Grego moderno/Vocabulário/Apresentações: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
[edição não verificada][edição não verificada]
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 202: Linha 202:
Textos Exemplificativos. 5.
Textos Exemplificativos. 5.
Anotações. Vocabulários. Exercícios
Anotações. Vocabulários. Exercícios
******************************************************************** SEGUNDA SECÇÃO [ 15 LIÇÕES DE TEXTOS TEMÁTICOS ]
********************************************************************
SEGUNDA SECÇÃO [ 15 LIÇÕES DE TEXTOS TEMÁTICOS ]
*********************************************************************
*********************************************************************
TERCEIRA SECÇÃO. BIBLIOGRAFIA
TERCEIRA SECÇÃO. BIBLIOGRAFIA

Revisão das 16h36min de 26 de novembro de 2007

GRAMÁTICA DE GREGO MODERNO QUARTA PARTE. GREGO MODERNO EM 20 LIÇOES. CURSO DE LÍNGUA NEO-HELÊNICA PARA AUTODIDATAS.

SUMÁRIO. O curso que constituirá a quarta parte da gramática de grego moderno, dividir-se-á em três secções.

Na primeira secção, haverá cinco lições de gramática básica e exercícios resolvidos que, além de tratarem de morfologia, também servirão para introduzir terminologia gramatical e vocabulário básico. Na segunda secção, constituída por quinze lições, com textos temáticos, aprofunda-se o estudo da sintaxe, do vocabulário acadêmico e da fraseologia.

Na terceira secção, incluimos uma curta bibliografia, indicando obras publicadas recentemente no exterior e disponíveis em bibliotecas brasileiras. Infelizmente, em português ainda não há nada, a não ser alguns trabalhos valiosos sobre grego bíblico.

Descrição dos objetivos do curso. O objetivo principal do curso é ensinar a ler textos acadêmicos laicos na língua neo-helênica.Acreditamos que também possa fornecer elementos subsidiários para a leitura do grego bíblico da Septuaginta e mais ainda dos Evangélios.

Estes dois documentos estão na raiz da formação do grego moderno, e podem ser abordados imediatamente por quem se dispuser a aprender o alfabeto grego e conseguir assimilar as primeiras noções básicas da gramática. Isto é perfeitamente viável, atualmente, visto que existem não só um enorme suporte bibliográfico para estes dois textos, como também transcrições no alfabeto latino, em beta-code, com ,análises gramaticais e traduções interlineares, conforme indicaremos na bibliografia.

INTRODUÇÃO.

GREGO MODERNO EM 20 LIÇOES. PRIMEIRA SECÇÃO. MORFOLOGIA

CONTEÚDO

PRIMEIRA LIÇÃO.

Gramática. O caráter da língua grega em comparação com o português e o latim. O alfabeto grego e os modos de transcrevê-lo. Como ler grego nos caracteres gregos ou latinos. Convenções da transcrição dos textos. Os pronomes pessoais do caso reto e a noção de declinação. Os verbos auxiliares échw έχω, ter, e eímai είμαι, ser. As particulas verbais: tha θα, na να, den δεν, mj μη, as ας e gia για . O verbo bíblico eími είμι. Advérbios e as preposições demóticas e clássicas. Texto I. Texto Exemplificativo. Anotações.Vocabulários.Exercícios.

SEGUNDA LIÇÃO. Gramática. Pronomes demonstrativos e pronomes possessivos. A Flexão de Caso.Declinação dos Artigos Definidos e Indefinidos. Declinação dos Substantivos Masculinos. Declinação dos Substantivos Femininos Declinação dos Substantivos Neutros. Declinação dos Adjetivos. Graus de Comparação dos Adjetivos. Advérbios de Modo. Formação de advérbios de modo. Texto II. Anotações, Vocabulários.Exercícios.

TERCEIRA LIÇÃO Gramática. A Noção de Aspecto no Verbo Grego.O Perfectivo e o Imperfectivo. Os Dois Temas da Conjugação do Verbo Grego. O Tema Do Presente e o Tema do Passado. As Duas Conjugações do Verbo Grego. Voz Ativa e Voz Passiva. Os Temas Aspectuais do Verbo. Determinação do Tema do Presente. Tempos do Presente. O Imperfeito. O Futuro Contínuo Aplicações nas Vozes Ativa e Passiva. Declinação dos Pronomes Pessoais. Acusativo e Dativo dos Pronomes Pessoais. Adjetivos e Advérbios de Modo, Graus de Comparação do Adjetivo e do Advérbio. Texto III. Anotações.Vocabulários.Exercícios.

