Guia do Linux/Avançado/Gerenciamento de contas e cuidados para a proteção de senhas/Melhorando a segurança das senhas armazenadas em seu sistema

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Melhorando a segurança das senhas armazenadas em seu sistema[editar | editar código-fonte]

Shadow Passwords[editar | editar código-fonte]

Senhas Ocultas (shadow passwords) aumentam consideravelmente a senha do seu sistema pois as senhas serão armazenadas em um arquivo separado: /etc/shadow para senhas de usuários e /etc/gshadow para senhas de grupos. Estes dois arquivos poderão ser acessados somente pelo usuário root. O armazenamento de senhas no arquivo /etc/passwd e /etc/groups não é seguro, estes arquivos devem ser lidos por todos os usuários porque muitos programas mapeiam a UID do usuário com seu nome e vice versa.

O utilitário shadowconfig é usado para ativar/desativar o suporte a senhas ocultas (de usuários e grupos) em seu sistema. Adicionalmente os utilitários pwconv/grpconv podem ser usados separadamente para ativar o suporte a senhas ocultas de usuários/grupos e pwunconv/grpunconv para desativar este suporte.

ATENÇÃO: Caso você inclua usuários em grupos manualmente no arquivo /etc/passwd, também precisará fazer isto no arquivo /etc/shadow para que não tenha problemas. Esta tarefa é feita automaticamente com o comando adduser usuário grupo. O programa vipw e vigr também podem ser usados com a opção -s para editar os arquivos /etc/shadow e /etc/gshadow respectivamente.


Senhas MD5[editar | editar código-fonte]

O sistema de criptografia usado pelas senhas MD5 é mais seguro que o padrão Crypto e permitem o uso de senhas maiores do que 8 caracteres.

O uso de senhas MD5 é recomendado para aumentar o nível de proteção da senha. Não use caso estiver executando um serviço de NIS. OBS: Caso utilize senhas MD5 em um sistema com PAM, inclua a palavra md5 na linha de configuração do método de autenticação password do módulo pam_unix.so:


     password required pam_unix.so md5