Saltar para o conteúdo

Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Argus Filch

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.



Argus Filch
  • sexo = Masculino
  • cabelos = ralos e grisalhos
  • olhos = claros
  • família = desconhecido
  • lealdade = Regulamento


Argus Filch é o zelador de Hogwarts. Ele tem uma gata chamada Mrs. Norris que está sempre perambulando pelo castelo, ela vigia tudo para ele. Ele é amargo, cruel e parece odiar os alunos. Ele parece gostar dos opressores, acha que o uso que eles fazem do regulamento é natural e correto; ele seria o instrumento perfeito de um regime totalitário. Todos os anos ele pede a Dumbledore que mande banir algo. Por exemplo Frisbees Dentados e, mais tarde os produtos das Gemialidades Weasley.

Papel nos Livros

[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Harry e Ron já se deram mal com Filch no primeiro dia de aulas, quando ele pega os dois tentando entrar no corredor proibido. Eles não pretendiam visitar esse corredor; apenas se perderam indo para a aula de Transfiguração. Eles escaparam de serem trancados nas masmorras pelo Professor Quirrell que passava por ali.

Num chá com Hagrid, na sexta feira da primeira semana, Harry fica contente porque Hagrid se refere a Filch como “aquele velho desprezível”. Hagrid também diz que ele não tolera Mrs. Norris, e que Filch aparentemente ensinou a gata para segui-lo.

Logo depois disso, Draco Malfoy desafia Harry para um Duelo de Bruxos. Harry e seu padrinho Ron, vão à Sala de Troféus acompanhados por Hermione e Neville. Mas, ao invés de achar Draco, eles ouvem Filch se aproximando. Tentando escapar, Neville esbarra numa armadura, e na pressa louca de fugir eles terminam no corredor proibido do terceiro andar. Pirraça que os seguiu desde a porta, decide que é mais divertido perturbar Filch do que levá-lo até eles, isso permite que eles fujam.

Tentando recuperar seu livro “Quadribol Através dos Tempos”, que tinha pego na biblioteca, e que o Professor Severus Snape havia confiscado, Harry procura na Sala dos Professores, onde encontra Filch fazendo curativo na perna de Snape. Snape fica irritado porque Harry viu a ferida.

Harry recebe uma Capa da Invisibilidade pelo Natal, e experimentando durante a noite, abre um livro na Seção Restrita da biblioteca. O livro começa a gritar, e Harry corre, passando por baixo do braço de Filch, quando o zelador entra na biblioteca de olhos arregalados. Quando Harry dá uma pausa para respirar, Harry fica apavorado ao perceber que, embora ele tenha corrido, Filch está se aproximando, dizendo que alguém esteve na Seção Restrita. Harry fica apavorado ao descobrir que a pessoa com quem Filch está falando é Snape. O corredor é estreito e os dois juntos não vão conseguir passar sem esbarrar em Harry, então, Harry recua num vão de porta e descobre que está numa sala de aula abandonada. Dentro da sala ele encontra o Espelho de Ojesed.

Quando o bebê dragão de Hagrid é mandado embora, Hermione e Harry esquecem a Capa da Invisibilidade no alto da torre e Filch pega os dois quando estão descendo. Mais tarde, Filch os leva junto com Neville e Draco, que também receberam castigos, até Hagrid. Lá eles vão ajudar Hagrid a procurar por algo que está matando unicórnios.

Na Festa de Boas Vindas, o Professor Dumbledore comenta que “nosso zelador Mr. Filch” baniu certos itens; a lista completa está colocada na porta dele. Harry e Ron receberam castigos por dirigir um carro voador e bater no Salgueiro Lutador; no final da primeira semana de aulas, a Professora McGonagall avisa que o castigo de Ron será polir os troféus junto com Mr. Filch, enquanto Harry terá que ajudar Gilderoy Lockhart a responder a correspondência de suas fãs. Mais tarde, Ron conta que ele ainda teve um revertério do feitiço que tinha tentado lançar em Malfoy, e vomitou um monte de lesmas num Troféu Especial por Serviços Prestados à Escola, que ele teve que polir mais de dez vezes para tirar a gosma das lesmas. O tempo de outono está sombrio e molhado, e Harry chegando do treino de Quadribol, está ensopado e enlameado. Parando para falar com Nick Quase Sem Cabeça, ele é surpreendido pela gata do Filch, Mrs. Norris, e antes que possa escapar, chega o próprio Filch. O zelador fica furioso, manda Harry para sua sala, onde começa a preleção porque “emporcalhou o castelo”. No entanto, ele é interrompido por um barulhão no andar de cima; gritando “Pirraça!” ele corre para fora da sala. Harry sozinho, encontra uma carta de uma firma chamada FeiticExpress na mesa de Filch; na carta há uma série de testemunhos de pessoas que dizem que o curso FeiticExpress funciona, eles aprenderam magia, quando antes não conseguiam. Harry, ao ouvir Filch voltar, põe a carta de volta na mesa. Filch entra, aparentemente satisfeito; parece que Pirraça derrubou um valioso armário (armário sumidouro) e isso pode fazer com que Dumbledore o expulse. Nesse momento, Filch percebe que a carta do FeiticExpress foi mexida; ele rapidamente tira a carta da frente, e parecendo envergonhado, diz a Harry que pode ir embora.