QUARTA LIÇÃO. Gramática. Os Temas Aspectuais do Verbo Determinação do Tema do Passado ou do Aóristo. Tempos do Passado. O Passado Simples ou Aóristo.Construção do Indefinido. O Futuro Contínuo. O Futuro Punctual Exemplos dos Tempos do Passado na Voz Ativa e na Voz Passiva. A Conjugação Perifrástica com o Verbo Échw έχω, ter. Texto IV. Anotações ao Texto. Vocabulários. Exercícios.

QUINTA LIÇÃO. Gramática. Os Particípios Ativo e Passivo. A Conjugação Perifrástica com o Verbo Eímai είμαι, ser. A Conjugação dos Verbos Irregulares. Texto V. Anotações .Vocabulários .Exercícios.

SEGUNDA SECÇÃO. SINTAXE. DA LÍNGUA NEO-HELÊNICA. CURSO DE GREGO MODERNO EM 20 LIÇÕES. LIÇÕES DE LEITURA DE VI A XV.

Nesta segunda secção, iniciaremos a leitura de textos mais extensos, temáticos, nas diversas areas para fixação das normas básicas da sintaxe.neo-helênica. A ênfase será na aquisição de vocabulário e fraseologia, uma vez que a ordem das palavras em grego é quase a mesma da língua portuguesa.

Simplesmente coletaremos íntegros ou compilaremos alguns textos gregos para estudo do vocabulário e da sintaxe. Nosso objetivo será o de indicar procedimentos úteis para o estudo autodidático do grego. Não compilaremos uma antologia de referência, com trechos de grandes escritores.

Nossa verdadeira antologia em língua neo-helênica já está na Internet, na forma de uma imensa biblioteca em grego moderno, clássico, bizantino, e bíblico.

SEXTA LIÇÃO. ΈΚΤΟ ΜΆΘΗΜΑ.

Texto VI. Biologia. O Corpo Humano, Saúde. Higiene. Κείμενο VI. Η βιολογία. Το Ανθρώπινο Σώμα. Υγεία. Υγιεινή. Anotações .Vocabulário .Exercícios. Σημειώσεις. Λεξιλόγιο. Ασκήσεις.

SÉTIMA LIÇÃO. ΈΒΔΟΜΟ ΜΆΘΗΜΑ. Texto. VII. A Família. A Escola. A Sociedade Humana. Κείμενο VII. Η Οικογένεια. Το Σχολείο. Η Ανθρώπινη Κοινωνία. Anotações .Vocabulário .Exercícios. Σημειώσεις. Λεξιλόγιο. Ασκήσεις.

OITAVA LIÇÃO. ΜΆΘΗΜΑ ΌΓΔΟΟΣ. Texto VIII. A Globalização Econômica e Suas Consequências. Κείμενο VIII.Η Οικονομική Παγκοσμιοποίηση και οι Συνέπειές της. Anotações .Vocabulário .Exercícios. Σημειώσεις. Λεξιλόγιο. Ασκήσεις

NONA LIÇÃO. ΈΝΑΤΟ ΜΑΘΗΜΑ. Texto IX. Os Países: Geografia, População, Clima, e Ecologia Κείμενο ΙΧ. Οι Χώρες: Η Γεωγραφία. Ο Πληθυσμός. Το Κλίμα. Η Οικολογία. Anotações .Vocabulário .Exercícios. Σημειώσεις. Λεξιλόγιο. Ασκήσεις.

DÉCIMA LIÇÃO. ΔΈΚΑΤΟ ΜΆΘΗΜΑ. Κείμενο. XI. Η Φιλοσοφία Και Οι Φιλοσοφοι Της Ελλαδας Texto X. A Filosofia e os Filósofos da Grécia. Anotações .Vocabulário .Exercícios. Σημειώσεις. Λεξιλόγιο. Ασκήσεις

DECIMA PRIMEIRA LIÇÃO. ΕΝΔΈΚΑΤΟ ΜΆΘΗΜΑ. Texto XI. História da Ciência e da Tecnologia. Κείμενο Χ. Ιστορία Της Επιστήμης Και Της Τεχνολογίας. Anotações .Vocabulário .Exercícios. Σημειώσεις. Λεξιλόγιο. Ασκήσεις

