Guia do Linux/Iniciante+Intermediário/Permissões de acesso a arquivos e diretórios/Tipos de Permissões de acesso

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Tipos de Permissões de acesso[editar | editar código-fonte]

Quanto aos tipos de permissões que se aplicam ao dono, grupo e outros usuários, temos 3 permissões básicas:

  • r - Permissão de leitura para arquivos. Caso for um diretório, permite listar seu conteúdo (através do comando ls, por exemplo).
  • w - Permissão de gravação para arquivos. Caso for um diretório, permite a gravação de arquivos ou outros diretórios dentro dele.

Para que um arquivo/diretório possa ser apagado, é necessário o acesso a gravação.

  • x - Permite executar um arquivo (caso seja um programa executável). Caso seja um diretório, permite que seja acessado através do comando cd (veja [ch-cmdd.html#s-comando-cd cd, Seção 8.2] para detalhes).

As permissões de acesso a um arquivo/diretório podem ser visualizadas com o uso do comando ls -la. Para maiores detalhes veja [ch-cmdd.html#s-comando-ls ls, Seção 8.1]. As 3 letras (rwx) são agrupadas da seguinte forma:


     -rwxrwxrwx   gleydson   users  teste

Virou uma bagunça não? Vou explicar cada parte para entender o que quer dizer as 10 letras acima (da esquerda para a direita):

  • A primeira letra diz qual é o tipo do arquivo. Caso tiver um "d" é um diretório, um "l" um link a um arquivo no sistema (veja [ch-cmdv.html#s-cmdv-ln ln, Seção 10.4] para detalhes) , um "-" quer dizer que é um arquivo comum, etc.
  • Da segunda a quarta letra (rwx) dizem qual é a permissão de acesso ao dono do arquivo. Neste caso gleydson ele tem a permissão de ler (r - read), gravar (w - write) e executar (x - execute) o arquivo teste.
  • Da quinta a sétima letra (rwx) diz qual é a permissão de acesso ao grupo do arquivo. Neste caso todos os usuários que pertencem ao grupo users tem a permissão de ler (r), gravar (w), e também executar (x) o arquivo teste.
  • Da oitava a décima letra (rwx) diz qual é a permissão de acesso para os outros usuários. Neste caso todos os usuários que não são donos do arquivo teste tem a permissão para ler, gravar e executar o programa.

Veja o comando [#s-perm-chmod chmod, Seção 13.7] para detalhes sobre a mudança das permissões de acesso de arquivos/diretórios.