Iniciação à Pesquisa Científica em Saúde /REPOSITÓRIO DE EXERCÍCIOS RESOLVIDOS/ 2016 2: lista de exercícios (46 a 70)

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL[editar | editar código-fonte]

Questão 46: Paraolimpíadas[editar | editar código-fonte]

Os jogos Paraolímpicos compõe o evento mundial mais importante envolvendo atletas com deficiência. Um pesquisador decide comparar estatisticamente os tempos de prova entre atletas olímpicos e paraolímpicos e para isto sorteia uma amostra de indivíduos em uma das modalidades das provas de corrida, 100 metros rasos para homens, das 4 últimas olimpíadas. Os resultados são apresentados na saída computacional abaixo.

Olimpíadas Rio 2016 (28720430296).jpg
Grupos N Media Desvio padrão t-Student p-valor (bicaudal)
Atletas olímpicos (tempo em segundos) 102 10,2 1,1 -15,6 0,001
Atletas paraolímpicos (tempo em segundos) 94 14,9 2,0

(dados fictícios)

Formule a hipótese nula do teste, estipule um p-valor para aceitá-la ou rejeitá-la e interprete os achados. Fundamente seus passos com fundamentação estatística a respeito.

Em seguida, escolha a alternativa que traz uma afirmação CORRETA sobre sua interpretação:

a)    O teste estatístico escolhido permite inferir que se comparado ao tempo das mulheres, os resultados dos homens serão semelhantes.

b)    Os resultados afirmam com mais de 95% de confiança que o tempo médio dos atletas olímpicos é diferente dos paraolímpicos.

c)    Os resultados afirmam com menos de 5% de confiança que o tempo médio dos atletas olímpicos e paraolímpicos é estatisticamente semelhante.

d)    Os resultados se mostraram inconclusivos quanto à comparação entre o tempo médio dos atletas olímpicos e paraolímpicos.

Questão 47: Hábitos alimentares[editar | editar código-fonte]

A pesquisa mais recente realizada no Brasil sobre hábitos alimentares revela diminuição do consumo de carnes gordas, aumento do consumo dos refrigerantes e apenas 30% da população ingerindo a quantidade ideal de frutas, verduras e legumes. Preocupados com esse cenário, foi realizado um estudo sobre estado nutricional de adultos e seus determinantes na cidade de São Paulo. À partir de amostra de 1140 indivíduos entre 20 e 59 anos residentes na cidade os resultados foram sumariados no gráfico a seguir.

Habitos alimentares.png
Obesidade.jpg

Quanto à forma de apresentação gráfica da variável estado nutricional, é CORRETO afirmar que:

a)    A frequência absoluta de magros nesta cidade é 285 indivíduos.

b)    A variável, embora tenha natureza numérica, foi agrupada em faixas e assim os números exibidos correspondem à frequência relativa de ocorrência.

c)    Indivíduos com sobrepeso e obesos (47,5%), estão em sua maioria na faixa etária entre 20 a 59 anos.

d)    O gráfico de setor não foi corretamente empregado pois a soma das frequências absolutas não é 100.

Depois de responder a questão, justificar a resposta e fundamentar com referências bibliográficas citadas em seu texto, sugira outra forma de apresentação gráfica para esse conjunto de dados e apresente, explicando porque.

Questão 48: Escore APACHE I[editar | editar código-fonte]

Em um hospital, um estudo foi conduzido a partir de uma amostra aleatória simples de 301 mulheres grávidas internadas em uma Unidade de Tratamento Intensivo obstétrica. O escore APACHE é um número calculado através de variáveis clínicas, que estima o risco de morrer.

Uti suzano.jpg

Estatística descritiva:

  • Mulheres que tiveram alta (vivas) (n=247): Apache teve valor médio 9,8 ± 4,1
  • Mulheres que não tiveram alta (morte na UTI) (n=34): Apache teve valor médio 14,8 ± 6,2

O estudo avalia a importância do escore de APACHE para predizer a morte de mulheres gestantes, abordando as mulheres logo à admissão na UTI e seguindo até sua alta. Quanto ao delineamento desse estudo, é CORRETO afirmar que:

a)    É uma análise retrospectiva dos casos de óbito, caso-controle.

b)    O estudo é do tipo coorte prospectiva.

c)    Trata-se de um estudo experimental randomizado.

d)    Trata-se de um estudo transversal caso-controle.

 Explique porque das respostas incorretas e corretas e fundamente sua resposta com referências bibliográficas.