DÉCIMA SEGUNDA LIÇÃO. ΔΩΔΈΚΑΤΟ ΜΆΘΗΜΑ. Texto XII. O Pensamento Social, Político e Religioso. Κείμενο ΧΙΙ. Κοινωνική Πολιτική Και Θρησκευτική Σκέψη. Anotações .Vocabulário. Exercícios. Σημειώσεις. Λεξιλόγιο. Ασκήσεις

DÉCIMA TERCEIRA LIÇÃO. ΔΕΚΑΤΟ ΤΡΙΤΟ ΜΑΘΗΜΑ Texto XIII, O Pensamento Social e Econômico. Κείμενο ΧIII. Η Κοινωνική Και Οικονομική Σκέψη. Anotações .Vocabulário .Exercícios. Σημειώσεις. Λεξιλόγιο. Ασκήσεις.

DÉCIMA QUARTA LIÇÃO. ΔΈΚΑΤΟ ΤΈΤΑΡΤΟ ΜΆΘΗΜΑ. Texto XIV. O Desenvolvimento Econômico Moderno Κείμενο XIV. Η Σύγχρονη Οικονομική Ανάπτυξη. Anotações .Vocabulário .Exercícios. Σημειώσεις. Λεξιλόγιο. Ασκήσεις.

DÉCIMA QUINTA LIÇÃO. ΤΟ ΔΈΚΑΤΟ ΠΈΜΠΤΟ ΜΆΘΗΜΑ Texto XV. História e Política no Mundo do Século XX. Κείμενο XV. Ιστορία Και Πολιτική Στον Κόσμο Του Εικοστού Αιώνα. Anotações .Vocabulário .Exercícios. Σημειώσεις. Λεξιλόγιο. Ασκήσεις.

TERCEIRA SECÇÃO. BIBLIOGRAFIA PARA ESTUDO DA LÍNGUA NEO-HELÊNICA. Μια Βιβλιογραφία Για Τη Μελέτη Της Νέας Ελληνικής Γλώσσας. Τα Σύγχρονα Ελληνικά. GREGO MODERNO.


DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA SECÇÃO.QUARTA PARTE.DA GRAMÁTICA DE GREGO MODERNO. CURSO DE LÍNGUA NEO-HELÊNICA PARA AUTODIDATAS.GREGO MODERNO EM 20 LIÇOES. SUMÁRIO. Este curso, dividido em três secções, constitui a quarta parte da Gramática de Grego Moderno. A primeira secção contém cinco lições de gramática básica e exercícios, que tratam de morfologia, introduzem terminologia gramatical e vocabulário básico. Constituída por quinze lições de textos temáticos, a segunda secção aprofunda o estudo da sintaxe, do vocabulário acadêmico e da fraseologia. A bibliografia, constitui a terceira secção.O objetivo principal do curso é a leitura de textos acadêmicos na língua neo-helênica, mas acreditamos que também possa fornecer subsídios para a leitura do grego bíblico, da Septuaginta e dos Evangélios, documentos que estão na raiz da formação do grego moderno, e que podem ser abordados imediatamente por quem se dispuser a aprender o alfabeto grego e assimilar noções básicas de gramática. Atualmente, existe um enorme suporte bibliográfico para estes dois textos, além de transcrições no alfabeto latino,análises gramaticais e traduções interlineares.

PRIMEIRA SECÇÃO DO CURSO DEGREGO MODERNO EM 20 LIÇOES. MORFOLOGIA. Conteúdo da Primeira Secção. Primeira Lição. Introdução à Primeira Lição. O Caráter da Língua Grega em Comparação com o Português e o Latim. O Alfabeto Grego e os Modos de Transcrevê-lo. A Pronúncia do Grego Moderno. Gramática. 1. Flexão de Caso.Declinação dos Artigos Definidos e Indefinidos. Declinação dos Substantivos e Adjetivos Masculinos. Declinação dos Substantivos e Adjetivos Femininos. Declinação dos Substantivos e Adjetivos Neutros. Declinação dos Adjetivos. Tipos de Adjetivos. Formação de Advérbios de Modo. Graus de Comparação do Adjetivo e do Advérbio de Modo. Verbos em Ω [ W ] e em Μαι [ Mai ]. Verbos Depoentes em Μαι [ Mai ]. Pronomes Pessoais do Caso Reto. Uso dos Verbos Auxiliares Έχω [ Échw ], Ter, e Είμαι [ Eímai ], Ser ou Estar. Conjugações Perifrásticas com os Verbos Έχω, e Είμαι. Particulas Verbais: Θα [ Tha ], Να [ Na ], Δεν [ Den ], Μη, [ Mj ], Ας [ As ] E [ Για ] Gia, na Formação dos Futuros, do Condicional e do Modo Subjuntivo. Textos Exemplificativos.1. Anotações. Vocabulários. Exercícios