No Dia das Bruxas, Mrs Norris é encontrada petrificada pendurada num apoio de tochas, perto das palavras pichadas na parede: “A Câmara Secreta foi aberta. Inimigos do Herdeiro, cuidado!”. Furioso Filch diz que Potter tem alguma coisa a ver com isso, porque ele estava por perto no momento. O Professor Dumbledore chega e tira Mrs. Norris do lugar em que estava e junto com Filch, com o Professor Snape, a Professora McGonagall, Gilderoy Lockhart, Harry, Ron e Hermione, levam a gata até a sala de Lockhart onde o Diretor a examina. Dumbledore a examina e diz que ela não está morta, que foi petrificada, mas não sabe como isso aconteceu. Filch diz que Harry deve estar envolvido, porque sabe que Filch é... um Aborto. Filch diz que alguém tem que ser punido; Snape sugere que Harry deve saber mais do que está contando e deve ser suspenso do time de Quadribol, sugestão que McGonnagall imediatamente nega. O Professor Dumbledore recorda a todos, que Harry é inocente até que provem sua culpa, e diz a Harry, Ron e Hermione que eles podem sair. Ron mais tarde, explica porque Filch estava tão aborrecido; um Aborto é uma criança que tem pais mágicos, mas ela mesma não tem habilidade para magia.

Durante todos os meses seguintes, vemos Filch perambulando pelos corredores tentando pegar os alunos para castigar, porque “está alegre” ou porque “está respirando alto.” Ele fica sentado numa cadeira ao lado do apoiador de tochas onde Mrs. Norris foi encontrada, ou tentando raspar a pichação da parede.

Logo depois do Natal, Harry e Ron escutam Filch tendo um ataque; olhando do canto do corredor, eles vêem que o zelador abandonou seu posto, ao lado do banheiro da Murta, porque ela abriu toda a água e o hall está inundado. Investigando, Harry e Ron descobrem que alguém jogou um diário dentro da privada, e a Murta está aborrecida porque o diário passou através de sua cabeça.

Filch não tem muito mais interesse nesse livro, mas voltamos a vê-lo no final da história quando ele recupera sua amada Mrs. Norris.

Filch não aparece muito nesse livro. No primeiro fim de semana em Hogsmeade, Filch está checando as pessoas cujos nomes estão numa longa lista, com permissão para visitar a vila; Harry não tem permissão então fica vendo Ron e Hermione passarem por ele, e retorna à Torre da Gryffindor. No caminho, ele é parado por Fred e George, que mostram a ele o Mapa do Maroto, um mapa mágico que mostra onde cada pessoa está no castelo. Eles contam que roubaram de Filch, uma vez quando eles estavam sendo disciplinados por ter soltado bombas de bosta nos salões. Vendo que Harry precisa mais do Mapa do que eles, os gêmeos dão o precioso mapa para o garoto, com as instruções para usá-lo. Esse mapa é a passagem de Harry para Hogsmeade, porque mostra as passagens para fora da escola.

Filch também está presente no jantar de Natal, e aparentemente é horrível vê-lo tentando se divertir.


O papel de Filch nesse livro também é pequeno. Harry repara que ele está colocando mais cadeiras na mesa principal da festa, é para a chegada das duas escolas convidadas para o Torneio Tribruxo; Ron fica curioso porque quatro cadeiras, se os convidados são apenas dois, pelo que eles sabem, Madam Maxime de Beauxbatons e Igor Karkaroff de Durmstrang. A curiosidade de Ron é resolvida quando o Professor Dumbledore apresenta os dois juízes do Torneio Tribruxo, Ludo Bagman e Bartemius Crouch Sr. Logo depois, Dumbledore pede a Filch que traga o baú onde está o Cálice de Fogo.

