Saltar para o conteúdo

Introdução à Biologia/Ecologia/Fluxo de energia

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Pirâmide de energia.

O Sol é a fonte de energia dos seres vivos pois sua energia é transportada dos indivíduos produtores para os consumidores através das cadeias alimentares. A soma de todas as cadeias alimentares de um ecossistema constitui uma teia alimentar. A energia é transportada da seguinte forma: energia do sol → indivíduos autótrofos → indivíduos heterótrofos → decompositores.

A pirâmide de energia

[editar | editar código-fonte]

Os produtores consomem grande parte da energia por eles fixada na fotossíntese, sendo pequena a parte da energia que é passada para os consumidores primários; de forma semelhante, pequena parte da energia obtida pelos consumidores primários será passada para os consumidores secundários, e assim por diante.

Tal fato limita o número de níveis tróficos e explica a biomassa decrescente nas cadeias alimentares. Os produtores sempre terão maior biomassa do que os consumidores.

Produtividade

[editar | editar código-fonte]

O total de energia luminosa captada pelos autótrofos constitui a chamada produtividade primária bruta (A). Uma parte desta energia será usada para cobrir as necessidades básicas de sobrevivência (R). O montante que sobra será a produtividade primária líquida (P). Temos, assim, que: P = A - R.

Biomassa (g/m^2) P em peso seco (g/m^2 x ano)
Algas 0,9 5600
Floresta tropical 85,0 3700