Segunda Lição. Introdução à Segunda Lição Gramática. 2. Revisão das Declinações e Sintaxe dos Casos. Estudo dos Diversos Tipos de Pronomes. Declinação dos Pronomes Pessoais.Acusativo e Dativo dos Pronomes Pessoais. Pronomes demonstrativos e pronomes possessivos. Advérbios e as preposições demóticas e clássicas. Textos Exemplificativos. 2. Anotações. Vocabulários. Exercícios.

Terceira Lição. Introdução à Terceira Lição. Gramática. 3. Verbos na Voz Ativa. Noção de Aspecto no Verbo Grego. Perfectivo e o Imperfectivo. Conjugação dos Verbos. Temas do Presente e do Passado. Conjugações do Verbo Grego. As Duas Conjugações. Vozes Ativa e Passiva. Tempos do Presente. Particípio Ativo. Imperfeito e Futuro Contínuo. Construção do Indefinido Modo Imperativo. Modo Subjuntivo

Textos Exemplificativos.3. Anotações. Vocabulários. Exercícios Quarta Lição.

Introdução à Quarta Lição. Gramática.4. Conjugação dos Verbos na Voz Passiva. Particípio Passivo. Determinação do Tema do Aóristo na Voz Passiva. Construção do Indefinido.Tempos do Passado. Passado Simples ou Aóristo. Futuro Contínuo. Futuro Punctual. Verbos Irregulares .

Textos Exemplificativos. 4. Anotações. Vocabulários. Exercícios.

Quinta Lição. Introdução à Quinta Lição Gramática. 5 Conjugação dos Verbos Irregulares.Lista De Verbos Irregulares.

Textos Exemplificativos. 5. Anotações. Vocabulários. Exercícios

SEGUNDA SECÇÃO [ 15 LIÇÕES DE TEXTOS TEMÁTICOS ]

TERCEIRA SECÇÃO. BIBLIOGRAFIA

PRIMEIRA SECÇÃO.A LÍNGUA GREGA MODERNA. Primeira Lição. Introdução O caráter da língua grega em comparação com o Português e o Latim. [ será desenvolvido posteriormente] O alfabeto grego e os modos de transcrevê-lo. Como ler grego nos caracteres gregos ou latinos. [ já tratamos disto em outra parte]

Gramática. 1.

Flexões da Língua Grega. Flexão de Caso.Declinação dos Artigos Definidos e Indefinidos.O Artigo Definido e Sua Declinação. Caso Nominativo.

A língua grega, além das flexões de gênero, número, grau, e pessoa, que também existem em português, possui ainda a flexão de caso para as palavras variáveis.

Os casos são quatro, nominativo, para o sujeito da oração; vocativo para a invocação ou chamamento; genitivo para o complemento determinativo de posse; acusativo , para o objeto direto.

Em grego bíblico há oito casos, inclusive ainda o caso dativo, caso do objeto indireto, perdido em grego moderno.

Os casos são indicados por suas desinências, ou seja, pelas terminações especiais que as palavras assumem para cada caso.Assim uma mesma palavra grega poderá apresentar-se sob formas diferentes, em conformidade com o caso em que esteja. Nas linguas neo-latinas, com exceção da língua romena, dos seis casos do Latim apenas um, o caso nominativo, sobreviveu, sob duas formas, uma para o singular , outra para o plural.

O conjunto de todas as formas de uma palavra constitui a sua declinação. Em grego há três declinações, uma para cada gênero gramatical. Assim, temos a Declinação dos Substantivos Masculinos, a Declinação dos Substantivos Femininos, e a Declinação dos Substantivos Neutros.

Os adjetivos tem as mesmas declinações, que os substantivos, com os quais concordam em gênero e número. Consequentemente, as declinações dos adjetivos podem ser estudadas juntamente com as dos substantivos.

Os artigos constituem tipos especiais de adjetivos, que aderem aos substantivos mas os não qualificam, apenas os determinam, de modo definido ou indefinido.

Podemos iniciar o estudo da língua grega moderna com os adjetivos articulares determinativos, isto é, com os artigos definidos e indefinidos e suas respectivas declinações. Isto porque as terminações ou desinências dos artigos, além de serem mais numerosas do que as dos substantivos, dão indicações precisas de como declinar outras palavras, substantivos, adjetivos e pronomes.

