um campo, que pode ser escalar ou vetorial, dependendo do caráter escalar ou vetorial da propriedade. Massa específica é um exemplo de propriedade escalar; velocidade é um exemplo de propriedade vetorial.

A velocidade de cada ponto pode, em alguns casos de interesse, não variar de acordo com uma ou duas das dimensões do problema. O fluxo é, então, classificado como unidimensional, bidimensional ou tridimensional, dependendo do número de dimensões requeridas para especificar totalmente o campo de velocidades.

Tensões[editar | editar código-fonte]

Uma força , aplicada sobre uma superfície , num dado ponto , pode ser decomposta em três componentes mutuamente ortogonais: uma normal () e duas tangenciais ( e ()) à superfície. Essas forças darão origem a tensões que podem ser escritas da seguinte maneira:

A descricão completa do campo de tensões pode ser obtida tomando-se três superfícies mutuamente ortogonais, , e , o que dará origem a um total de nove tensões escalares: , , , , , , , , , onde o primeiro subscrito indica a superfície de referência escolhida e o segundo, a direção considerada no espaço tridimensional. Num sistema de coordenadas cartesianas, é útil orientar as superfícies de referência de modo que sejam perpendiculares aos eixos coordenados. As tensões em um determinado ponto podem, então, ser representadas pela matriz

que é chamada um tensor. O campo de tensões, assim, é um campo tensorial.

Se o ponto tiver as coordenadas , um elemento de volume nessa posição será limitado pelos seis planos

Esses planos recebem os nomes de plano X negativo, plano X positivo, plano Y negativo, plano Y positivo, plano Z negativo e plano Z positivo, respectivamente. Por convenção, uma tensão terá valor positivo quando sua direção (dada pelo segundo subscrito) e o plano onde ela atua forem ambos positivos ou ambos negativos. Por exemplo: positiva representa uma tensão no sentido do eixo X aplicada ao plano Y positivo ou uma tensão no sentido contrário ao eixo X aplicada ao plano Y negativo.

Elasticidade[editar | editar código-fonte]

Uma propriedade importante de um fluido compressível é o seu módulo de elasticidade volumétrica, que indica como o volume varia com a pressão aplicada:



Quanto maior o valor de ε, menos compressível é o fluido. O sinal negativo é necessário, uma vez que o volume diminui com o aumento de pressão.