Experiência religiosa/Como se ter uma experiência religiosa?
Capítulo 6 - Como se ter uma experiência religiosa?
[editar | editar código-fonte]Neste capítulo varias perguntas tentem ser respondidas, como:
Quais técnicas existem para ser ter uma experiência religiosa? Existem substancias ou equipamentos que causam experiências religiosas? Quais são as causas passivas que causam experiências religiosas?
Os processos e técnicas para conseguir uma experiência religiosa têm diferentes nomes dependendo da religião ou filosofia como:
- Faqr (Sufismo)
- Dhyana or bhakti (Hinduísmo)
- Wu-wei (Taoísmo)
- Fana (Sufismo/Árabe e Persa)
- Makhafah/Mahabbah/Ma'rifah (Sufismo/Egito)
- Nobre Caminho Óctuplo(Budismo)
- O caminho
Pré-requisitos para se ter uma experiência religiosa
[editar | editar código-fonte]Com o conhecimento atual não e possível saber exatamente como cérebro funciona durante uma experiência religiosa, e por este motivo, e quase impossível dizer com certeza quais são os pré-requisitos para uma pessoa poder ter uma experiência religiosa ou ter propensão.
Futuramente com o crescimento do conhecimento humano sobre o cérebro vai ser possível saber quais são todos os pré-requisitos para uma pessoa poder ter uma experiência religiosa, enquanto não sabemos quais são eles podemos formular algumas perguntas para serem respondidas futuramente, como:
- É preciso ter inteligência acima da media?
- É preciso ter perfeita saúde cerebral, sem nenhuma doença mental?
- Existem diferenças na capacidade de se ter experiências religiosas entre mulheres e homens?
- É preciso chegar a certa idade para se ter experiência religiosas ou pessoas de qualquer idade (como crianças) podem ter experiências religiosas?
Técnicas
[editar | editar código-fonte]Meditação
[editar | editar código-fonte]A meditação consiste na prática de focar a atenção, freqüentemente formalizada em uma rotina específica. A meditação pode ser utilizada para se ter experiências religiosas. [1]
Zazen
[editar | editar código-fonte]Zazen é um tipo de meditação e também é a base da prática Zen Budista. O objetivo do zazen é "apenas sentar", com a mente aberta, sem apegar-se aos pensamentos que fluem livremente. Isto é feito tanto através do uso de koans, o principal método Rinzai, ou o sentar-se completamente alerta (o "apenas sentar", shikantaza), o qual é o método da escola Soto. [2] O princípio do zazen é o de que uma vez que a mente esteja livre de suas diversas camadas, pode-se realizar a natureza búdica, atingindo-se a iluminação (satori).
Oração
[editar | editar código-fonte]Oração é prática religiosa comum a diversas tradições religiosas. É um ato de reconhecimento e louvor diante de um ser transcendente. A oração assim como a meditação pode ser utilizada para se ter experiências religiosas. [3]
Oração contemplativa
[editar | editar código-fonte]No Cristianismo místico, a oração contemplativa é uma oração em que o praticante controla a respiração, ou repete cantos ou apenas se concentra para acalmar os pensamentos e sentimentos e entra em comunicação com uma entidade que muitos acreditam ser Deus.
Oração de Jesus
[editar | editar código-fonte]Oração de Jesus também chamada Oração do Coração, é uma oração curta cuja fórmula é orada de forma repetida. Ela foi amplamente praticada, ensinada e discutida através da história do Cristianismo Oriental. As palavras exatas da oração variam da forma mais simples, como Jesus tende piedade à forma mais estendida: Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim, pecador.
A Oração de Jesus é, para os ortodoxos orientais e os católicos orientais, uma das orações mais profundas e místicas; é frequentemente repetida continuamente coma parte de uma prática ascética. Apesar de existirem muitos textos da Igreja Católica sobre a Oração de Jesus, sua prática nunca atingiu a mesma popularidade da Igreja Católica Ortodoxa.
Lectio divina
[editar | editar código-fonte]Lectio divina é um método de oração que pode levar à mais alta contemplação, muito praticado na Igreja desde os seus primórdios, particularmente nos mosteiros beneditinos.
Oração de quietude
[editar | editar código-fonte]Oração de quietude.[4]
Oração da união
[editar | editar código-fonte]Oração da união. [5]
Exercicios de Respiração
[editar | editar código-fonte]- Música Sacra (Música Religiosa) [6]
Dança Sufista
[editar | editar código-fonte]A order sufista Mevlevi nas suas práticas dhikr atribuem grande importância à música e à dança. O exercício de meditação da ordem, denominado sama, envolve a recitação de orações e hinos, após os quais os participantes realizam voltas à sala, numa dança em que abrem os braços à altura dos ombros, com a palma da mão direita virada para cima e a da mão esquerda para baixo. Os membros desta ordem são mais conhecidos no Ocidente como os "dervixes rodopiantes". Sufistas procuram experiencias religiosas por meio trances misticos e estados alterados da mente induzidos por meio da desta dança. [7]
Danças da paz universal
[editar | editar código-fonte]Dances of Universal Peace
Chacras
[editar | editar código-fonte]Chacras são, segundo a filosofia ioga, canais dentro do corpo humano (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas. Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circulam esta energia. Os chakras são os pontos onde essas rotas energéticas estão mais próximos da superfície do corpo.