Baseado no delineamento deste estudo científico e nos conceitos da Medicina Baseada em Evidências, qual seria o nível de evidência e grau de recomendação para os achados de estudo?

Icu.jpg

Questão 49: Escore APACHE II[editar | editar código-fonte]

Em um hospital, um estudo foi conduzido a partir de uma amostra aleatória simples de 301 mulheres grávidas internadas em uma Unidade de Tratamento Intensivo obstétrica. O escore APACHE é um número calculado através de variáveis clínicas, que estima o risco de morrer. Os escores de cada uma das mulheres na admissão foi representado no gráfico a seguir, separados por ocorrência de óbito após internação (sim / não).

Estatística descritiva:

  • Mulheres que tiveram alta (vivas) (n=247): Apache teve valor médio 9,8 ± 4,1
  • Mulheres que não tiveram alta (morte na UTI) (n=34): Apache teve valor médio 14,8 ± 6,2
Grafico escore APACHE.png

Analisando o gráfico de caixas que apresenta de forma sumariada os resultados e também as informações da estatística descritiva é possível ter uma idéia da ocorrência dos valores do escore APACHE e de sua distribuição nos grupos de estudo. Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a que está CORRETA:

a)    A análise do gráfico de caixas nos permite afirmar que mulheres grávidas admitidas em UTI com maior escore APACHE possuem maior risco de morte.

b)    A variabilidade da variável escore APACHE, representada pelo desvio padrão, indica que os valores das mulheres que saíram vivas variou de 5,7 a 13,9.

c)    Admitindo-se que os valores do escore APACHE tendem para distribuição normal, o Teste-t de médias está indicado para a comparação entre os grupos (óbito sim / óbito não).

d)    Para comparar estatisticamente os valores do escore APACHE entre as mulheres que sobreviveram e as que morreram, o teste mais indicado é um qui-quadrado.

Explique porque das respostas incorretas e corretas e fundamente sua resposta com referências bibliográficas.

Questão 50 - Coleta de dados - Medições[editar | editar código-fonte]

O planejamento das medições a serem realizadas em um estudo científico é tarefa estratégica para o sucesso da análise dos dados. Tais medidas descrevem os fenômenos investigados através de variáveis, que podem ser analisadas estatisticamente. Avalie o quadro a seguir e complete as lacunas.

Tipos de dados.png
Variável Natureza Forma de medição / obtenção do dado
Idade de um indivíduo Numérica contínua =(Data atual – Data de nascimento)
Dor A Escala: Dor leve / Dor moderada / Dor intensa
Grupo sanguíneo B A / B / AB / O / Desconhecido
Estado nutricional Categórica dicotômica C
D Numérica discreta Contagem simples

Em seguida, escolha a sequência correta entre as alternativas listadas: 

a)    A: Categórica ordinal / B: Categórica nominal /C: Adequado-Inadequado / D: No. de Filhos

b)    A: Categórica ordinal / B: Categórica ordinal / C: Kg/m2 / D: Contagem de Plaquetas

c)    A: Numérica discreta / B: Categórica ordinal / C: Kg/m2 / D: Peso

d)    A: Numérica proporcional / B: Texto /C: Magro-Adequado-Obeso / D: Renda familiar

Explique porque das respostas incorretas e corretas e fundamente sua resposta com referências bibliográficas e dê mais exemplos da área da saúde para cada tipo de dado

Questão 51 - O caso do No-febre[editar | editar código-fonte]

Um estudo cientifico patrocinado pela indústria farmacêutica informa que o Medicamento "No-febre" leva em média 18 minutos para baixar a temperatura de um paciente para valores normais, quando tomado na dose correta. No entanto, um médico observa, baseando-se em sua avaliação diária, que esse tempo parece ser muito maior que o anunciado. Propõe então um estudo científico, o médico avalia 100 crianças febris, escolhidas ao acaso entre as internadas em um hospital, que fizeram uso do "No-febre". À partir das informações da enfermagem anotadas em prontuários, ele elabora uma base de dados e verifica que o tempo médio entre a ingestão do medicamento e a primeira temperatura normal foi de 21± 6 minutos. Você pode afirmar que o "No-febre" não apresenta os resultados esperados?

Termometro.JPG
  • Formule um teste de hipóteses, usando erro alfa de 5% e o resolva, explicando seus passos
  • Apresente um intervalo de confiança para o valor médio do estudo feito pelo médico
  • O resultado do teste de hipóteses e o intervalo de confiança são coerentes?

Expliqueas respostas e fundamente com referências bibliográficas.

