Parkour/Como Posso começar?

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Apesar de dizerem que você não precisa de nada mais além de disposição para treinar Parkour, é evidente que uma boa forma física ajuda! Muitos traceurs costumam ter prática em alguma (ou algumas) arte(s) marcial(ais), sendo estas muito úteis no Parkour, já que você aprende noções de movimentação e rolamento.

Para começar a praticar, você deve ter um tênis com boa capacidade de aderência e amortecimento. Alguns traceurs usam luvas, outros não, é uma questão de gosto, assim como uns treinam com camisa, outros sem. Antes de sair por aí pulando de qualquer lugar, é importante que você leia bastante sobre o Parkour (preferencialmente, de fontes confiáveis, já que existe informação inútil e errônea sobre Parkour, principalmente na mídia), assista a vídeos (No site youtube há uma quantidade significativa) para ver como se realizam os movimentos, ver sua mecânica. De posse de bastante informação, você pode procurar outros traceurs mais experientes na sua localidade, o que é recomendável, já que eles poderão te dar ajuda e apoio, ou partir pra treinos solos, caso você não conheça ninguém.

Comece sempre do básico. Não queira sair por aí pulando de qualquer lugar e se machucando tentando fazer movimentos complexos, os quais você ainda não tem confiança pra fazer. Junte à tudo isso treinos de força, como barras, flexões, abdominais e treinos de equilíbrios, como andar em cima de muros e lugares estreitos. Uma alimentação balanceada e boas noites de descanso também são bem vindas, uma vez que ajudam no melhor rendimento dos treinos.

Uma vez feito tudo isso, treine bastante, evolua gradualmente. Tenha em mente que não há nada melhor para aprender parkour que treinar.