História da Computação/Computação primitiva

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Gravura rupestre - Vila Nova de Foz Côa - Portugal
Hieróglifos em uma estela funerária

Computação primitiva

A necessidade de resolução de problemas data de milhares de anos:

  1. Representação de quantidades através de pedras, bastões, ...
  2. Contagem manual
  3. Sistema decimal

Cronologia[editar | editar código-fonte]

  1. 10.000 a.C - Os Sumérios foram os primeiros a utilizar um sistema permitindo o tratamento da informação (transações, memorização, controle...).
  2. 3.000 a.C - Inventado o símbolo chinês Yin-Yang. Este símbolo binário representa a antiga interpretação chinesa do funcionamento das coisas. As formas preta e branca representam a interação de duas energias, chamadas "yin" (preto) e "yang" (Branco), que controlam o funcionamento de tudo. Enquanto "yin" simboliza o preto, passivo, frio, fraco, "yang" simboliza o brilho, ativo, calor, forte.
  3. 3.000 a.C - Ábaco. Composto de pérolas se movimentando sobre hastes, já é um aparelho de cálculo que permite representar números memória) e de efetuar uma operação sobre este número (cálculo).
  4. 1.750 a.C - Código de Hammourabi. O rei da Babilonia chamado HAMMOURABI, gravou nos muros de seu templo um conjunto de sentenças reais na forma: SE {pessoa} E {ação} ENTÃO {sentença}
  5. 330 a.C - A Lógica foi definida pelo filósofo grego Aristóteles
  6. 1.000 d.C - O "Zero", inventado na Índia e trazido ao Ocidente pelas invasões árabes, encontrou um ardente defensor na pessoa de Gerbert d'AURILLAC que tentou impor quando tornou-se papa. Mas somente no século XIV é que o mundo ocidental aceitou definitivamente