Questão 52 - Atraso no cartão de vacinas I[editar | editar código-fonte]

O desafio aqui proposto é o de interpretar os achados do artigo científico: “Atraso vacinal e seus determinantes: um estudo em localidade atendida pela Estratégia Saúde da Família”, de Tertuliano GC, Stein AT, publicado em Ciência & Saúde Coletiva, 16(2):523-530, 2011. Se precisar, recorra ao artigo e leia na íntegra.

Foi realizado um inquérito descritivo de base populacional na busca de fatores que pudessem de alguma forma explicar o atraso no cartão de vacinas de crianças. A coleta de dados foi realizada com os cuidadores de crianças com atraso vacinal e também com os cuidadores de crianças cujo calendário vacinal estava em dia. A maioria das coletas ocorreu no domicílio das famílias, devido à baixa frequência de usuários na sala de vacina.

Ao identificar a ocorrência de atraso vacinal entre 340 crianças do estudo, os pesquisadores utilizaram a tabela a seguir. Analise-a as afirmativas, diga se são verdadeiras ou falsas, explicando o porque.

Tabela - Frequência de atraso vacinal na população de 0 a 5 anos, Cachoeirinha - RS 2005

n %
Atraso geral das vacinas 79 23,3
Contra poliomielite 31 9,3
Tetravalente 20 6,0
Tríplice bacteriana 28 8,4
Tríplice viral 24 7,2
Contra hepatite B 17 5,1
BCG 11 3,3
Vacina contra H1N1.jpg

Analise as afirmativas a seguir com foco nos testes estatísticos e probabilidade de significância, nas frases retiradas deste artigo. Recorra ao texto completo se necessário:

  • Afirmativa I: A probabilidade de uma criança deste estudo apresentar atraso no seu cartão de vacinas foi de 23,3%
  • Afirmativa II: A frequência absoluta de casos com atraso na vacina tríplice viral foi de 7,2%.
  • Afirmativa III: O melhor gráfico para ilustrar este conjunto de dados é o gráfico de setor (pizza)
  • Afirmativa IV: O atraso geral de vacinas é a soma do atraso de cada vacina

Explique porque das afirmativas incorretas e corretas e fundamente sua resposta com referências bibliográficas.

Questão 53 - Atraso no cartão de vacinas II[editar | editar código-fonte]

Preocupados com os resultados do estudo: “Atraso vacinal e seus determinantes: um estudo em localidade atendida pela Estratégia Saúde da Família”, de Tertuliano GC, Stein AT, publicado em Ciência & Saúde Coletiva, 16(2):523-530, 2011, um grupo de profissionais de saúde pretende investigar a situação vacinal em toda rede de assistência à criança dessa cidade. Se precisar, recorra ao artigo e leia na íntegra.

Tabela - Frequência de atraso vacinal na população de 0 a 5 anos, Cachoeirinha - RS 2005

n %
Atraso geral das vacinas 79 23,3
Contra poliomielite 31 9,3
Tetravalente 20 6,0
Tríplice bacteriana 28 8,4
Tríplice viral 24 7,2
Contra hepatite B 17 5,1
BCG 11 3,3
Mapa Hipsometryczna Ameryki Południowej.svg

Para realizar um novo estudo, mais abrangente, calcule o tamanho de uma amostra para se ter 95% de confiança de quantas crianças estão com cartão atrasado, com erro ≤ 4%. Sugestão: n = [Zalfa/2]2 pq / E2

a) Qual o tamanho da amostra será necessário?

b) Quais são os cuidados para selecionar as crianças?

b) Quais serão os sujeitos da pesquisa e para qual população será possível fazer inferência estatística?

d) Qual será o delineamento do estudo?

Explique suas respostas e fundamente com referências bibliográficas.

Questão 54 - O grupo controle[editar | editar código-fonte]

Suponha que um pesquisador, queira comparar a ingestão calórica diária entre adultos obesos e adultos com peso adequado para idade e sexo. Ao analisar os dados seu estudo clínico, do tipo caso-controle, quer certificar-se que o grupo controle que selecionou é realmente constituído por indivíduos que consomem em média 2000Kcal/dia. Dado que o grupo selecionado para controle informou valores de consumo diário registrados na tabela a seguir, avalie estatisticamente tal hipótese.