Quando Harry aproveitando uma pista dada por Cedric Diggory depois do Baile de Inverno, vai ao banheiro dos monitores tentar decifrar a pista no Ovo, ele usa o Mapa do Maroto para ver onde estão Filch e Pirraça, antes de sair pelos corredores. Ele checa o Mapa novamente antes de voltar para a Torre da Gryffindor, quando está observando, ele vê Bartemius Crouch na sala de Snape. Ele decide investigar; pisando mal num degrau, ele derruba o Ovo, que imediatamente começa a gemer. O barulho atrai Filch e logo a seguir Snape. Filch acredita que Pirraça roubou o Ovo de algum dos Campeões e deixou cair. Snape não acredita nisso, diz que alguém entrou em sua sala, e deve ter sido um bruxo porque ele havia posto um feitiço na sua porta. A presença do Ovo convence Snape que Harry está escondido sob a Capa da Invisibilidade. A chegada do Professor Moody impede Snape de achar Harry, e Moody manda tanto Snape quanto Filch para caminhos opostos antes de resgatar Harry da armadilha em que ele próprio se meteu.


A cicatriz de Harry dói demais no fim de uma das sessões de castigo com Dolores Umbridge, e ele sente necessidade de escrever para Sirius Black, seu padrinho, para contar o que se passa. Quando ele se dirige ao Corujal para enviar a carta, ele é visto por Mrs. Norris. No Corujal ele encontra Cho Chang, que está mandando um presente de aniversário para sua mãe. Enquanto eles estão conversando, Filch entra de supetão, acusando Harry de estar mandando um pedido para comprar bombas de bosta. Ele exige procurar nos bolsos de Harry, mas Cho defende o garoto, ela diz que seja lá o que for Harry já enviou e ela viu.

Quando Harry vai a Hogsmeade no fim de semana, Filch o cheira, cheio de suspeitas; evidentemente, ele ainda acha que Harry está carregando bombas de bosta e fica procurando o cheiro. Harry comenta o episódio no Corujal com Ron e Hermione, tentando imaginar porque Filch pensou que ele poderia estar pedindo bombas de bosta. Hermione comenta que alguém tenha instruído Filch, sugerindo que ele desse uma olhada na correspondência de Harry.

Quando Hedwig está trazendo a resposta de Sirius, ela é atacada e é possível que a mensagem que ela carregava tenha sido lida. Isso parece confirmar a suspeita de Hermione, de que Filch tenha sido instruído para tentar ler a correspondência de Harry.

Logo depois da saída de Dumbledore, quando Umbridge é escolhida Diretora, ela pede a Filch que mande Harry ao seu escritório. Filch está em êxtase, falando como as coisas irão mudar, agora que ela está no comando. Umbridge aparentemente, contou para Filch que ela é a favor de castigos físicos, e está ajeitando tudo para expulsar Pirraça. Contando tudo isso para Harry, Filch anuncia a presença do garoto na porta de Umbridge e vai embora.

Quando a entrevista de Harry com Umbridge está para terminar, uma série de explosões soa no andar principal. Umbridge e Filch correm para investigar, mas não conseguem impedir os fogos de artifício que Fred e George soltaram. Umbridge tenta, sem sucesso, acabar com um dos fogos usando um feitiço, então ela avisa a Filch para não usar magia contra eles; Harry se diverte com isso, porque ele sabe que Filch é um Aborto e não consegue mesmo, usar magia. Filch tenta empurrar um dos fogos atingindo-o com uma vassoura, mas não dá certo, o que acontece é que a vassoura pega fogo.

Depois das férias de Páscoa, Fred e George descobrem que Harry precisa da lareira de Umbridge, que é o único jeito seguro de fazer contato com Sirius. Eles avisam a Harry que vão arrumar uma distração às cinco horas da tarde. Embora Hermione avise diversas vezes que ele não deve tentar isso, Harry decide usar a distração para falar com Sirius. Quando está falando com Sirius, Harry escuta alguém entrando no escritório de Umbridge; escondido sob a Capa da Invisibilidade, ele vê Filch entrar no escritório e achar os formulários que autorizam chicotadas. Seguindo Filch, Harry encontra os gêmeos, presos por Umbridge no Salão de Entrada. Filch entrega a Umbridge os papéis necessários, e os gêmeos, dizendo que já chega de educação formal, convocam suas vassouras (Accio) e partem de Hogwarts.

