Guia do Linux/Iniciante+Intermediário/Comandos para manipulação de contas/adduser

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

adduser[editar | editar código-fonte]

Adiciona um usuário ou grupo no sistema. Por padrão, quando um novo usuário é adicionado, é criado um grupo com o mesmo nome do usuário. Opcionalmente o adduser também pode ser usado para adicionar um usuário a um grupo (veja [#s-cmdc-incluirgrupo Adicionando o usuário a um grupo extra, Seção 12.10]). Será criado um diretório home com o nome do usuário (a não ser que o novo usuário criado seja um usuário do sistema) e este receberá uma identificação. A identificação do usuário (UID) escolhida será a primeira disponí­vel no sistema especificada de acordo com a faixa de UIDS de usuários permitidas no arquivo de configuração /etc/adduser.conf. Este é o arquivo que contém os padrões para a criação de novos usuários no sistema.

adduser [opções] [usuário/grupo]

Onde:

usuário/grupo
Nome do novo usuário que será adicionado ao sistema.
opções
-disable-passwd
Não executa o programa passwd para escolher a senha e somente permite o uso da conta após o usuário escolher uma senha.
--force-badname
Desativa a checagem de senhas ruins durante a adição do novo usuário. Por padrão o adduser checa se a senha pode ser facilmente adivinhada.
--group
Cria um novo grupo em vez de um novo usuário. A criação de grupos também pode ser feita pelo comando addgroup.
-uid [num]
Cria um novo usuário com a identificação [num] em vez de um procurar o próximo UID disponí­vel.
-gid [num]
Faz com que o usuário seja parte do grupo [gid] em vez de um pertencer a um novo grupo que será criado com seu nome. Isto é útil caso deseje permitir que grupos de usuários possam ter acesso a arquivos comuns.

Caso estiver criando um novo grupo com adduser, a identificação do novo grupo será [num].

--home [dir]
Usa o diretório [dir] para a criação do diretório home do usuário em vez de um usar o especificado no arquivo de configuração /etc/adduser.conf.
--ingroup [nome]
Quando adicionar um novo usuário no sistema, coloca o usuário no grupo [nome] em vez de criar um novo grupo.
--quiet
Não mostra mensagens durante a operação.
--system
Cria um usuário de sistema em vez de um usuário normal.

Os dados do usuário são colocados no arquivo /etc/passwd após sua criação e os dados do grupo são colocados no arquivo /etc/group.

OBSERVAÇÃO: Caso esteja usando senhas ocultas (shadow passwords), as senhas dos usuários serão colocadas no arquivo /etc/shadow e as senhas dos grupos no arquivo /etc/gshadow. Isto aumenta mais a segurança do sistema porque somente o usuário root pode ter acesso a estes arquivos, ao contrário do arquivo /etc/passwd que possui os dados de usuários e devem ser lidos por todos.