Civilizações da Antiguidade/Religião e cultura gregas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Religião e cultura gregas
as musas

Religião[editar | editar código-fonte]

Os gregos eram politeístas e seus deuses e deusas, não só tinham a forma humana, como também as qualidades e os defeitos humanos.

Os deuses olímpicos eram assim chamados porque viviam no Monte Olimpo. Eles eram doze, Zeus, Hera, Poseídon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionisio

Havia também o Hades que era a terra dos mortos, governada pelo próprio Hades.

Os Campos Elísios era o local para onde iam as almas dos heróis.

A terra é dividida igualmente entre os três deuses (Zeus, Poseidon e Hades),

Nike a deusa da vitória

Essa classificação pode mudar mas, o certo é que Zeus era considerado o senhor do Olimpo, o dono do raio e o chefe dos deuses.

A mitologia grega, conta os mitos, as histórias dos deuses e de como eles se envolviam com os humanos e das disputas entre eles mesmos e outros seres.

Nas histórias havia seres incríveis, os titãs, os centauros, os semideuses, as ninfas, os sátiros, os ciclopes, as nereidas, as górgonas, as parcas e muitos outros.

Acompanhar as histórias mitológicas era como acompanhar uma novela, interessante e envolvente.

Os deuses tinham suas rivalidades, tomavam parte nas disputas dos humanos , se apaixonavam e tinham filhos com os mortais.

Héracles, Aquiles e Perseu são exemplos de semideuses, filhos de deuses com mortais.

Um dos exemplos mais interessantes do envolvimento dos deuses, foi a Guerra de Troia que começou por causa dos deuses, mais especificamente de Éris (a discórdia) e prosseguiu com outros deuses tomando partido e se envolvendo na disputa.

Paris põe sua armadura observado pelo deus Apolo

Essa riqueza mitológica atravessou os séculos e continua encantando.

Na Grécia havia muitos festivais religiosos e inclusive os Jogos Olímpicos eram disputados em homenagem aos deuses.

A mitologia grega foi a base da mitologia romana que incorporou seus deuses, alguns com nomes diferentes, e as histórias escritas como poemas épicos.


Cultura[editar | editar código-fonte]

A cultura grega, tão admirada até hoje, tinha como base a educação.

Um menino a partir de 7 anos aprende a ler, escrever e contar. Dos 11 aos 18 ele lê e comenta os grandes autores gregos clássicos.

Heródoto

Aprende paralelamente, música e canto. A ginástica que é muito importante está ligada a higiene e a estética.

Agora, visto que a criança já está preparada e educada, vamos ver uma gama de manifestações artísticas que se desenvolveram na Grécia. Na verdade, em Atenas, que espalhava pela Grécia os ares da cultura.

Na Grécia já escreviam crônicas mas foi Heródoto, que era geógrafo e historiador, quem criou uma nova maneira de escrever o que acontecia, a história.

Ele escreveu primeiro sobre a invasão persa na Grécia, e se tornou conhecido como o pai da História.

Existiram outros mas vamos mencionar além dele, Tucídides, que escreveu A Guerra do Peloponeso, narrando os fatos ocorridos.

Dos grandes autores não se pode deixar de mencionar Homero, que em suas obras Ilíada e Odisseia conta histórias maravilhosas tidas como lendas, até que Heinrich Schliemann, em 1870, escavou e descobriu que Troia de fato existiu.

mulher dançando

Das criações artísticas gregas, a mais famosa é o teatro, que tem sua origem nas festas dos deuses.

Os gêneros eram a tragédia e a comédia, na tragédia os destaques são Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Os maiores dramaturgos viveram em Atenas, na época de Péricles.

Na comédia, Aristófanes era o autor que escrevia sobre a política e a sociedade, ironizando os costumes da época.

A dança e o canto eram apreciados de forma que, na música usavam a lira, a cítara e outros instrumentos para acompanhar os poemas.

Os poemas acompanhados pela lira são conhecidos como poesia lírica.

Atenas era tão ligada aos movimentos intelectuais que se tornou o grande centro da filosofia. Dos filósofos estudados até hoje, Sócrates foi o grande destaque, mas, também Platão e Aristóteles deram grande contribuição como grandes pensadores que eram.

Apollodorus de Damasco - engenheiro, arquiteto, desenhista e escultor

Em diversos outros campos os gregos desenvolveram conhecimentos, na medicina com Hipócrates, na geometria com Pitágoras, na física com Arquimedes. Na oratória, o mais famoso foi Demóstenes, na eloquência, Esquines.

Na arquitetura, temos os mais espetaculares exemplos da arte grega, depois que os persas destruíram Atenas, Péricles decidiu que o escultor Fídias iria deixar a cidade ainda mais bonita.

Assim, a Acrópole, com belíssimos templos decorados, se tornou uma mostra de equilíbrio e harmonia.

Os arquitetos gregos eram grandes artistas, Hipódamo, que era representante do estilo jônico era responsável por uma arquitetura luxuosa e requintada. Ele planejou o Pireu e foi o primeiro a fazer um planejamento urbano.

Fazendo parte das belas construções podemos citar as esculturas, deuses, heróis, ou quaisquer outros temas, as obras retratavam um ideal de beleza e perfeição.

Fídias é o maior escultor desse período. Sua estátua de Zeus Olímpico foi considerada uma das maravilhas do Mundo antigo.

Associada a escultura, a pintura foi destruída pelo tempo, sobraram amostras apenas na decoração dos vasos de cerâmica.