Iremos declinando os artigos, caso a caso, em vez de apresentá-los imediatamente numa tabela com sua declinação completa. A declinação do artigo servirá de oportunidade para a apresentação e declinação dos adjetivos e dos substantivos.

Os Artigos Definidos e Indefinidos e suas Declinações.O Caso do Nominativo

Em português, o artigo definido é a palavra o, com seu feminino a , e seus respectivos plurais, os, as. O artigo indefinido é um, com seu feminino, uma , e seus plurais uns, umas. Tanto em português como em grego, os nomes próprios de países, pessoas e instituições podem ser precedidos pelo artigo definido ou indefinido,assim podemos dizer: o Pedro, o Paulo, a Maria, um João, o Brasil, a ONU.

Podemos já enunciar nossa primeira regra de sintaxe, isto é, uma regra sobre a disposição das palavras na frase grega: Os artigos e os demais adjetivos colocam-se sempre antes dos substantivos a que se referem e com eles concordam em gênero e número, exatamente como em alemão.

Os dicionários apresentarão os nomes gregos no caso nominativo, com seus respectivos artigos, ou então indicarão os gêneros dessas palavras com as expressões substantivo masculino, feminino ou neutro, abreviadas.

Em grego, no caso nominativo masculino singular, o artigo definido é ο, tendo como plural, οι. O nominativo feminino singular do artigo definido é η, com o mesmo plural οι. O nominativo neutro singular do artigo definido é το, cujo plural é τα.

Exemplos de substantivos no nominativo singular dos três gêneros: Ο Γιάννης, o João, η Άγγλια, a Inglaterra, η χαρά, o prazer, η μητέρα, a mãe, η νύχτα, a noite, το κορίτσι, a menina, η νέα, a jovem, η γυναίκα, a mulher, το πάρτυ, a festa, ο φιλόσοφος, o filósofo, το καμπαρέτ, o cabaré, ο Πλατώνας, o Platão.

Os artigos indefinidos são: ένας um , para o masculino, μια uma, para o feminino, ένα um, uma, para o neutro. O artigo indefinido ένας, μια, ένα é o próprio adjetivo numeral cardinal um, uma.

O artigo indefinido ένας, μια, ένα não tem plural em grego. Em português, o artigo definido tem ο plural, uns umas. A falta de uma forma para o plural é suprida, em grego, pelo adjetivo algum, alguma, no plural, μερικοι, μερικές, μερικά.

Os artigos são indispensáveis na declinação dos nomes, uma vez que possuem formas distintas para três dos quatro casos, em cada gênero, e em cada número. O artigo não possui o caso vocativo. Qualquer palavra grega pode ser substantivada pela anteposição de um artigo.

Vamos estudar nossos primeiros substantivos em grego moderno, são uns 150 substantivos masculinos, femininos e neutros, todos no caso nominativo, que serão utilizados para a explicação das declinações e exercícios. Estas palavras estão contidas nas páginas 1 a 60 do livro de S. A. Sofroniu, Teach Yourself Modern Greek.[EUP, 1962 ], cujo método de apresentação seguiremos na parte gramatical.

VOCABULÁRIO.[1] Como dizer em grego? Estudaremos nosso primeiro vocabulário na forma de exercícios. Para memorizar as palavras gregas devemos escrevê-las, no alfabeto grego e em transcrição, e lê-las sempre em voz alta. Devemos aprendê-las com seus respectivos artigos e diversos significados.

Depois de ler ou pensar uma palavra, em português, pergunte-se, como poderá dizer a mesma coisa em grego, usando os artigos definido e indefinido.

Justifique mentalmente a resposta e as formas das palavras que for encontrando nos textos. Por exemplo: Como diremos o pai e um pai, em grego? Resposta. Em grego moderno, as expressões o pai ou um pai dizem-se: ο πατέρας e ένας πατέρας, porque πατέρας é um substantivo masculino singular, e o artigo definido para o masculino singular é ο [ómikron] e o artigo indefinido, para o masculino singular é ενας, com um s no final.

