Iniciação à Pesquisa Científica em Saúde/ REPOSITÓRIO DE EXERCÍCIOS RESOLVIDOS/ Exercício 49: Escore APACHE II
Questão 49: Escore APACHE II
[editar | editar código-fonte]Em um hospital, um estudo foi conduzido a partir de uma amostra aleatória simples de 301 mulheres grávidas internadas em uma Unidade de Tratamento Intensivo obstétrica. O escore APACHE é um número calculado através de variáveis clínicas, que estima o risco de morrer. Os escores de cada uma das mulheres na admissão foi representado no gráfico a seguir, separados por ocorrência de óbito após internação (sim / não).
Estatística descritiva:
- Mulheres que tiveram alta (vivas) (n=247): Apache teve valor médio 9,8 ± 4,1
- Mulheres que não tiveram alta (morte na UTI) (n=34): Apache teve valor médio 14,8 ± 6,2
Analisando o gráfico de caixas que apresenta de forma sumariada os resultados e também as informações da estatística descritiva é possível ter uma idéia da ocorrência dos valores do escore APACHE e de sua distribuição nos grupos de estudo. Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a que está CORRETA:
a) A análise do gráfico de caixas nos permite afirmar que mulheres grávidas admitidas em UTI com maior escore APACHE possuem maior risco de morte.
b) A variabilidade da variável escore APACHE, representada pelo desvio padrão, indica que os valores das mulheres que saíram vivas variou de 5,7 a 13,9.
c) Admitindo-se que os valores do escore APACHE tendem para distribuição normal, o Teste-t de médias está indicado para a comparação entre os grupos (óbito sim / óbito não).
d) Para comparar estatisticamente os valores do escore APACHE entre as mulheres que sobreviveram e as que morreram, o teste mais indicado é um qui-quadrado.
Explique porque das respostas incorretas e corretas e fundamente sua resposta com referências bibliográficas.
Resposta da questão:
[editar | editar código-fonte]Indexadores do tema deste exercício
[editar | editar código-fonte]Apresentação de dados científicos sobre saúde
Preparação e análise de gráficos sobre dados de saúde
Comparação entre grupos amostrais em saúde