  • Calcule o valor médio, desvio padrão e um intervalo de confiança de 5% para a média
  • Formule um teste de hipóteses, usando erro alfa de 5% e o resolva, explicando seus passos.
  • O resultado do teste de hipóteses e o intervalo de confiança são coerentes?
Roda dos Alimentos.jpg
Consumo calórico diário (Kcal/dia)
1 1790
2 2004
3 1897
4 2360
5 1990
6 2005
7 2006
8 1995
9 1760
10 1670
11 1930
12 2340
13 2030
14 1990
15 1880
16 2004
17 2040
18 1967
19 2010
20 1850
21 1680
22 2010
23 1790
24 2146
25 2310

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 55 - Mortalidade e diabete[editar | editar código-fonte]

Um estudo conduzido na cidade do Rio de Janeiro, "Mortalidade em idosos por diabetes mellitus como causa básica e associada", avaliou 2.974 registros de morte. Segundo os autores Coeli et al., dos 291 óbitos estudados, 138 (47,4%) ocorreram em homens, e 153, em mulheres (52,6%). As taxas de mortalidade apresentaram crescimento contínuo com o avançar da idade, sendo superiores no sexo masculino, embora a diferença entre sexos tenha sido menor para a análise baseada unicamente na causa básica. Procure o artigo completo no link fornecido, leia com atenção e focado no delineamento do estudo.

Metabolismo insulina glicose.svg

Responda as questões e apresente como você obteve elementos para as respostas:

a) Qual foi o delineamento de pesquisa escolhido pelos pesquisadores para abordar essa questão clínica?

b) Houve algum tipo de intervenção no curso natural da doença?

c) Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de estudo?

d) Baseado no delineamento deste estudo científico e nos conceitos da Medicina Baseada em Evidências, qual seria o nível de evidência e grau de recomendação para os achados do estudo?

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 56 - Dor do infarto I[editar | editar código-fonte]

Um estudo observacional descritivo foi realizado para comparar a dor do infarto agudo do miocárdio (IAM) entre pacientes diabéticos e não diabéticos: A DIFERENCIAÇÃO DA DOR DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO ENTRE PACIENTES DIABÉTICOS E NÃO-DIABÉTICOS. Uma amostra de 80 pacientes com IAM, divididos em 2 grupos com e sem diabetes mellitus (DM), sendo 29% diabéticos e 71% não-diabéticos foram comparados. Avalie o gráfico a seguir e responda as questões. Caso necessário recorra ao artigo original através do link fornecido.

CoraçãoPosteriorPY5aal - 2.png

Analise a Figura 1 da seção resultados, adaptada a seguir a partir da original. Os autores afirmam que: "observa-se que houve diferença estatisticamente significante entre as médias de nota de dor comparando os pacientes com e sem diabetes (p<0,001). Verifica-se que a média do grupo sem diabetes (média=8,1 e desvio padrão=2,0) foi estatisticamente superior à do grupo com diabetes (média=4,8, desvio padrão=2,8)".

Grafico Infarto.png

Figura 1, adaptada do original - Médias das notas de dor e respectivos intervalos de 95% de confiança. InCor, 2000

a) Interprete o gráfico de caixas apresentado. A partir dele é possível comparar estatisticamente as médias do escore de dor entre os grupos sem diabete e com diabete?

b) Os autores informam que : "Verifica-se que a média do grupo sem diabetes (média=8,1 e desvio padrão=2,0) foi estatisticamente superior à do grupo com diabetes (média=4,8, desvio padrão=2,8), (p<0,001)." Interprete o p-valor, formulando a hipótese nula para o teste utilizado.

c) Qual é a importância de se realizar um teste estatístico nesse caso?

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 57 - Dor do infarto II[editar | editar código-fonte]

'Um estudo observacional descritivo foi realizado para comparar a dor do infarto agudo do miocárdio (IAM) entre pacientes diabéticos e não diabéticos: A DIFERENCIAÇÃO DA DOR DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO ENTRE PACIENTES DIABÉTICOS E NÃO-DIABÉTICOS. Uma amostra de 80 pacientes com IAM, divididos em 2 grupos com e sem diabetes mellitus (DM), sendo 29% diabéticos e 71% não-diabéticos foram comparados. Avalie a Tabela a seguir, adaptada do artig e responda as questões. Caso necessário recorra ao artigo original através do link fornecido.'

Tabela - Distribuição dos pacientes com dor, nota e alívio da dor e presença ou não de diabetes. InCor, 2000

CoraçãoPosteriorPY5aal - 2.png
Variável Categoria Sem diabete Com diabete p-valor
Nota da dor 1 a 7 13 (23%) 15 (75%) <0,001
8 a 10 44 (77%) 5 (25%)
Alívio da dor Medicação 25 (44%) 10 (50%) 0,850
Angioplastia 27 (47%) 8 (40%)
Sem alivio 5 (9%) 2 (10%)

a) A intensidade da dor, avaliada pela nota atribuída pelo paciente é diferente entre enfartados com diabete ou sem diabete? Formule a hipótese nula do teste estatístico utilizado e resolva o teste considerando significativo α<5%.

b) O alívio da dor depende se o enfartado é portador diabete ou sem diabete? Formule a hipótese nula do teste estatístico utilizado e resolva o teste considerando significativo α<5%.'

c) Qual é a validade externa desse estudo (é generalizável) para outras situações?