Várias terapias, como o Reiki e a cromoterapia se utilizam dos chakras como base para o tratamento do corpo físico até o espiritual. Concentrar-se no que está fazendo, pensando na região do chakra já é uma forma de reativá-lo. Procure ficar em um lugar tranqüilo, para que nenhum barulho possa tirar sua concentração. " Coloque uma de suas mãos aberta em frente ao chakra, sem tocar no corpo, e faça movimentos circulares no sentido horário, como se estivesse massageando o local, mas à distância. " Sentar-se na posição de lótus - pernas cruzadas - tronco ereto - e fixar o olhar na ponta do nariz estimula o chakra frontal ou do terceiro olho.
Kundaliní
[editar | editar código-fonte]Kundaliní é o poder espiritual primordial ou energia cósmica que jaz adormecida no Múládhára Chakra, o centro de força situado próximo à base da coluna, e aos órgãos genitais. É a energia que transita entre os chakras.
Enquanto está adormecida, assemelha-se a uma chama congelada. O "despertar" da energia divina Shakti Kundalini requer a orientação de um mestre realizado, para que o ativamento e desenvolvimento sejam apropriados e conduzam à meta suprema do Yoga que é a paz interior e a realização divina.
Estímulo visual
[editar | editar código-fonte]Símbolos religiosos
[editar | editar código-fonte]Geometria Sagrada
[editar | editar código-fonte]Mandalas
[editar | editar código-fonte]Mandala é a palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.
Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem.
A mandala representa para o homem o seu abrigo interior onde se permite um reencontro com Deus.
- Mantras
- Adoração religiosa
- Mortificação[8]
- Ascetismo
- Relação sexual Intensa ,[9] ou praticas sexuais como:
Uso de Enteógenos
[editar | editar código-fonte]Algumas substâncias psicoaticas, particularmente enteógenos , tem sido utilizado para propositos religiosos desde tempos pre-historicos.
DMT
[editar | editar código-fonte]DMT é a abreviação da substância N,N-dimetiltriptamina . DMT é encontrada in natura em vários gêneros de plantas (Acacia, Mimosa, Anadenanthera, Chrysanthemum, Psychotria, Desmanthus, Pilocarpus, Virola, Prestonia, Diplopterys, Arundo, Phalaris, dentre outros), em alguns animais (Bufo alvarius possui 5-Meo-DMT, um alcalóide bastante parecido em estrutura e em propriedades químicas) e também produzida pelo corpo humano.[11]
DMT é o princípio ativo da mistura do ayahuasca.
O uso da ayahuasca está associado a práticas religiosas e parece ser utilizada por tribos indígenas da Amazônia há séculos. As seitas religiosas e espiritualistas mais conhecidas no Brasil cujos rituais envolvem o consumo do ayahuasca são a União do Vegetal (CEBUDV), Santo Daime (com duas vertentes principais, o Cefluris e o Alto Santo), A Barquinha e Irmandade Natureza Divina, além de núcleos e igrejas dissidentes e outros grupos independentes.
Salvinorin A
[editar | editar código-fonte]Salvinorin A é a principal molécula psicotrópica na Salvia divinorum, uma planta Mexicana que tem um longo histórico de uso como enteógeno pelos indigenas Xamãs e Mazatecas.[12]
Os "curanderos" mexicanos a usam mascando suas folhas, uma pessoa necessita de cerca de 50 a 100 folhas para obter uma experiência religiosa. Tal método é menos eficiente do que fumar extratos da planta. Embora os efeitos sejam menos intensos, são mais prolongados, pois a absorção das Salvinorinas ocorre na realidade pelo tecido sublingual durante a mastigação e não pelo estômago. Por isso o uso tradicional em forma de maceração tem eficiência muito sutil, perceptível apenas aos mais experientes.
Mescaline
[editar | editar código-fonte]Nativos americanos tem usado mescalina, extraida do peyote para cerimonias religiosas a mais de 5700 anos[13] [14].
Psilocibina
[editar | editar código-fonte]Psilocibina está presente em cogumelos usados na medicina tradicional asteca-nahuatl da Meso-América. Os astecas o chamavam genericamente de teonanacatyl ou carne dos deuses, os mazatecos o denominam ntsi-si-tho onde ntsi é um diminutivo carinhoso e o restante da palavra poderia ser traduzido como "aquele que brota"[15].
