Discussão:Análise real/Arquivo LQT 1: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Jahnke (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 23: Linha 23:
* bom, é claro que esses temas que vc disse são vistos em análise, mas é só ter calma que vai ter tudo. Tenha paciencia, por favor. Pois estou me empenhando, se eu tivesse ajuda de alguém seria muito bom.
* bom, é claro que esses temas que vc disse são vistos em análise, mas é só ter calma que vai ter tudo. Tenha paciencia, por favor. Pois estou me empenhando, se eu tivesse ajuda de alguém seria muito bom.
* mais uma coisa, quando escrever algo sempre coloque <nowiki>~~~~</nowiki> ai vai aparecer assim ó, (nome e data) --> [[Usuário:Thiago Marcel|Thiago Marcel]] 05h08min de 17 de Março de 2008 (UTC)
* mais uma coisa, quando escrever algo sempre coloque <nowiki>~~~~</nowiki> ai vai aparecer assim ó, (nome e data) --> [[Usuário:Thiago Marcel|Thiago Marcel]] 05h08min de 17 de Março de 2008 (UTC)

== Ainda sobre tradução e ideal ==

* Quando eu falei em texto introdutório eu me referia a um texto de igual tamanho (e espero que com o tempo, de igual ou melhor qualidade) que o livro-texto "Um curso de Análise" de Elon Lages Lima ou "Principles of Matematical Analysis" do Rudin.

* O texto que eu escrevi sobre Seqüências não é uma tradução do livro original em inglês, lá o autor trata da completude dos números reais de outra forma, enquanto no texto que eu escrevi eu assumi a propriedade do supremo e então usei essa propriedade para (começar a) mostrar que toda Seqüência de Cauchy converge. E um espaço completo eu defini (vou definir no texto) como um espaço onde toda seqüência de Cauchy converge. Você prefere que eu substitua o texto pela tradução? Tem alguma sugestão de como combinar ambos os textos de forma com que seja aproveitável o que eu escrevi no livro?

* Eu estou disposto a ajudar na elaboração/tradução do texto, mas atualmente apenas posso me dedicar por alguns minutos aos finais de semana.

--[[Usuário:Jahnke|Jahnke]] 11h37min de 17 de Março de 2008 (UTC)

Revisão das 11h37min de 17 de março de 2008

Índice remissivo?

  • O link para "índice" que aparece nos Apêndices, é para um futuro "Índice remissivo", como esse? Se for isso, talvez seja melhor colocar o nome completo, não apenas "índice". O que acha? Helder 20h33min de 12 de Março de 2008 (UTC)
  • Sei lá, ainda não pensei nisso, mas espera acabar a tradução completa do livro pra mim decidir =)Thiago Marcel 20h39min de 12 de Março de 2008 (UTC)

Organização

Olá, eu tenho algumas idéias para deixar o livro mais sucinto:

  • O texto sobre naturais e inteiros é muito grande, acho que ele tira o foco do livro, que é estudar os números reais. Talvez seja interessante aprensentar os inteiros apenas como base para mostrar como o Princípio da Indução funciona, apresentar o Princípio da Boa Ordem e a idéia de enumerabilidade, que são muito úteis no estudo da análise real. Então sugiro apenas apresentação dos axiomas de Peano e deixar as outras abordagens dos inteiros para um curso de álgebra.
  • Para um primeiro curso de Análise, acredito que seja mais interessante fazer uma introdução axiomática dos reais e então ir desenvolvendo as propriedades conforme os axiomas forem apresentados. Por exemplo, inicialmente podemos definir um corpo e apresentar as propriedades deles. Depois que as principais propriedades forem apresentadas, definimos corpo ordenado e continuamos com esse processo até chegarmos ao tão importante corpo ordenado completo arquimediano.
  • O tópico de seqüências e séries sugere a criação de um texto sobre a construção dos números reais, eu acho que esse seria um assunto mais interessante a ser abordado num apêndice do livro.

Em resumo, acho que seria interessante que esse livro abordasse o material de Análise Real que usualmente é ensinado num primeiro curso de Análise, de duração de um semestre. Antes um livro curto e bem acabado do que um muito grande e incompleto. [| Jahnke] 12h16min de 16 de Março de 2008 (UTC)

MEU IDEAL

  • Olá, na verdade esse livro não seria um livro "introdutório" baseado num curso de 1 semestre, que nesse caso é um curso pra "licenciatura", mas é um curso completo feito pra qualquer pessoa entender que queira saber algo sobre o assunto e ao mesmo tempo pra pessoas que queiram saber tudo sobre o assunto. Nesse caso é um curso pra duração de 2 semestres, que é dado geralmente no "bacharel".
  • se alguem quer alguma coisa básica, esse livro vai oferecer tudo de forma simples e acessível a qualquer pessoa interessada no assunto.
  • no primeiro momento desejo apenas traduzir do original. Quando tiver pronto, vou tornar o texto acessível, é claro que esse trabalho é arduo, pois o que é trivial pra mim, não é trivial a outras pessoas que por exemplo fizeram uma licenciatura light. E, por isso, que entra a ajuda de outras pessoas, indicando onde houve o famoso "pulo", que torna o texto inacessível.
  • num segundo momento vou trabalhar exercícios e problemas envolvendo análise, propondo exercícios de muitos livros de análise e resolvendo de maneira que qualquer pessoa entenda.
  • bom, é claro que esses temas que vc disse são vistos em análise, mas é só ter calma que vai ter tudo. Tenha paciencia, por favor. Pois estou me empenhando, se eu tivesse ajuda de alguém seria muito bom.
  • mais uma coisa, quando escrever algo sempre coloque ~~~~ ai vai aparecer assim ó, (nome e data) --> Thiago Marcel 05h08min de 17 de Março de 2008 (UTC)

Ainda sobre tradução e ideal

  • Quando eu falei em texto introdutório eu me referia a um texto de igual tamanho (e espero que com o tempo, de igual ou melhor qualidade) que o livro-texto "Um curso de Análise" de Elon Lages Lima ou "Principles of Matematical Analysis" do Rudin.
  • O texto que eu escrevi sobre Seqüências não é uma tradução do livro original em inglês, lá o autor trata da completude dos números reais de outra forma, enquanto no texto que eu escrevi eu assumi a propriedade do supremo e então usei essa propriedade para (começar a) mostrar que toda Seqüência de Cauchy converge. E um espaço completo eu defini (vou definir no texto) como um espaço onde toda seqüência de Cauchy converge. Você prefere que eu substitua o texto pela tradução? Tem alguma sugestão de como combinar ambos os textos de forma com que seja aproveitável o que eu escrevi no livro?
  • Eu estou disposto a ajudar na elaboração/tradução do texto, mas atualmente apenas posso me dedicar por alguns minutos aos finais de semana.

--Jahnke 11h37min de 17 de Março de 2008 (UTC)