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 58 - Saúde materno-infantil III[editar | editar código-fonte]

Um estudo observacional descritivo foi realizado em uma maternidade de referência com o objetivo de avaliar os indicadores de qualidade da assistência materno-infantil. Para isto, uma amostra aleatória foi extraída a partir de uma base de dados clínicos que registra sistematicamente os dados sobre o parto, no momento da alta hospitalar.

Bebe.jpg

Utilize a Base de Dados: BD_PARTOS.sav e o software estatístico SPSS existente nos laboratórios de informática da UFMG, ou outro de livre acesso que você quiser (EPI-INFO).

Questões da pesquisa:

a) Existe associação entre Risco gestacional X Tipo de parto? (variável ALTO_RISCO e variável TIPO_PARTO) 

b) Existe associação entre via de parto e infecção puerperal? (variável TIPO_PARTO e variável INFECCAOHOSP) 

Formule hipóteses nula para a população de mulheres gestantes e recém-nascidos, cuja probabilidade podemos inferir a partir desta amostra. Escolha um teste estatístico e execute-o, interpretando as saída. Para responder as questões da pesquisa, coloque as saídas computacionais, justificando suas respostas e indicando as referências bibliográficas. 

Questão 59 - Bebês GIG[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que o ganho de peso materno possa influenciar o peso neonatal. Um estudo longitudinal prospectivo acompanhou uma coorte de gestantes saudáveis e buscou associar o ganho de peso na gravidez e relação peso / idade gestacional de nascimento de seu bebê. Os nascimentos prematuros e estados patológicos de desnutrição fetal foram excluídos. Os dados foram coletados em um sistema eletrônico de informação e os grupos de interesse foram comparados.

Neonato GIG Neonato AIG Total
Ganho de peso excessivo 29 31 60
Ganho de peso normal 16 77 92
Total 45 108 152

GIG: peso grande para idade gestacional

AIG: peso adequado para idade gestacional

Analise a tabela de contingência 2X2, faça os cálculos necessários e responda as questões, apresentando como você obteve elementos para as respostas:

Solenidades. Homenagens (16777957485).jpg

a) Existe associação entre entre ganho de peso excessivo na gravidez e nascimento de bebês grandes (GIG)? (utilize 95% de confiança)

b) Escolha uma medida para estimar a força desta associação, calcule e interprete, utilizando também um intervalo de confiança de 95%

c) Qual foi o delineamento epidemiológico deste estudo, os sujeitos da pesquisa e para qual população será possível fazer inferência estatística?

d) Baseado no delineamento deste estudo científico e nos conceitos da Medicina Baseada em Evidências, qual seria o nível de evidência e grau de recomendação para os achados do estudo?

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 60 - Planejamento de estudo[editar | editar código-fonte]

Um grupo de pesquisadores neurocientistas tem interesse em investigar as relações entre a habilidade da criança em jogos eletrônicos e o desempenho escolar em matemática. Utilize seus conhecimentos sobre metodologia científica e proponha um protocolo para este estudo, seguindo as etapas:

Videogame barnstar.svg
  1. Escolha objetivamente a questão da pesquisa (uma frase ou pequeno parágrafo)
  2. Identifique qual será o delineamento do estudo científico (coorte, caso-controle, transversal, com intervenção ou observacional, etc)
  3. Defina os sujeitos da pesquisa e como eles serão inseridos ou excluídos do estudo e a formação de grupos (caso seja pertinente)
  4. Elabore um instrumento de coleta de dados, destacando as variáveis que serão aferidas e identificando quais são as preditoras ou de exposição e o(s) desfecho(s)
  5. Que tipo de inferência este estudo poderia fazer, a partir de quais testes estatísticos?

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 61 - Hipótese nula e alternativa 1[editar | editar código-fonte]

Uma boa hipótese de pesquisa pode ser verdadeira ou falsa no mundo real. Deve ser formulada por escrito antes do início do estudo e ser focada em seu objetivo central, envolvendo geralmente um preditor e um desfecho. Analise as situações relatadas a seguir, formule o problema da pesquisa, a hipótese nula e a alternativa principal.