A distração que eles falaram é um pântano, que agora enche o corredor todo. Umbridge não consegue removê-lo, e os outros professores não estão interessados em tentar, então Filch recebe um serviço adicional, carregar os estudantes para as aulas usando um barco. Além de toda a confusão, na ausência de Fred e George, muitos alunos estão tentando ocupar o lugar de chefe das confusões, e os corredores estão cheios de bombas de bosta mal cheirosas e bolinhas fedorentas. Filch, junto com Umbridge e seu Esquadrão Inquisitorial, acabam correndo como loucos tentando pegar os encrenqueiros. Se presume que a vida de Filch fica um pouco mais fácil quando Umbridge é mandada embora, no entanto, ele não aparece mais nesse livro.

O papel de Filch nesse livro é pequeno. Sabemos que ele achava Umbridge a melhor Diretora que Hogwarts já teve; parece que ele esqueceu os problemas do pântano no corredor do quinto andar e a epidemia de bombas de bosta e bolinhas fedorentas. Sabemos que Filch impôs um banimento de todos os produtos das Gemialidades Weasley, e revista todos os que entram e saem da escola usando Sensores de Segredos. Ele escaneia o Trio quando saem para seu primeiro fim de semana em Hogsmeade. Katie Bell é enfeitiçada pelo colar que ela leva para alguém na escola, Harry encontra Hagrid para ajudar a trazer Katie de volta para Hogwarts onde ela poderá ser tratada e traz o colar. Ao encontrar o grupo na entrada da escola, a Professora McGonagall pega o colar com Harry e o entrega para Filch entregá-lo ao Professor Snape. Discutindo a situação, mais tarde, O Trio deduz o que aconteceu. Com Filch escaneando tudo com seu Sensor de Segredos, seria muito difícil que o pacote entrasse em Hogwarts, ainda menos que chegasse ao seu eventual destino.

Quando o Natal e a Festa de Natal do Slug Club, de Horace Slughorn, se aproximam, Harry é alvo de um grande número de garotas querendo ser convidadas para a festa. Hermione o avisa para ter cuidado com as garotas que lhe oferecem coisas, os presentes podem esconder Poções do Amor. Harry pergunta como elas passam pelo Sensor de Segredos de Filch? Hermione explica que não há nada particularmente ligado à magia das trevas nas poções do amor, e elas podem estar escondidas em vidros de perfume, um serviço oferecido por Fred e George, isso é suficiente.

Harry vai à Festa de Slughorn com Luna Lovegood. A caminho da festa, Draco Malfoy está sendo arrastado por Filch, que o pegou se esgueirando pelos corredores. Slughorn imagina que ele estava tentando entrar de penetra na festa, e gentilmente o convida para entrar, para a evidente raiva de Filch. Draco e Snape que já estava presente, logo arranjam um jeito de sair da festa para uma conversa em particular.

Após o aniversário de Ron, quando ele tomou, primeiro, uma poção do amor de Romilda Vane e depois foi envenenado, Harry e Hermione deixam a enfermaria com Hagrid para permitir que a família de Ron fique com ele.

Hagrid comenta ter ouvido uma discussão séria entre Dumbledore e Snape, Harry e Hermione o pressionam para saber mais, mas são interrompidos pela chegada de Filch, que está aborrecido porque os alunos estão fora da cama à meia noite. Hagrid, furioso diz que eles estão em sua companhia, um professor, e quando a discussão começa a ficar quente, Harry e Hermione escapam.

Harry interrompe Draco Malfoy quando ele está conversando com a Murta Que Geme, e Draco revida, tentando atingir Harry com a Maldição Cruciatus. Para se defender usa Sectumsempra. Ele recebe castigo por usar magia das trevas, e seu castigo é copiar os arquivos de Filch que começam a ficar estragados. Esses arquivos foram escolhidos, especificamente, por Snape portanto incluem detalhes das coisas erradas feitas pelo pai de Harry. Não temos mais participação de Filch nesse livro.

Praticamente nada desse livro acontece em Hogwarts, portanto quase não vemos Filch. Sua participação se resume a uma breve aparição imediatamente antes da Batalha de Hogwarts, quando, para o seu grande aborrecimento, ele é mandado para encontrar Pirraça e trazê-lo até a Professora McGonagall]]. Sabemos, no entanto, que ele foi encarregado de supervisionar a evacuação do castelo, dos estudantes menores de idade.

