Astronomia mirim/Introdução
Introdução
[editar | editar código-fonte]O Wikijunior oferece às crianças um livro sobre o Sistema Solar.
O espaço exterior talvez seja a fronteira final para a humanidade.
Mesmo que os objetos do Sistema Solar pareçam bolinhas pequeninas vistos da Terra, nossos vizinhos celestes são muito importantes e devemos aprender mais sobre eles.
Quando você crescer poderá ser um astronauta e viajar pelo espaço e poderá querer saber mais, agora, sobre o Sistema Solar. E mesmo que você não viaje pelo espaço, no futuro, quem sabe, será um astrônomo ou terá outra profissão ligada ao espaço?
Também, caso encontre alguém como um estudioso, um cientista, você não vai querer parecer ignorante!
A importância de aprender sobre o Sistema Solar fez com que muitos colaboradores do Wikijúnior doassem seu tempo e seus conhecimentos para criar esse livro lindo e informativo.
Esse livro em português é uma tradução do original: Wikijunior:Solar System. *[1]
Estudando o Sistema Solar
[editar | editar código-fonte]Os cientistas estão sempre explorando o Universo. Seja em coisas tão pequeninas, como células de plantas e animais, ou coisas imensas como o Sistema Solar ou uma Galáxia, tem sempre coisas que muitos cientistas não sabem.
Os cientistas que estudam o espaço são chamados de Astrônomos ou Astrofísicos.
Eles exploram o Sistema Solar de duas formas. Astrônomos o fazem observando os corpos celestes através de telescópios, enquanto os Astrofísicos (uma classe especial de astrônomos) tentam explicar os fenômenos observados usando a física, como o nome sugere, e criam teorias sobre o que ainda não foi visto ou ainda é desconhecido.
Os telescópios foram inventados no início dos anos 1600 na Europa, e permitiram aos cientistas curiosos como Galileu Galilei, ver coisas distantes bem de perto e ver detalhes do Sistema Solar e do Universo, como nunca ninguém tinha visto antes.
Usando o telescópio, Galileu foi a primeira pessoa a ver os anéis em volta de Saturno, e fazer um desenho bem detalhado da Lua. Ele também viu as luas maiores de Júpiter, algumas vezes chamadas de Luas de Galileu, e viu manchas no Sol.
Os telescópios na Terra e no espaço ainda são usados para explorar o Sistema Solar. Há diversos tipos de telescópios. Os mais comuns são os telescópios ópticos, como o de Galileu (óptico significa relativo à luz, é o que esses telescópios vêm).
Há os radio telescópios, que usam as ondas de rádio do espaço exterior (as ondas de rádio ocorrem naturalmente; elas não têm que ser emitidas por humanos).
Até os anos 1950, os humanos estavam limitados a explorar o Sistema Solar baseados no solo. No entanto, em 1957 a União Soviética (que agora é a Rússia e diversos outros países) lançaram o primeiro satélite, o Sputnik 1. Daí em diante, os humanos têm lançado veículos no espaço para explorar o Sistema Solar – alguns tripulados (por pessoas) e outros não tripulados.
Agora, a humanidade está explorando o Sistema Solar com sondas que vão aos planetas, luas e até saem do Sistema Solar, numa viagem sem fim.
As sondas enviam de volta para Terra, informações que os cientistas estudam e pesquisam para descobrir mais. A cada ano, os cientistas estão aprendendo mais sobre o Sistema Solar e nós também, através deles. Algumas vezes, as coisas que eles descobrem são muito parecidas com o que temos na Terra, outras vezes são muito estranhas. Mas, assim aprendemos mais sobre nossa Terra, sua história e seus vizinhos.
Como é medido o Sistema Solar?
[editar | editar código-fonte]É importante que os cientistas usem as medidas para dizer o quanto é grande, o quanto é quente ou frio, ou quão longe está um objeto. Em ciência as pessoas usam o sistema métrico, que é chamado assim porque sua unidade básica é o metro.
Distância, comprimento/largura
[editar | editar código-fonte]Para indicação de medidas, o quanto distante está uma coisa, ou seu comprimento ou largura, os cientistas usam quilômetros ou metros. São unidades do sistema métrico (um quilometro tem 1000 metros. Quilômetros são abreviados km e metros m.
Uma vez que as distâncias fora da Terra são imensas, os cientistas também inventaram novas unidades de medida, para ficar mais fácil medir as distâncias enormes no espaço.
Eles inventaram a Astronomical unit (㍳) (em português Unidade Astronomica) que equivale a 149 597 871 km. Uma Unidade Astronômica tem a distância aproximada entre a Terra e o Sol.
Massa
[editar | editar código-fonte]Para medir o quanto uma coisa é grande, os cientistas usam massa de um objeto em quilogramas ou gramas. Há 1000 gramas (g) em um quilogramas (kg). Os cientistas não usam peso, porque peso é uma medida que significa o quanto a gravidade está empurrando um objeto. A massa é a mesma onde quer que você esteja no Sistema Solar porque essa é a medida do quanto uma coisa é composta. O peso varia porque a quantidade de gravidade varia de local para local.
Na Terra, a massa e o peso são a mesma coisa. Se você pesa 30kg na Terra sua massa é 30kg. Se você estiver flutuando no espaço, seu peso será 0kg, mas sua massa continua sendo 30kg. Você ainda é feito da mesma quantidade de matéria.
Temperatura
[editar | editar código-fonte]Temperatura é uma referência numérica, numa escala de graus, de quanto é quente ou o quanto é frio. Nós medimos a temperatura em graus Celsius (°C), o pequeno círculo significa grau. Em outros países medem a temperatura em graus Fahrenheit (°F).
Mas, os cientistas, em especial os astrônomos usam graus Kelvin (K sem o º). Não use o Celsius ou Fahrenheit para temperaturas em astronomia!
Obrigado e aproveitem o livro!