Saltar para o conteúdo

Civilizações da Antiguidade/Origens do ser humano

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
A criação de Adão 1511 Michelangelo

O desejo de conhecer as origens do ser humano provavelmente já passou, ou irá passar pela cabeça de cada pessoa.

A busca por esse conhecimento pode começar em uma aula de história, em uma discussão filosófica, ou mesmo em uma pesquisa acadêmica.

No entanto, é bom lembrar que em qualquer investigação séria de tais origens sempre será preciso lidar com eventos ou registros de informações que datam de muito tempo atrás. Tendo isso em mente, é fácil entender porque há tantas teorias diferentes quando se fala das origens do universo, ou no presente contexto, do próprio ser humano, as informações se tornam cada vez mais escassas, ou imprecisas conforme remetem a fatos mais distantes da era atual.

evolução segundo Darwin

Quem nunca ouviu dizer, ou leu algum texto dizendo que o homem é descendente de espécies de hominídeos? Ou ainda, que fomos criados à imagem e semelhança de Deus?

Na falta de informações a respeito do passado, muitos simplesmente acreditam em uma ou outra teoria, por razões tão diversas quanto se possa imaginar.

A-DNA


A variedade de teorias, frequentemente contraditórias (e que por vezes colocam a Ciência como inimiga da Religião), pode gerar discussões enriquecedoras, tanto quanto desentendimentos sérios. Por isso, é sempre preciso muito cuidado (leia-se tato) ao falar, escrever, e até mesmo ao refletir sobre tais assuntos.


Essas primeiras considerações reforçam, no contexto deste capítulo, que o texto deste livro pretende ser neutro ao expor os diversos pontos de vista existentes sobre o assunto, citando tantas referências quantas forem necessárias, deixando claro que determinadas passagens são apresentadas com o único interesse de tornar mais completo o material aqui apresentado, sem torná-lo unilateral, nem favorecer uma teoria em relação às demais.