Quais seriam os dados necessários para realizar o cálculo amostral dos estudos e quais seriam a variáveis indispensáveis no protocolo de pesquisa?

Evento de Concientizacion por el Autismo.jpg

A - Suponha que você tenha interesse em verificar se existe alguma associação entre o autismo e a internet-mania, entre adolescentes.

B - Suponha que um grupo de pesquisadores queiram verificar se a obesidade está associada a alterações no teor de gordura presente no leite materno.

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 62 - Verdade ou acaso?[editar | editar código-fonte]

Ao ler um artigo científico a respeito de epigenética e Doença de Alzheimer, um profissional de saúde encontra a tabela apresentada a seguir. ADAMs são proteínas transmembranas, sendo que a ADAM10 possui expressão no cérebro. O objetivo do estudo é buscar novos marcadores para esta doença. Para interpretar corretamente os resultados dos testes estatísticos:

  • Formule a hipótese nula e a alternativa para a associação entre os marcadores e a doença.
  • Em seguida, prepare uma explicação para o p-valor (probabilidade de significância) apresentado.
  • Que importância a interpretação do método estatístico utilizado pelos pesquisadores pode ter para a prática do cuidado em saúde?
Alzheimer-tablica-detail.jpg

Tabela - Associação entre a Doença de Alzheimer e os preditores idade, sexo e ADAM10

Doentes (n=89) Controle (n=56) p-valor
Idade (anos) 58 ± 5 61± 7 0,558
Sexo (Fem / Total) 63 % 59 % 0,530
ADAM 10 1180 ± 389 348 ± 125 0,005

ADAM: A Disintegrin And Metallopeptidase

(atenção: valores fictícios, apenas para fins didáticos em bioestatística)

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 63 - Sal e hipertensão arterial[editar | editar código-fonte]

Medicao presssao.jpg

Para resolver esse desafio você deve primeiro ler o artigo científico: Hipertensão arterial e consumo de sal em população urbana. Molina et al.. Acessível em: link

Faça uma análise crítica da metodologia cientifica utilizada, seguindo o roteiro:

a) Qual foi a questão da pesquisa a ser respondida, ou seja, o objetivo do estudo?

b) Como os autores planejaram o estudo: delineamento da pesquisa e grupos de estudo

c) Como ocorreu a obtenção de dados, a amostra foi aleatória?

d) Analise a Tabela 3 -Média e desvio-padrão das medidas hemodinâmicas e variáveis de consumo na amostra estudada, segundo a

classificação dos indivíduos em normotensos ou hipertensos. Qual foi o teste estatístico utilizado, a hipótese nula e a interpretação do p-valor?

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 64 - Asma infantil[editar | editar código-fonte]

Para resolver esse desafio você deve primeiro ler o artigo científico: Fatores de risco para asma infantil em Fernando de Noronha. Sarinho, ESC et alii. Acessível em: link

Paisagens3 - Fernando de Noronha-PE.jpg

Faça uma análise crítica da metodologia cientifica utilizada, seguindo o roteiro:

a) Qual foi a questão da pesquisa a ser respondida, ou seja, o objetivo do estudo?

b) Como os autores planejaram o estudo: delineamento da pesquisa e grupos de estudo

c) Analise a Tabela 1 - Antecedentes de asma materna e síndrome asmatiforme em casos e controles, Fernando de Noronha, 1992. Qual foi o teste estatístico utilizado, a hipótese nula e a interpretação do p-valor?

d) Interprete o valor OR=8,4. O que ele significa e como foi calculado?

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 65 - Glicemia capilar e Diabetes[editar | editar código-fonte]

Para resolver esse desafio você deve primeiro ler o artigo científico: O Papel da Glicemia Capilar de Jejum no Diagnóstico Precoce do Diabetes Mellitus: Correlação com Fatores de Risco Cardiovascular. Cruz-Filho et al. Acessível em: link

Monitores.jpg

Faça uma análise crítica da metodologia cientifica utilizada, seguindo o roteiro:

a) Qual foi a questão da pesquisa a ser respondida, ou seja, o objetivo do estudo?

b) Como os autores planejaram o estudo: delineamento da pesquisa e grupos de estudo. A amostra foi aleatória?

c) Analise a Tabela 4. Perfil lipídico nos grupos com diabetes e intolerantes à glicose. Qual foi o teste estatístico utilizado, a hipótese nula e a interpretação do p-valor?

d) Sugira um detalhe na metodologia para melhorar a qualidade da metodologia cientifica desse estudo

