Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Vista parcial da Praça da Sé. São Paulo-SP 3
Lista de marcas identificadas
[editar | editar código-fonte]- Cito
- Parquetina
- Póx
Pesquisa sobre marcas
[editar | editar código-fonte]Cito
[editar | editar código-fonte]Pertencente a Companhia Química Duas Âncoras, fabricante de produtos domésticos e industriais. O sabão Cito é desengordurante e detergente destinado a utensílios domésticos, famoso entre donas de casa e serviçais.
- Referências
Parquetina
[editar | editar código-fonte]Cera natural produzida pela Companhia Química Duas Âncoras, em 1966, o grupo inglês Reckitt & Colmann passou a controlar a empresa de forma que a companhia começou a liderar o mercado brasileiro de ceras. O produto natural preparado com cera de abelha e carnaúba, 100% pura, vendida em armazéns, livre de resíduos era utilizada em geral por donas de casa para pisos domésticos, contendo a vantagem de adquirir uma lata cheia que condizia com o peso descrito na embalagem. A marca conta com anúncios publicitários em jornais e na TV com discursos convincentes e poderia ser encontrada facilmente em diversos armazéns, aumentando sua interação com o público.
- Referências
- <https://www.youtube.com/watch?v=a0DS6kxwvU8>
2. <https://http2.mlstatic.com/poster-a4-retr-parquetina-vintage-cartaz-antigo-decoraco-D_NQ_NP_767900-MLB27829949698_072018-F.webp>
3.<https://http2.mlstatic.com/propaganda-antiga-radio-ipanemacera-parquetinajose-silva-D_NQ_NP_330901-MLB20424657960_092015-F.webp>
Póx
[editar | editar código-fonte]Tradicional marca de sabão em pó, agregada a Companhia Química Duas Âncoras. A marca possuía um ótimo contato com seu público, realizando eventos e promoções sorteando brindes para seus consumidores, atraindo um maior número de pessoas afim de divulgar o produto. O Póx tinha o intuito de cuidar dos tecidos preservando a cor e o pano, não manchando os tecidos e as suas mãos.
- Referências
- <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=386030&pesq=companhia%20quimica%20duas%20ancoras>
Comentários sobre a fotografia
[editar | editar código-fonte]Werner Haberkorn, engenheiro, fotógrafo e empresário alemão, veio ao Brasil em 1937 e durante o período entre 1940 e 1950, retratou as paisagens urbanas na Cidade de São Paulo, visava focar em grandes centros econômicos da capital em forma de cartão postal de suas imagens.
O principal intuito de Haberkorn era mostrar o avanço tecnológico e econômico de São Paulo a partir de sua verticalização e grande fluxo de carros e pessoas nas fotos, o desenvolvimento também pode ser visto com o crescimento dos edifícios e a arquitetura da Catedral Metropolitana de São Paulo. As marcas expostas usavam os outdoors como meio de divulgação aproveitando o grande fluxo de pessoas para atingir um maior público e ganhar mais consumidores, assim, o centro de São Paulo era visto como um local para bons negócios.
A Praça da Sé ainda hoje é considerada um local de muita importância na cidade, já que além de centro geográfico também representa o atual Centro Velho e, na época do autor, o centro econômico da cidade, servindo como palco de diversos eventos históricos importantes como as Diretas Já.