Logística/Sistemas de informação/Indicadores de desempenho/Indicadores AECOC
A Associação Espanhola de Codificação Comercial (AECOC) é uma das maiores associações empresariais espanholas, com mais de 24 mil associados, em que fabricantes e distribuidores trabalham conjuntamente com o intuito de proporcionar mais valor aos consumidores.
Criada para impulsionar a introdução do código de barras em Espanha, esta associação também tem uma importante contribuição nos sistemas de logística e transporte, prestando serviços de consultoria, formação e investigação, não só nessas áreas, mas também no marketing, comércio electrónico - transferência electrónica de dados (EDI), codificação-identificação e segurança alimentar e nutricional. Com o objectivo de identificar o desempenho nestas áreas, a AECOC associa várias empresas que contribuem com cerca de 20% para o PIB espanhol. Esta interacção tornou-se uma multi-parceria nos sectores mais diversos, tais como alimentar, têxteis, ferramentas e bricolage, produtos farmacêuticos, desportos e saúde. Em cada um destes sectores a AECOC procura detectar oportunidades de melhoria e impulsionar práticas de eficiência (AECOC, [2009]). É neste sentido que as recomendações AECOC para a Logística (RAL) apresentam indicadores para o nível de serviço e eficiência, medidos periodicamente (AECOC, 2003).
- Indicador de eficiência
KPI 1 - Aplicação da Ficha Logística RAL
O indicador de eficiência tem como objectivo medir o nível de aplicação da ficha RAL como medida de eficiência entre distribuidores e fornecedores. A fórmula geral utilizada é a seguinte:
Aplicação da Ficha Logística RAL (%) = (Facturação com a ficha RAL / Total da facturação) × 100
Com a facturação em valor do preço de venda e periodicidade semestral.
Existem ainda outras fórmulas de cálculo, consoante a avaliação seja realizada pelo distribuidor ou pelo fornecedor.
Avaliação realizada pelo distribuidor:
Aplicação da Ficha Logística RAL (%) = (Número de fornecedores com a ficha RAL / Número total de fornecedores) × 100
Sempre que a avaliação é realizada pelo fornecedor:
Aplicação da Ficha Logística RAL (%) = (Número de clientes com a ficha RAL / Número total de clientes) × 100
- Indicadores de serviço
Os indicadores de serviço dividem-se em: Entregas a Tempo, Entregas Completas, Qualidade da Entrega/Recepção e Tempo de Descarga.
KPI 2 - Entregas a Tempo
O indicador Entregas a Tempo mede o nível de cumprimento mensal da data e hora de entrega acordada entre o fornecedor e distribuidor, com uma margem de ± 15 minutos:
Entregas a Tempo (%) = (Número de encomendas entregues a tempo / Número total de encomendas entregues) × 100
KPI 3 - Entregas Completas
As Entregas Completas permitem conhecer o nível de cumprimento mensal da entrega das quantidades encomendadas pelo distribuidor ao fornecedor, tanto a nível das unidade como a nível das linhas da encomenda:
Entregas Completas (%) (unidades) = (Número de unidades recebidas / Número total de unidades encomendadas) × 100
Entregas Completas (%) (linhas da encomenda) = (Número de linhas da encomenda recebidas / Número total de linhas da encomenda) × 100
KPI 4 - Qualidade da Entrega/Recepção
A qualidade da entrega/recepção permite conhecer o nível de ocorrências no acto de entrega/recepção, podendo ser medida tanto pelo distribuidor, como pelo fornecedor.
Qualidade medida pelo distribuidor:
Encomendas com ocorrências (%) = (Número de linhas da encomenda com ocorrências / Número total de linhas da encomenda) × 100
Quando a qualidade é medida pelo fornecedor:
Encomendas com ocorrências (%) = (Número de encomendas devolvidas total ou parcialmente / Número total de encomendas) × 100
KPI 5 - Tempo de Descarga
O indicador Tempo de Descarga (tempo que decorre entre a entrega da documentação à chegada, até à saída do cliente com a documentação já assinada) tem como objectivo determinar o nível de cumprimento mensal de duas horas ou menos de tempo de descarga:
Encomendas Descarregadas a Tempo (%) = (Número de encomendas descarregadas em duas horas ou menos / Número total de encomendas entregues) × 100