Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Aritmância

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Aritmância
  • tipo = matéria
  • características = propriedades mágicas dos números.
  • Aparece pela Primeira Vez = O Prisioneiro de Azkaban


Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Aritmância é um ramo da magia que envolve o estudo das propriedades mágicas dos números. Em Hogwarts, Aritmância é material eletiva, ensinada, acreditamos que pela Professora Septima Vector. Esse curso é oferecido aos alunos do terceiro ao quinto anos; aqueles que tiverem nota suficientemente alta no N.O.M. poderão passar para o exame N.I.E.M nos sexto e sétimo anos.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Hermione escolhe Aritmância no inicio de seu terceiro ano, e aparentemente continua frequentando o curso até o sexto ano. Nós ficamos sabendo que ela escolheu todas as matérias no inicio do terceiro ano, na Páscoa ela abandona Adivinhação e, no final do ano abandona Estudo dos Trouxas. Também foi dito que ela passou em todos os exames N.O.M.s, o que nos leva a crer que ela avançou até os exames N.I.E.M.s em todas as matérias que escolheu; e o único curso que sabemos que ela abandonou a essa altura foi Trato das Criaturas Mágicas. No primeiro dia do terceiro ano, Hermione diz que estava aprendendo muito mais em Aritmância do que em Adivinhação.

Na aula de Aritmância, o aluno deve compreender tabelas complicadas de números e escrever dissertações, o que faz parte do dever de casa do aluno. Isso parece ser o ideal para Hermione.

Análise[editar | editar código-fonte]

Em nosso mundo, Aritmância é claramente relacionada à numerologia e gematria (ou guematria, que é o estudo das palavras quando traduzidas em números), está ligada à natureza mística dos números.

Não pretendemos julgar se há algum sentido profundo nos números, mas suspeitamos que no mundo mágico, lidando como acontece com a magia, como algo do dia a dia, uma pessoa terá mais sucesso ao ligar os números a efeitos mágicos, e não como os Trouxas fazem.

Suspeitamos que a pergunta feita por Tom Riddle, "o sete não é o número mais poderosamente mágico," no livro O Enigma do Príncipe, capitulo 23, foi baseada em algo que ele aprendeu em Aritmância.

Vários outros livros de ficção sobre magia, já lançaram dúvidas sobre o poder mágico do número sete. Um dos poucos que parece ter detalhado o efeito profundo da magia, como a série Harry Potter, é a série Lord Darcy escrita por Randall Garret. Ele sugere que de fato, o sete é o número menos poderoso magicamente, porque a magia é baseada no mundo natural, e o número sete é muito raro na natureza.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]