Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Poção do Amor

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Poção do Amor
  • tipo = Poção
  • características = quem a bebe “se apaixona”
  • Aparece pela Primeira Vez = O Cálice de Fogo

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Uma Poção do Amor é uma poção para fazer com que a pessoa que bebe “fique apaixonada.” Geralmente essas poções são feitas de alguma forma para um determinado indivíduo; a pessoa que bebe a poção vai se apaixonar por uma pessoa específica, normalmente por quem preparou (ou pelo menos deu o toque final na preparação) a poção.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

No sexto livro, capitulo 9, o Professor Slughorn afirma que não se pode criar o amor verdadeiro, a única coisa que essa poção pode fazer é uma espécie de obsessão ou paixão. Aparentemente poções do amor são muito comuns; Fred e George, por exemplo, fazem ótimos negócios vendendo-as para as meninas de Hogwarts.

Análise[editar | editar código-fonte]

Poções do Amor não são importantes na história até o livro seis, até então nossos personagens eram muito crianças para se preocuparem com isso. A única menção aparece através de Rita Skeeter, ao escrever sobre Hermione no Semanário das Bruxas (durante o quarto ano), diz que Pansy Parkinson, sugere que Hermione está usando uma poção do amor para manter Harry e Viktor Krum apaixonados por ela.

O conflito entre os Campeões no quarto livro, e a campanha do Ministério contra Harry no quinto livro, não fazem com que Harry seja um rapaz de interesse, portanto poções do amor não são necessárias na história.

No inicio do sexto livro, no entanto, com o Ministério resolvendo transformar Harry no “Escolhido”, muitas garotas, especialmente Romilda Vane começam a arranjar um jeito de namorar com ele; e as poções do amor se tornam parte disso.

A primeira verdadeira menção à uma poção do amor, é a Amortentia, mostrada pelo Professor Slughorn como exemplo em sua primeira aula de Poções, e identificada por Hermione.

Nos dias anteriores à festa de Natal do Professor Slughorn, Hermione ouve diversas garotas planejando formas de fazer Harry beber uma poção do amor, e avisa a ele. O resultado disso é que Harry não aceita dividir um Gillywater com Romilda, mas aceita uma caixa de caldeirões de chocolate com Whisky de fogo no meio, que coloca de lado, com cuidado imaginando que devem levar algo mais do que álcool. Ron, descobre a caixa no seu aniversário, alguns meses mais tarde e acha que era um presente de aniversário para ele; é claro que, depois de comer fica apaixonado por Romilda, esquecendo completamente seu namoro com Lavender. O Professor Slughorn consegue curá-lo rapidamente de sua paixão.

A outra ocasião em que foi usada a Poção do Amor, é mencionada no mesmo livro, foi quando foi usada por Merope Gaunt (mãe de Tom Riddle) em Tom Riddle Sr. Após usar a poção por um tempo, ela errou ao acreditar que Riddle Sr. estava apaixonado por ela, e parou de usar a poção; ele se sentiu traído e abandonou Merope que estava grávida, e retornou para a casa de sua família.


Perguntas[editar | editar código-fonte]

  1. Nunca vimos uma Poção do Amor ser feita na série. Quais seriam os possíveis ingredientes?

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

As duas vezes em que vemos a Poção do Amor se usada, percebemos que é algo muito específico no seu efeito, a poção que foi usada para pingar nos Caldeirões de Chocolate, como foi dito, tornou Ron imediatamente apaixonado por Romilda Vane. A poção que Merope Gaunt deu a Tom Riddle Sr. também fez com que Merope se tornasse o alvo da paixão dele. Isso seria incompatível com os gêmeos vendendo poções pelo correio coruja; como eles poderiam saber quem seria o alvo da poção? Isso começa a fazer mais sentido quando pensamos no preparo da Poção Polissuco: a poção não é completa até que se coloque dentro, um fio de cabelo, unha dos pés ou das mãos ou qualquer outra coisa da pessoa. A Poção que os gêmeos enviam é possivelmente incompleta; quem compra deve ter que finalizá-la usando algo para identificar o alvo do seu amor. Por exemplo, Romilda deve ter recebido a poção dos gêmeos, juntou a ela um pouco do seu cabelo e depois usou a poção na Gillywater que ofereceu a Harry e nos Caldeirões de Chocolate. Também pode ser que pedindo uma poção do amor, você tenha que incluir no pedido um cacho do cabelo. Mas isso causaria uma tremenda dor de cabeça para os gêmeos, se os cabelos se misturassem. Podemos imaginar a fúria de Romilda se a poção que ela encomendou fizesse Harry se apaixonar, por digamos, Lavender...

A poção Amortentia que vimos no livro seis, não está presumivelmente terminada, precisando de um cacho de cabelos ou o equivalente para torná-la eficiente.