Introdução à física/Estática
A estática é a parte da física que estuda sistemas sob ação de forças que se equilibram.
De acordo com a segunda lei de Newton, a aceleração destes sistemas é nula.
De acordo com a primeira lei de Newton, todas as partes de um sistema em equilíbrio também estão em equilíbrio. Este fato permite determinar as forças internas de um corpo a partir do valor das forças externas.
De acordo com a terceira lei de Newton, as forças entre dois corpos tem mesmo módulo e direções contrárias. Este fato permite isolar partes do sistema, e verificar as forças internas do sistema, tratando-as como forças entre dois corpos.
Estática
[editar | editar código-fonte]- Equilíbrio:
- no mesmo sentido e direção:
- mesmo sentido e direção opostas:
- Forças perpendiculares:
- Decomposição de forças:
Exemplo: the book is on the table
[editar | editar código-fonte]Na figura acima, temos um livro de massa m colocado sobre uma mesa.
Como estamos na Terra, a gravidade está atraindo este livro, então sobre ele existe uma força de módulo mg apontando para baixo.
Para este corpo estar em equilíbrio, precisamos que a soma (vetorial) de todas as forças sobre ele sejam zero. Assim, é necessário que a mesa exerça sobre ele outra força, igual em módulo mas de sentido contrário, ou seja, a força Fn.
Finalmente, pela terceira Lei de Newton, o livro exerce sobre a mesa a força F'n, igual (vetorialmente) ao seu peso mg. A análise terminou aqui, mas, se fôssemos analisar o equilíbrio da mesa, seria necessário entrar com seu peso, e com a força que o solo exerce sobre ela.
Exemplo: corpo em um plano inclinado
[editar | editar código-fonte]Na figura acima, temos um corpo colocado em um plano inclinado. Naturalmente, temos duas forças sendo exercidas sobre ele:
- Seu peso W = m g, representado vetorialmente como uma seta para baixo
- A normal da força exercida pelo plano, N, representada vetorialmente como uma seta inclinada para cima e para a esquerda (do observador).
Pela primeira Lei de Newton, para este corpo estar em repouso é necessário que a soma (vetorial) das forças seja zero. Assim, é necessário invocar uma terceira força, F, representada como uma seta para cima e para a direita (do observador).
Esta força não surge do nada: ela é chamada de força de atrito, e também é uma força exercida pelo plano inclinado sobre o corpo.