Pontos Fortes

[editar | editar código-fonte]

Graças ao fato de viver no castelo durante um longo tempo, Filch conhece praticamente tudo o que há para saber, fisicamente, em Hogwarts. Ele consegue chegar a qualquer lugar do castelo vindo de outro ponto, quase que imediatamente. Entre ele e Mrs. Norris, Filch consegue saber de tudo o que acontece no castelo, particularmente se for algo proibido.


Pontos Fracos

[editar | editar código-fonte]

Argus Filch é um Aborto, uma criança com pais bruxos, que não consegue usar magia. Harry descobre isso em A Câmara Secreta, capitulo 8, quando lê a carta do FeiticExpress, embora não tenha entendido seu significado, até Filch falar na frente dele e de Ron, “Ele sabe que sou... sou um Aborto!” Mesmo assim, Harry só entende o significado de ser um Aborto, depois que Ron explica o que é, Harry entende o significado real da carta do FeiticExpress e porque Filch ficou tão magoado.

Sua falta de habilidade para magia, torna difícil para Filch arranjar um emprego no mundo mágico; a posição como zelador de Hogwarts é praticamente a única ocupação possível para ele. Vendo a quantidade de crianças bruxas entrando em Hogwarts e ganhando habilidades que ele jamais terá, e saindo da escola para uma vida com a qual ele só pode sonhar, o deixaram amargo. Essa amargura está expressa nas infinitas proibições que ele faz aos alunos e no desejo de torturá-los. A autora afirmou que o curso FeiticExpress não funciona para Filch; ele está condenado a permanecer um Aborto por toda sua vida.


Relacionamentos com Outros Personagens

[editar | editar código-fonte]

Argus Filch tem um ajudante de ordens, sua gata, Mrs. Norris que é descrita sendo magrela e cor de poeira (cinzenta) e, aparentemente hábil para perceber as besteiras e avisar a Filch, de modo que ele aparece logo no local para enquadrar o besteirento. Ela pode ser uma espécie de animal mágico em forma de gato, conhecidos como Kneazle, ou, como Bichento, ser um cruzamento de Kneazle e gato.

Embora muitos alunos tenham dito que desejavam maltratar Mrs. Norris porque ela, avisava a Filch quando estavam errados, ela nunca foi machucada por nenhum aluno. No entanto, ela foi petrificada pelo monstro da Câmara Secreta. Filch ficou desolado pela sua ausência durante sete meses, antes que ela fosse recuperada.

Filch está constantemente mal humorado, e a maior parte das broncas que ele dá nos alunos é por causa de pequenas coisas, ele tenta punir Harry pelo crime imperdoável de pingar lama no chão. Essa fidelidade às regras é super autoritária, muitas das regras é ele mesmo quem faz, e isso o torna objeto de zombaria dos professores e da antipatia dos estudantes.

Em Dolores Umbridge, Filch parece ter encontrado um espírito similar ao dele, parece que ambos odeiam os alunos da mesma forma, e quando ela se torna Diretora é possível que fosse permitir a Filch que torturasse os alunos. Filch, em geral parece feliz quando está cumprindo as ordens de Umbridge.

Foi sugerido por alguns fãs, e também por Harry e Ginny numa conversa, que Irma Pince e Argus Filch teriam um relacionamento. Não há evidências que apóiem esse relacionamento em outros lugares da série (além de os vermos juntos no funeral de Dumbledore), além de partilharem a mesma forma de ver a vida e os alunos.

Como acontece várias vezes, a autora usa bastante a mitologia clássica. Nesse caso o nome "Argus" foi escolhido por ser o mítico guardião com mil olhos. Parece um paralelo razoável, porque Filch parece estar atento a todos os malfeitos que ocorrem na escola.

  1. Por que Argus Filch permanece em Hogwarts, quando ele parece tão infeliz?
  2. Como Argus Filch se sente com relação a sua falta de habilidade em magia?
  3. Por que Argus Filch despreza tanto os alunos de Hogwarts?
  4. Com quem Argus Filch está relacionado?
  5. O que faz Argus Filch trabalhar em Hogwarts? Por que eles não usam feitiços para manter o castelo limpo?
  6. Se Argus Filch é um faxineiro, por que suas roupas são tão velhas e sujas e seu cabelo tão seboso?

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa

[editar | editar código-fonte]