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 66 - Risco nutricional e cirrose[editar | editar código-fonte]

Para resolver esse desafio você deve primeiro ler o artigo científico: Risco nutricional e desnutrição em crianças e adolescentes com cirrose: o papel da avaliação nutricional. Dornelles et al. Acessível em: link

Projeto Brincando na cozinha (preparações).jpg

Faça uma análise crítica da metodologia cientifica utilizada, seguindo o roteiro:

a) Qual foi a questão da pesquisa a ser respondida, ou seja, o objetivo do estudo?

b) Como os autores planejaram o estudo: avalie os critérios de elegibilidade para seleção dos participantes? Qual é a implicação na validade externa do estudo?

c) Analise a Tabela 43 – Avaliação antropométrica e classificação do estado nutricional. Como você interpreta o escore Z para EI (Estatura para idade)?

d) Construa um histograma de frequência para a variável IMC (Indice de Massa Corpórea) à partir dos dados no estudo: IMC/I (kg/m2)= 16,8 (±2,53).

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 67 - Risco para hipertensão em crianças[editar | editar código-fonte]

Para resolver esse desafio você deve primeiro ler o artigo científico: Análise de indicadores de risco para hipertensão arterial em crianças e adolescentes*. Araújo et al. Acessível em: link

Main complications of persistent high blood pressure.png

Faça uma análise crítica da metodologia cientifica utilizada, seguindo o roteiro:

a) Qual foi a questão da pesquisa a ser respondida, ou seja, o objetivo do estudo?

b) Como os autores planejaram o estudo: delineamento da pesquisa e grupos de estudo. A amostra foi aleatória?

c) Quais foram os fatores de risco estudados (variáveis preditoras) e o(s) desfecho(s)?

d) Avalie a Tabela 3 - Correlação entre as pregas cutâneas, peso, altura, IMC, perímetro da cintura e do quadril, RCQ e idade,

com a PAS e a PAD (n=342) - Fortaleza - 2005. Qual foi o teste estatístico utilizado, a hipótese nula e a interpretação do p-valor nesta tabela?

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 68 - Meningite e prognóstico em crianças[editar | editar código-fonte]

Para resolver esse desafio você deve primeiro ler o artigo científico: Meningite pneumocócica na infância: características clínicas, sorotipos mais prevalentes e prognóstico. Berezin et al. Acessível em: link

Meninges-pt.svg

Faça uma análise crítica da metodologia cientifica utilizada, seguindo o roteiro:

a) Qual foi a questão da pesquisa a ser respondida, ou seja, o objetivo do estudo?

b) Como os autores planejaram o estudo: delineamento da pesquisa e grupos de estudo. A quem se aplica os resultados encontrados?

c) Quais foram os fatores de risco estudados (variáveis preditoras) e o(s) desfecho(s)?

d) Avalie a Tabela 3 - Evolução clínica comparando pacientes de idade menor de 6 meses e maior de 6 meses, em relação a prognóstico. Qual foi o teste estatístico utilizado, a hipótese nula e a interpretação do p-valor nesta tabela?

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 69 - Imagem corporal[editar | editar código-fonte]

Para resolver esse desafio você deve primeiro ler o artigo científico: Insatisfação com a imagem corporal e relação com estado nutricional, adiposidade corporal e sintomas de anorexia e bulimia em adolescentes. Martins et al. Acessível em: link

Beleza na fiestra.jpg

Faça uma análise crítica da metodologia cientifica utilizada, seguindo o roteiro:

a) Qual foi a questão da pesquisa a ser respondida, ou seja, o objetivo do estudo?

b) Como os autores planejaram o estudo: delineamento da pesquisa e grupos de estudo. Como foi realizado o cálculo amostral?

c) Quais foram os fatores de risco estudados (variáveis preditoras) e o(s) desfecho(s)?

d) Analise a Tabela 2 – OR para insatisfação com a imagem corporal (categoria de referência: satisfeita) em adolescentes do sexo feminino segundo indicadores antropométricos e presença de sintomas de anorexia e bulimia – Santa Maria, RS Brasil, 2007. Interprete o valor do OR e do intervalo de confiança de 95%.

