História da Nova Zelândia /Colônias Polinésias
Colonização Polinésia na Nova Zelândia
[editar | editar código-fonte]A história conta que, por volta de 1300 AD, os colonizadores polinésios usaram os sistemas climáticos subtropicais para encontrar um caminho, saindo de suas ilhas nativas na Polinésia para chegar à Nova Zelândia.
Esses colonizadores se chamavam de maoris e não existe registro de assentamento humano no local antes dos maoris.
À medida em que os polinésios colonizavam o país, desenvolveram uma cultura maori muito distinta.
De acordo com os maoris, o primeiro explorador polinésio a alcançar a Nova Zelândia, foi Kupe, que viajou através do Pacífico se guiando pelas correntes marítimas e as estrelas, numa canoa de viagem polinésia. Essa canoa é chamada waka hourua
Acredita-se que Kupe alcançou a Nova Zelândia na altura da Baía de Hokianga, no norte, há uns 1000 anos atrás.
Embora ainda existam muitos debates com relação a quando e como os polinésios começaram a colonizar a Nova Zelândia, a ideia mais aceita é a de que eles migraram da Polinésia oriental, das regiões Southern Cook e Ilhas Society. Esses povos migraram deliberadamente, em épocas diferentes em algumas waka hourua, há sete dessas canoas cujos nomes se tornaram famosos e às quais as tribos de hoje remontam sua origem. Eles chegaram pela primeira vez ao país no final do século 13.
Durante os séculos 19 e 20, se acreditou que os primeiros habitantes da Nova Zelândia era o povo maori, que caçava os pássaros gigantes chamados moas.
A teoria estabeleceu a ideia de que o povo maori migrou da Polinésia numa grande leva e tomou a Nova Zelândia dos Morioris, estabelecendo uma sociedade agrícola. De fato as novas evidências sugerem que os morioris eram um grupo de maoris que vivia no continente e que havia migrado para a Nova Zelândia vindo das ilhas Chatham e desenvolveram ali sua cultura pacífica e especial.
Na verdade o significado da palavra Maori, é local ou original de algum lugar ou também quem nasceu num determinado local. Eles usam a palavra Pakeha para indicar quem veio de fora.
Ao longo do tempo a população original da Nova Zelândia passou a ser chamada Maori e hoje esse é oficialmente seu nome.