EXERCÍCIO 1. Traduzam-se para o grego, por escrito, as seguintes frases

1. o pai, a pessoa, e o homem. 2. o jardim, a porta, e a vida, 3. a mulher, uma história, e um escritório. 4. uma criança, um quarto, e um trabalhador. 5. A irmã, o nome, e o bar. 6. A garagem, a luz, e o fim. 7. o João, a Inglaterra, Agosto. 8. A alegria, a mãe, e a noite. 9. o almoço, o carro, e a Maria, 10. a menina, a moça, e a festa, 11. o filósofo, o cabaré, e o Platão, 12. o filósofo Russel, o dia e o pensamento, 13. o cigarro, a cor, e o rapaz, 14. a mentira, a casa, e o nome,15. a família , a mão, e o amigo, 16. a face, a tia, e o copo,17. o pobre, o rico, e o irmão, 18. a cabeça, o forte, e o George, 19. o André, o trabalho, e o pé, 20. a voz, a matéria ou assunto, e o coração, 21. o chapéu, a máquina, e o sol, 22. o senhor, a senhora, e o inglês, 23. a inglesa, a mamãe, e a primavera, 24. o verão, o outono e o inverno, 25. Atenas, o automóvel, e o Brasil, 26. a Europa, o ano, e a árvore, 27. a Itália, a Grécia e Chipre, 28. a sala de estar, a garrafa, e o aeroplano, 29. a América, a Inglaterra, e o mar , 30. a varanda, o vinho, a garagem, e a família, 31. o fósforo, a mesa e a França 32. a rua a entrada e o cinema, 33. o paletó, a cozinha, e Londres, 34. Tessalônica, o Costas, e a água, 35. a semana, o mês e o ano, 36. domingo, segunda e terça, 37. a quarta-feira, a quinta-feira e a sexta-feira, 38. o sabado, o domingo e a segunda-feira, 39. a economia, a utopia e a Europa, 40. o aroma, a Bíblia e o livro, 41. o drama , o amor e o teatro, 42. a idéia, a cabeça e a pedra, 43. o jovem, a madeira, e a tragédia, 44. o sono, o remédio e a dança, 45. a química, a alma e a hora, 46. a estética, a ironia e a economia, 47. a camela, a âncora e a melancolia, 48 a cerveja, o Olimpo e o tomate, 49. o centro, o tempo e o Cairo, 50. a língua, o país e o povo.

Solução do Exercício 1. Utilize a Solução para Estudar o Conteúdo do Vocabulário Acima.

01. O pai, a pessoa, e o homem. 01. Ο πατέρας, ο άνθρωπος και ο άντρας.

02. O jardim, a porta, e a vida. 02. Ο κήπος, η πόρτα, και η ζωή.

03. A mulher, uma história, e um escritório. 03. Η γυναίκα, μια ιστορία, και ένα γραφείο.

04. Uma criança, um quarto, e um trabalhador. 04. Ένα παιδί, ένα δωμάτιο, και ένας εργάτης.

05. A irmã, o nome, e o bar. 05. Η αδελφή, το όνομα, και το μπαρ.

06. A garagem, a luz, e o fim. 06. Το γκαράζ, το φως, και το τέλος,.

07. O João, a Inglaterra, e o Agosto. 07. Ο Γιάννης, η Αγγλία, και ο Αυγούστος.

08. A alegria, a mãe, e a noite. 08. Η χαρά, η μητέρα, και η νύχτα.

09. O almoço, o carro, e a Maria. 09. Το μεσημεριανό, το αυτοκίνητο, και η Μαρία.

10. A menina, a moça, e a festa. 10. Το κορίτσι, η νέα γυναίκα, και το πάρτυ.

11. O filósofo, o cabaré, e o Platão. 11 Ο φιλόσοφος, το καμπαρέτ, και ο Πλατώνας.

12. O filósofo Russel, o dia, e o pensamento. 12. Ο Ρουσσελ ο φιλόσοφος, η ημέρα, και η σκέψη.

13. O cigarro, a cor, e o rapaz. 13. Το τσιγάρο, το χρώμα, και ο νεαρός.

14. A mentira, a casa, e o nome. 14. Το ψέμα, το σπίτι, και το όνομα,

15. A família , a mão, e o amigo. 15. Η οικογένεια, το χέρι, και ο φίλος.

16. A face, a tia, e o copo. 16. Το πρόσωπο, η θεία, και το φλυτζάνι.

17.O pobre, o rico, e o irmão. 17. Το φτωχό πρόσωπο, ο πλούσιος, και ο αδελφός.

