Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Felix Felicis

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.




Felix Felicis
  • tipo = Poção
  • características = quem a bebe fica extremamente sortudo
  • Aparece pela Primeira Vez = O Enigma do Príncipe

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Felix Felicis é uma poção especial, ela torna aquele que a bebe absurdamente sortudo, ou pelo menos traz mais sorte do que o usual. Fica da cor do ouro derretido.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Análise[editar | editar código-fonte]

Felix Felicis é uma poção complicada de se fazer, normalmente leva seis meses ou mais. De alguma forma, o Professor Slughorn tem um pouco dela para o primeiro exame N.I.E.M. de poções, no sexto livro da série, embora ele tenha sido contratado a menos de dois meses antes de começarem as aulas, e tenha chegado em Hogwarts no Expresso menos de uma semana antes.

O uso dessa poção é proibido antes de jogos de Quadribol, testes escolares ou qualquer outro tipo de competição, porque constitui uma vantagem injusta. O Professor Slughorn oferece um pouco dessa poção como prêmio para o aluno que preparar a melhor poção em sua primeira aula; Harry ganha seguindo as notas escritas nas margens do seu livro de Poções, de segunda mão.

Harry finge colocar um pouco da poção no suco de abóbora de Ron no café da manhã, antes do primeiro jogo de Quadribol do sexto ano de Harry; a confiança que isso dá a Ron, permite que ele faça uma boa partida como goleiro, coisa que ele não tinha confiança em fazer.

Harry usa a poção em si mesmo quando tenta recuperar uma lembrança do Professor Slughorn, a pedido do Professor Dumbledore. A poção o torna um observador imparcial; no final, o resultado é que ele consegue recuperar a lembrança que Slughorn escondia há tempos.

O efeito colateral é que ele consegue separar Ron e Lavender Brown, para a sorte de Ron, e também separa Dean Thomas e Ginny para sua própria sorte.

O restante da poção foi dividida com os membros da Armada de Dumbledore, que estão defendendo Hogwarts na batalha do final do sexto livro. A poção parece que os protege de ferimentos.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

O mecanismo da poção Felix Felicis nunca foi explicado, mas parece razoável considerar que ela seja uma extensão do antigo conceito “faça sua própria sorte”. Quando Harry usa a poção ele experimenta a sensação de ilimitadas possibilidades. Sob sua influência Harry empurrado e guiado para tomar algumas decisões inexplicáveis, que eventualmente o levaram ao sucesso. Um passo ou outro de cada vez ficaram lógicos, foram mais brincadeiras do que instruções lógicas; e Harry acredita que essas decisões foram por causa da poção e não tomadas por si mesmo.

Há, aparentemente, uma crença por parte dos Trouxas, que as poções, assim como os remédios, só afetam a quem os toma; embora haja alguma verdade nisso, Felix Felicis parece inicialmente agir assim, levando Harry a lugares aonde ele não iria por vontade própria, e aparentemente, empurrando pessoas a encontrarem com Harry quando ele deseja. No entanto, ao examinarmos isso melhor, podemos ver que Harry está extremamente bom em descobrir pistas e agir de acordo com elas, enquanto está sob a influência da Felix Felicis. Harry sabe que ao crepúsculo, e provavelmente sem perceber sabe as fases da lua, e portanto pode adivinhar, sem perceber que está fazendo isso, Slughorn estará nas estufas juntando ingredientes para poções; ele também pode ter observado Slughorn através da janela do dormitório. Essa coincidência aparente, Harry escolhendo visitar Hagrid pelo caminho das estufas e de alguma forma encontrando Slughorn ali, parece ser o único evento inexplicável na saída de Harry essa noite.

Tudo o mais que acontece com Harry pode ser visto como Harry agindo por sua própria vontade. É importante notar que Harry já havia considerado usar a Felix Felicis para tentar fazer de Ginny sua namorada, e encontrar um par melhor para Ron do que Lavender Brown. Portanto, não foi surpresa, se conscientemente ou não, ele conseguiu separar Ginny e Dean e Lavender de Ron, enquanto estava sob a influência da poção.