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 70 - Auto imagem[editar | editar código-fonte]

Para resolver esse desafio você deve primeiro ler o artigo científico: Medidas autorreferidas versus medidas

aferidas de peso e altura de adolescentes residentes em áreas rurais de Piedade, São Paulo*. Enes et al. Acessível em: link

Mulher no Espelho (2367408133).jpg

Faça uma análise crítica da metodologia cientifica utilizada, seguindo o roteiro:

a) Qual foi a questão da pesquisa a ser respondida, ou seja, o objetivo do estudo?

b) Como os autores planejaram o estudo: delineamento da pesquisa e grupos de estudo. A seleção da amostra foi aleatória?

c) Analise a Tabela 1 – Médias e desvios padrão dos erros absolutos das medidas de peso, altura e IMC segundo sexo e idade. Piedade - SP, 2005. Qual foi o teste estatístico utilizado, a hipótese nula e a interpretação do p-valor?

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 71 - Prática de esportes I[editar | editar código-fonte]

Para resolver esse desafio você deve primeiro ler o artigo científico: Prática de esportes durante a adolescência e atividade física de lazer na vida adulta

Recanto das Emas terá o primeiro Centro de Artes e Esportes Unificados do Distrito Federal (27718361450).jpg

*. Alves et al. Acessível em: link Faça uma análise crítica da metodologia cientifica utilizada, seguindo o roteiro:

a) Qual foi a questão da pesquisa a ser respondida, ou seja, o objetivo do estudo?

b) Como os autores planejaram o estudo: delineamento da pesquisa e critérios de inclusão dos sujeitos da pesquisa. Qual foi a variável estudada e como elas se distribuem no tempo (passado / presente / futuro).

c) Analise a seguinte frase dos autores retirada dos Resultados:

"Na amostra estudada, o sedentarismo aumentou de 20,6%, na adolescência, para 79,4% na idade adulta, no momento da pesqui- sa. O incremento observado foi estatisticamente significante (tes- te de McNemar: p < 0,001; tabela 1). O odds ratio para amostras pareadas foi igual a 45 (90/2; IC 95%: 12,1 a 377,3)"

Explique esse resultado, utilizando as seguintes etapas:

  • Qual foi o teste estatístico utilizado e porque ele se aplica à analise em questão?
  • Qual foi a hipótese nula? ele foi rejeitada? o que isso significa?
  • Interprete a razão de chances (odes radio) e o intervalo de confiança de 95%

Fundamente as suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 72: Tuberculose e AIDS[editar | editar código-fonte]

Para resolver esse desafio você deve primeiro ler o artigo científico: Causas múltiplas de morte relacionadas à Tuberculose no Estado de São Paulo, 1998, Santo et al. Acessível em: link Faça uma análise crítica da metodologia cientifica utilizada, seguindo o roteiro:

Aids in afrika.jpg
  • a) Como você acha que a bioestatística pode ser útil para avaliar a associação entre Tuberculose e AIDS como causa de morte nesse estudo? b) Como os autores planejaram o estudo: qual foi o delineamento da pesquisa? como a amostra foi selecionada? c) Analise a Tabela 3 do estudo: Número e percentagem de óbitos devidos a Aids e outras causas, segundo sexo e formas clínicas de tuberculose como causas associadas de morte, Estado de São Paulo, 1998. Interprete esse resultado, utilizando as seguintes etapas:
    • Qual foi o teste estatístico utilizado e porque ele se aplica à analise em questão?
    • Qual foi a hipótese nula? ela foi rejeitada?
    • Foi possível associar todas as formas de Tuberculose à AIDS, na análise de causas de óbito? Fundamente as suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Questão 73 - Álcool e adolescência[editar | editar código-fonte][editar | editar código-fonte]

Para resolver esse desafio você deve primeiro ler o artigo científico: Álcool e adolescentes: estudo para implementar políticas municipais,

Vieira et al. Acessível em: link

Faça uma análise crítica da metodologia cientifica utilizada, seguindo o roteiro:

a) Qual foi a questão da pesquisa a ser respondida, ou seja, o objetivo do estudo?

b) Como os autores planejaram o estudo: delineamento da pesquisa e critérios de inclusão dos sujeitos da pesquisa. A amostra foi aleatória?

c) Analise a Tabela 3 da seção Resultados desse artigo: Forma de aquisição de álcool na última ocasião que menores de 18 anos beberam. Paulínia, SP, 2004. (N=1.075). Qual é o significado do intervalo de confiança de 95% apresentado para a frequência das diferentes formas de adolescentes adquirir alcool?

d) Suponha que os pesquisadores resolvam repetir a pesquisa em uma outra cidade do estado de SP. Calcule uma amostra para o estudo tomando como base na prevalência de uso de álcool de 62,2% encontrada no estudo de Paulínea, aceitando-se um erro de 2% e 95% de confiança.

Sugestão: n = [Zalfa/2]2 pq / E2

Fundamente as suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.