18. A cabeça, o indivíduo forte, e o George. 18. Το κεφάλι, το ισχυροί άτομο, και ο Γιώργιος

19. O André, o trabalho, e o pé . 19. Ο Ανδρές, η εργασία, και το πόδι.

20. A voz, a matéria ou o assunto, e o coração. 20 Η φωνή, η ουσία ή το θέμα, και η καρδιά.

21. O chapéu, a máquina, e o sol. 21. Το καπέλο, η μηχανή, και ο ήλιος.

22. O senhor, a senhora, e o inglês. 22. Ο κύριος, η κυρία, και ο Άγγλος.

23. A inglesa, a mamãe, e a primavera. 23. Η Αγγλίδα, η μάνα, και η άνοιξη

24. O verão, o outono e o inverno. 24. Το καλοκαίρι, το φθινόπωρο και ο χειμώνας.

25. Athens, o automóvel, e o Brasil. 25. Η Αθήνα, το αυτοκίνητο, και η Βραζιλία.

26. A Europa, o ano, e a árvore.26. 26. Η Ευρώπη, το έτος, και το δέντρο.

27. A Itália, a Grécia e Chipre. 27 Η Ιταλία, η Ελλάδα και ο Κύπρος.

28. A sala de estar, a garrafa, e o aeroplano. 28. Το καθιστικό, το μπουκάλι, και το αεροπλάνο,

29. A América, a Inglaterra, e o mar. 29. Η Αμερική, η Άγγλια, και η θάλασσα,

30. A varanda, o vinho, a garagem, e a família. 30. Το βεράντα, το κρασί, το γκαράζ, και η οικογένεια.

31. O fósforo, a tabela e a França.31. 31. Η αντιστοιχία, ο πίνακας και η Γαλλία.

32. A rua, a entrada e o cinema.32. 32. Η οδός, η είσοδος και ο κινηματογράφος.

33. O paletó, a cozinha e o Londres. 33. Το παλτό, η κουζίνα, και το Λονδίνο.

34. Tessalônica, o Costas e a água. 34. Η Θεσσαλονίκη, ο Κώστας, και το νερό.

35. A semana, o mês e o ano. 35. Η εβδομάδα, ο μήνας και το έτος.

36. O domingo, a segunda-feira e a terça-feira. 36. Η Κυριακή, η Δευτέρα και η Τρίτη.

37. A quarta-feira , a quinta-feira e a sexta-feira. 37. Η Τετάρτη, η Πέμπτη και η Παρασκευή.

38. O sabado, o domingo e a segunda-feira. 38, Το Σάββατο, η Κυριακή και η Δευτέρα.

39. A economia, a utopia e a Europa. 39. Η οικονομία, η ουτοπία και η Ευρώπη.

40. O aroma, a Bíblia e o livro. 40. Το άρωμα, η Βίβλος και το βιβλίο.

41. O drama , o amor e o teatro. 41. Το δράμα, η αγάπη και το θέατρο.

42. A idéia, a cabeça e a pedra. 42. Η ιδέα, το κεφάλι και ο βράχος.

43. O jovem, a madeira, e a tragédia. 43. Ο νέος, το ξύλο, και η τραγωδία.

44. O sono, o remédio e a dança. 44. Ο ύπνος, η θεραπεία και ο χορός.

45. A química, a alma e a hora. 45. Η χημεία, η ψυχή και η ώρα.

46. A estética, a ironia e a economia. 46. Η αισθητική, η ειρωνεία και η οικονομία.

47. A camela, a âncora e a melancolia. 47. Η αυτή-καμήλα, η άγκυρα και η μελαγχολία.

48. A cerveja, a montanha, e o tomate. 48. Η μπύρα, το βουνό, και η ντομάτα.

49. O centro, o tempo e o Cairo. 49. Το κέντρο, ο χρόνος και το Κάιρο.

50. A língua, o país e o povo. 50 Η γλώσσα, η χώρα και οι άνθρωποι.

Vocabulario.1 Mesmo Vocabulario em Ordem Alfabética.

O vocabulário agora está disposto na ordem alfabética portuguesa, com os significados em português e em grego moderno. Nomes masculinos são precedidos de Ο, os neutros de Το e os femininos de Η. A pronúncia do artigo Η, definido feminino singular, é i.

Conjunções: E [ και ], Mas [ αλλά ], Ou [ ή ]. [ Ver Palavras Invariáveis].

Substantivos Masculinos, Femininos e Neutros.

