Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Transfiguração

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Transfiguração
  • tipo = Matéria/Habilidade
  • características =
  • Aparece pela Primeira Vez = A Pedra Filosofal


Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Transfiguração é da família de feitiços que são usados para transformar uma espécie de coisa em outra coisa. Em Hogwarts, Transfiguração é ensinada pela Professora Minerva McGonagall.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Transfiguração cobre um grande número de feitiços. No nível mais baixo de uma escala, o primeiro feitiço de Transfiguração aprendido na classe de Harry é fazer um fósforo se tornar uma agulha; os feitiços mais complexos incluem transformar criaturas de uma espécie, em outra. Isso também inclui discussões sobre Animagos, embora não seja explicado como se tornar um.

Como foi mencionado, Transfiguração é uma matéria básica, possivelmente em todas as escolas, não apenas Hogwarts, como ouvimos a Professora McGonagall falar com Neville, no livro O Cálice de Fogo, apenas para não revelar que ele ainda não consegue fazer um simples feitiço de mudança. Assim temos a única menção a esse feitiço, e não temos idéia de há quanto tempo Neville está tentando aprender; pelo tom exasperado de McGonagall, no entanto, acreditamos que era algo para Neville ter aprendido no ano anterior, e ele ainda não conseguia realizar de forma aceitável. Pela preocupação de McGonagall ao perceber uma possível falha ao ensinar sua matéria, sugere que Transfiguração, incluindo Feitiços de Troca, é ensinada em Beauxbatons e em Durmstrang.

No livro “Contos de Beedle, o Bardo”, é mencionado que a Professora McGonagall aprendeu e realizou a transformação em Animago como parte de sua pesquisa em Transfiguração. Também ficamos sabendo nesse livro, que a transformação em Animago, permite ao bruxo manter sua inteligência humana. Assim mesmo, é possível teoricamente, que ao se transfigurar em animal o bruxo acabe ficando com a inteligência do animal, e fique preso à forma do animal até que outro bruxo o retorne à sua forma humana.

No livro O Cálice de Fogo, capitulo 26, Viktor Krum usa uma Transfiguração parcial para ficar com cabeça de tubarão, de modo a poder respirar dentro d´água. Isso é, claramente, uma exceção a regra acima que visa impedir que alguém se transforme em animal. Acreditamos que essa é uma magia muito avançada, uma vez que seria necessário dar a si mesmo o focinho do tubarão e guelras, enquanto mantém seu cérebro humano, de modo a desfazer o feitiço depois.


Análise[editar | editar código-fonte]

Transfiguração é uma aula prática, e portanto é relativamente barulhenta, com os alunos lançando feitiços e, as vezes, o barulho dos animais usados na experiência. Nesse caso, é um dos lugares onde o Trio se sente a vontade para discutir acontecimentos. Por causa do potencial dos feitiços darem errados, também é um lugar onde tem bastante diversão. As possibilidades, de conversação e diversão, no entanto, são bem diminuídas por conta da seriedade da Professora McGonagall, que mantém sua turma sob firme controle.

Como mencionado no artigo Feitiços, a diferença entre Feitiços (os quais mudam a coisa sem mudar sua natureza essencial) e Transfiguração (que muda a natureza essencial) é algo bastante vago. Na aula de Transfiguração, vemos Ron passar dificuldades com um feitiço de Silencio, e depois há menção de um feitiço de Desaparição, quando é dito que é mais difícil desaparecer com animais vivos do que objetos inanimados. Seja Silenciado ou Sumido, no entanto, o objeto permanece intrinsecamente o mesmo, um sapo silenciado ainda é um sapo, enquanto que um rato desaparecido, se puder reaparecer, não perde sua natureza essencial de rato.

Nas primeiras aulas de Trasfiguração, a Professora McGonagall transforma sua mesa em um porco, e depois retorna ao que era antes. Mais tarde, vemos aulas onde os alunos devem transformar bules em tartarugas. Isso levanta uma pergunta estranha, é possível que esse tipo de magia permita ao bruxo, criar vida? Essa pergunta nunca foi feita nos livros.

É possível que isso seja apenas um dispositivo literário, uma vez que a maioria das transfigurações tenham sido feitas entre coisas com a mesma primeira letra.

Nota: isso funciona bem em inglês, o idioma original do livro.

Já mencionamos a transfiguração de teapots e tortoises (bules e tartarugas) e também de beetles (besouros) e buttons (botões); um erro no exame de N.O.M.s de Transfiguração fez com que um aluno criasse um bando de flamingos (flamingos) ao invés de um ferret (furão).

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]