Guia do Linux/Iniciante+Intermediário/Permissões de acesso a arquivos e diretórios/Etapas para acesso a um arquivo/diretório

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Etapas para acesso a um arquivo/diretório[editar | editar código-fonte]

O acesso a um arquivo/diretório é feito verificando primeiro se o usuário que acessará o arquivo é o seu dono, caso seja, as permissões de dono do arquivo são aplicadas. Caso não seja o dono do arquivo/diretório, é verificado se ele pertence ao grupo correspondente, caso pertença, as permissões do grupo são aplicadas. Caso não pertença ao grupo, são verificadas as permissões de acesso para os outros usuários que não são donos e não pertencem ao grupo correspondente ao arquivo/diretório.

Após verificar aonde o usuário se encaixa nas permissões de acesso do arquivo (se ele é o dono, pertence ao grupo, ou outros usuários), é verificado se ele terá permissão acesso para o que deseja fazer (ler, gravar ou executar o arquivo), caso não tenha, o acesso é negado, mostrando uma mensagem do tipo: "Permission denied" (permissão negada).

O que isto que dizer é que mesmo que você seja o dono do arquivo e definir o acesso do dono (através do comando chmod) como somente leitura (r) mas o acesso dos outros usuários como leitura e gravação, você somente poderá ler este arquivo mas os outros usuários poderão ler/grava-lo.

As permissões de acesso (leitura, gravação, execução) para donos, grupos e outros usuários são independentes, permitindo assim um ní­vel de acesso diferenciado. Para maiores detalhes veja [#s-perm-tipos Tipos de Permissões de acesso, Seção 13.2].

Lembre-se: Somente o dono pode modificar um arquivo/diretório!

Para mais detalhes veja os comandos [#s-perm-chown chown, Seção 13.9] e [#s-perm-chgrp chgrp, Seção 13.8].