Introdução à programação/Aprendizagem

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Como aprender[editar | editar código-fonte]

É necessária muita persistência para aprender a programar. Para isso precisamos de um pouco de tempo e dedicação à linguagem. Tente acompanhar os estudos em horários e dias definidos, 1 hora por dia, nas terças, quintas e sábados, por exemplo. Sugiro que comece por estudar uma linguagem simples e direta, e à medida que for conhecendo novas regras de programação, procure evoluir para outras linguagens. Alguns programadores dizem que para qualquer programador o auge da sua carreira é conhecer profundamente as linguagens definidas como as mais prestigiadas, tais como a Linguagem C, C++ e Assembly. Uma possível sequência lógica de aprendizagem seria:

1ª Etapa Perl, Python, Shell Script,... Conhecimento de lógica de programação; resolução de algoritmos simples
2ª Etapa PHP, JavaScript, Pascal,... Resolução de problemas com mais de um resultado; Alguma programação orientada a objetos
3ª Etapa Linguagem C, C++,... Resolução de problemas complexos; Elaboração de Programas GUI; Total programação com Classes e Objetos
4ª Etapa Assembly Conhecimento total de processamento; Programação complexa sem dificuldades

Como podemos ver, aprender a programar leva tempo, há os que dizem ser difícil, e os que dizem ser divertido. Seja também criativo enquanto escreve algoritmos, use novos conceitos e não tenha receio de experimentar novas ideias.

"O padrão eficaz"[editar | editar código-fonte]

O "Padrão Eficaz" é algo que existe empiricamente num programador, quando este pretende estudar uma nova linguagem. O conceito está aqui apenas formalizado e denominado por Padrão Eficaz.

Mas o que é o Padrão Eficaz?

Quando se pretende estudar uma linguagem, não se pode estar à espera que lendo determinado livro ou frequentando determinado curso ficaremos a sabê-la perfeitamente. A verdade é que não necessitamos do livro para aprender a programar bem e o curso, para alguns, é só uma perda de tempo. A grande maioria dos livros serve como um auxilio ao estudo e não como um suporte base do estudo. Assim, o que a maior parte dos programadores fazem para aprender uma nova linguagem é:

  • 1ª - Estudar a sintaxe da linguagem através de um livro ou manual.
  • 2ª - Entender as diferenças desta linguagem para outras que já saibam - Isto é muito importante!
  • 3ª - Fazer algo que vai realmente torná-lo um bom programador dessa linguagem: Ler código já feito.
  • 4ª - Começar a escrever os seus próprios programas.

É preciso ter em mente que estes passos são fundamentais. Assim, se não souber o que é determinada função, sempre pode procurar no manual. Não se prenda ao "marranço" do livro porque isso não o leva a nada.

Este padrão é eficaz porque, para um iniciante, é possível aprender uma linguagem em pouco mais de 5 ou 6 meses. Para um programador experiente basta apenas uma a duas semanas para cessar a aprendizagem de uma nova linguagem.

Após a passagem por essa linguagem, inscreva-se numa das centenas de listas existentes na internet e aperfeiçoe os seus conhecimentos ajudando outros usuários a criar programas open source. Verá que se sentirá feliz por ter chegado tão longe! É necessário ter em mente que se seguir estas regras aprenderá a ser um bom programador.


Wikipedia
A Wikipédia tem mais sobre este assunto:
Introdução à programação