A elevada freqüência de provas arqueológicas, na forma de estatuetas de cogumelos, encontrados na Guatemala evidenciam seu uso da cultura Maia.
Muscimol
[editar | editar código-fonte]A substancia muscimol, encontrada no cogumelo Amanita muscaria foi utilizada em rituais por toda a Europa pre-historica[16][17].
Bufotenina
[editar | editar código-fonte]A bufotenina (N-dimetil-5-hidroxitriptamina) é um alcaloide derivado da serotonina, por dimetilação do seu grupo amina.
Pode ser encontrado na pele de determinados sapos do gênero Bufo, como o Bufo marinus. Pode também ser encontrada em pelo menos duas espécies do género Anadenanthera, árvore que cresce no noroeste da Argentina, sul da Bolívia, Peru e provavelmente em outras regiões da América.
É um enteógeno, que atua por via inalatória ou digestiva, sobre os receptores específicos do córtex cerebral.
Estimulo do cérebro com campos magnéticos
[editar | editar código-fonte]Durante a década de 1980s o Dr. Michael Persinger estimulou o lobo temporal de pacientes humanos com um campo magnético fraco usando um equipamento que ele chamava de capacete de Deus (God helmet)[18] [19]. Os pacientes relataram ter a sensação de "uma presença celestial no quarto". Esse trabalho ganhou atenção na época, mas não foi explicado o mecanismo que causava esses efeitos. Em 1987, Michael Persinger publicou um livro sobre o assunto intitulado "Neuropsychological Bases of God Beliefs".
Causas passivas
[editar | editar código-fonte]- Depressão Profunda [20] or Esquizofrenia
- Epilepsia do Lobo Temporal [21]
- Derrame cerebral[22]
- Experiência de quase-morte[23]
Referências
[editar | editar código-fonte]- ↑ "'Divining the brain" Salon.com (URL accessed on September 20, 2006)
- ↑ Rinzai e Soto são as principais escolas de Zen no Japão; ambas tiveram origem na China como as escolas Linji e Caodong, respectivamente.
- ↑ "'Exploring the biology of religious experience" NRC online
- ↑ Oração de quietude
- ↑ Prayer of union
- ↑ "'The Emotional Effects of Music on Religious Experience: A Study of the Pentecostal-Charismatic Style of Music and Worship " Sage Journals
- ↑ "'ufis seek ultimate religious experience through mystic trances or altered states of consciousness, often induced through twirling dances " Sufism: New Age Spirituality Dictionary
- ↑ "'Self-inflicted Pain in Religious Experience " www.faithfaq.com (URL accessed on july 11, 2006)
- ↑ *Deida, David. Finding God Through Sex ISBN 1-59179-273-8
- ↑ Delosperma Erowid
- ↑ "'Psychedelics and Religious Experience " Alan Watts http://deoxy.org/ (URL accessed on july 11, 2006)
- ↑ "'Those who think of the salvia experience in religious, spiritual, or mystical terms may speak of such things as enlightenment, satori, and "cleansing the doors of perception." " sagewisdom.org (URL accessed on august 26, 2007)
- ↑ El-Seedi HR, De Smet PA, Beck O, Possnert G, Bruhn JG (2005). "Prehistoric peyote use: alkaloid analysis and radiocarbon dating of archaeological specimens of Lophophora from Texas". Journal of ethnopharmacology 101 (1-3): 238–42. doi:10.1016/j.jep.2005.04.022. PMID 15990261.
- ↑ "'A Note on the Safety of Peyote when Used Religiously. " www.csp.org Council on Spiritual Practices (URL accessed on july 11, 2006)
- ↑ "'Drug's Mystical Properties Confirmed " www.washingtonpost.com (URL accessed on july 11, 2006)
- ↑ Vetulani J (2001). "Drug addiction. Part I. Psychoactive substances in the past and presence". Polish journal of pharmacology 53 (3): 201–14. PMID 11785921.
- ↑ "'The Psychology of Religion: An Empirical Approach. " Conuncil on Spiritual Practices (URL accessed on july 11, 2006)
- ↑ God On The Brain
- ↑ God Helmet
- ↑ Katie, Byron. Loving What Is page xi ISBN 1-4000-4537-1
- ↑ "'God on the Brain " http://news.bbc.co.uk (URL accessed on March 20, 2003)
- ↑ "My Stroke of Insight" http://www.ted.com/index.php/talks/jill_bolte_taylor_s_powerful_stroke_of_insight.html (URL accessed on July 22008)
- ↑ Moody, Raymond. Life After Life ISBN 0-06-251739-2