Wikilivros:AutoWikiBrowser

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
(Redirecionado de WB:AWB)
Ir para: navegação, pesquisa
Página principal Configurações Tarefas Typos Página de checagem Bugs
Informações gerais e
instruções para a instalação
Repositório de configurações
para executar tarefas específicas
Lista de tarefas
(pendentes e concluídas)
Correções de
ortografia/Sugestões
Lista de usuários
autorizados a usar o AWB
Página para informar defeitos
(na Wikipédia inglesa)
AWB logo draft.png

O AutoWikiBrowser ou AWB é um programa semi-automático de edição do MediaWiki para Microsoft Windows 2000/XP/Vista/7 (funciona razoavelmente bem no Linux através do Wine, embora não haja suporte oficialmente), projetado para tornar tarefas repetitivas e entediantes mais rápidas e fáceis. Ele é essencialmente um navegador que abre automaticamente uma página nova quando a última é salva. Quando ajustado para fazer isso, ele sugere algumas alterações (tipicamente de formatação) que são secundárias à alteração principal.

No momento, o AutoWikiBrowser pode criar uma lista de páginas de uma ou múltiplas categorias, dos "artigos afluentes", das ligações em uma página, de um arquivo (ficheiro) de texto, de uma busca no Google, dos artigos vigiados de um usuário ou das contribuições de um usuário.

O AWB também vem com um programa integrado para explorar os dumps do banco de dados (base de dados) das wikis (ver Database download, na Wikipédia em inglês). A caixa de edição do AutoWikiBrowser oferece suporte ao Text Services Framework da Microsoft, para uso com reconhecimento de fala e aplicativos de reconhecimento de texto manuscrito.

O código-fonte está disponível sob GPL. É escrito em C# usando o Microsoft Visual C# Express Edition/Visual Studio, o qual é livre para download gratuito. Há um canal de mIRC para o AWB na irc.freenode.net — #AutoWikiBrowser.

Regras de uso[editar código-fonte]

  • Verifique cada edição antes de salvá-la. Certifique-se de ter entendido o texto e de que NÃO mudou o significado dele.
  • Não edite muito rápido; considere abrir uma conta de bot se vocês está constantemente fazendo mais do que algumas edições por minuto.
  • Não o utilize para fazer algo controverso.
  • Evite fazer edições insignificantes ou inconsequentes como apenas adicionar ou remover alguns espaços em branco, mover uma predefinição de esboço, converter algum HTML para Unicode, remover os espaços em ligações externas (a não ser que estejam quebrados), ou algo igualmente trivial. Isto porque desperdiça recursos, inunda os artigos vigiados e atrapalha o trabalho de vigiar as mudanças recentes.
  • Guie-se pelas políticas do Wikilivros e pelas práticas comuns.

Usando o programa[editar código-fonte]

(1) Registre-se[editar código-fonte]

Por razões de segurança, apenas usuários registrados (veja a lista na página de checagem) podem usar o AutoWikiBrowser. Solicite nos diálogos comunitários a adição do seu nome de usuário caso deseje utilizar o programa.

(2) Download[editar código-fonte]

Faça o download da versão lançada aqui ou, alternativamente, o a última versão em desenvolvimento aqui.

O AWB vem em um arquivo zip e recomenda-se que o AWB seja colocado em uma nova pasta (ficheiro), ao invés de usá-lo, por exemplo, da área de trabalho. O AWB não é instalado no computador e é executado apenas como um arquivo: AutoWikiBrowser.exe.

O AutoWikiBrowser requer Microsoft Windows 2000/XP ou mais novo (o Unicode não funciona apropriadamente no Windows 98/Me). Ele também requer a Versão 2 do .NET framework (usuários do Windows 2000 e do Windows XP devem fazer o download do .NET framework, ele está incluído no Windows Vista e no Windows 7).

Se o programa não funciona, isso provavelmente significa que você não é um usuário registrado ou que você não tem o .NET framework correto instalado.

O AWB funciona parcialmente com o Wine.[1] Ele também pode ser iniciado (embora com alguns erros estranhos), no Mono. Veja Mono and Wine (em inglês).

(3) Começando[editar código-fonte]

  1. Selecione "Make from Category" e depois insira o nome de uma categoria.
  2. Clique em "Make list", deixe a lista carregar-se.
  3. Ajuste quaisquer opções, como encontrar e substituir (find and replace), o sumário de edição (edit summary) e outras.
  4. Clique em "Start!", ele lerá a página, fazer quaisquer mudanças automaticamente e ir para a exibição da diferença (diff).
  5. Mude o que quiser na página na caixa de edição no canto inferior direito, depois clique em Save ou Ignore, a próxima página será carregada automaticamente.

Notas[editar código-fonte]

  1. Entrada no banco de dados de aplicativos do Wine

Ver também[editar código-fonte]

Wikipedia
A Wikipédia tem mais sobre este assunto:
Wikipedia:AutoWikiBrowser