A água [ το ύδωρ ή το νέρο ], a árvore [ το δέντρο ], a âncora [ η άγκυρα ], o aeroplano [ το αεροπλάνο ], o mês de agosto [ ο μήνας Αυγούστου], a alegria, [η χαρά], a alma [η ψυχή], o almoço [ το γεύμα ], o amigo [ ο φίλος ], o amor [η αγάπη], a América [ η Αμερική ], o ano [ το έτος ], o aroma, [ το άρωμα ], o assunto [ το θέμα ], o automóvel [το αυτοκίνητο], o bar [το μπαρ], o Brasil [η Βραζιλία], a Bíblia [η Βίβλος], o cabaré [ το καβαρέτ ], a cabeça [ το κεφάλι ], o Cairo [ το Κάιρο ], o camelο [ η καμήλα ], o carro [ το αυτοκίνητο ], a casa [ το σπίτι ], o centro [ το κέντρο ], a cerveja [ η μπύρα ], o chapéu [ το καπέλο ], o Chipre [ ο Κύπρος ], cigarro [ το τσιγάρο ], o cinema [ ο κινηματογράφος ], o copo [ το φλυτζάνι ], a cor [ το χρώμα ], o coração [ η καρδιά ], a costa [ η ακτή ], a cozinha [ η κουζίνα ], a criança [ το παιδί ], a dança [ ο χορός ], o dia [ η ημέρα ], o domingo [ η Κυριακή ], o drama [ το δράμα. ], a economia [ η οικονομία ], a entrada [ η είσοδος ], o escritório [ το γραφείο ], o quarto [ το δωμάτιο ], a estética [ η αισθητική ], a Europa [ η Ευρώπη ], a equivalência [ η αντιστοιχία ], a face [ το πρόσωπο ], família [ η οικογένεια ], festa [ το πάρτυ ], o filósofo [ ο φιλόσοφος ], o fim [το τέλος], o indivíduo [ το άτομο ], a França [ η Γαλλία ], a caixa de fósforo [το κιβώτιο αντιστοιχιών], a garagem, [ το γκαράζ ], a garrafa [ το μπουκάλι ], o George [ο Γιώργιος], a Grécia [η Ελλάδα], a história [η ιστορία], o homem [ο άνδρας], a hora [η ώρα], idéia [ η ιδέα], o idealismo [ο ιδεαλισμός], a Inglaterra [η Άγγλια], a inglesa [η Αγγλίδα] o inglês [ο Άγγλος], inverno, [ ο χειμώνας ], a irmã [η αδελφή], o irmão [ο αδελφός], a ironia [η ειρωνεία], a Itália [η Ιταλία], o jardim, [το κήπος], os jovens, [οι νεολαίες], o João [ο Γιάννης], o livro, [το βιβλίο ], Londres, [το Λονδίνο ], a luz, [το φως ], a língua [η γλώσσα], a madeira [το ξύλο], a mamãe [η μαμά], o mar [η θάλασσα], a Maria [η Μαρία], a matéria, [η ύλη], a melancolia, [. η μελαγχολία ], a menina [ το κορίτσι ], a mentira [το ψέμα], a mesa [το τραπέζι], α moça [η νεαρί], a montanha [ο όρος], a mulher [η γυναίκα], a máquina [ η μηχανή], a mãe [η μητέρα], a mão, [το χέρι], o mês [ο μήνας], a noite [η νίχτα], o nome [το ονόμα], o outono [το φθινόπωρο], o pai [ο πατέρας], o paletó [ το παλτό ], os pais [ οι γονείς ], o pé [ το πόδι ], a pedra [ ο βράχος], o pensamento [ η σκέψη ], a pessoa [το πρόσωπο], o Platão [ ο Πλατώνας ], o pobre [ ο φτωχός ], a porta [ η πόρτα ], a primavera [ η άνοιξη ], quarta-feira [ η Τετάρτη ], ο quarto [ η κρεβατοκάμαρα ], α quinta-feira [ η Πέμπτη ], a química [η χημεία], o rapaz [ ο νεαρός ], o remédio [ η θεραπεία ], o rico [ο πλούσιος], a rua [ η οδός ], o Russel [ο Ρουσσελ], o sábado [το Σάββατο], a segunda-feira [η Δευτέρα], a semana [η εβδομάδα], o senhor [ο κυρίος], a senhora [η κυρία], a sexta-feira [ η Παρασκευή ], o sol [ ο ήλιος,], o sono [ ο ύπνος ], o teatro [ το θέατρο], o tempo [ ο χρόνος ], a terça-feira [ η Τρίτη ], Tessalônica [θεσσαλονίκη], a tia [ η θεία ], o tomate [η ντομάτα], o trabalhador [ο εργαζόμενος, ή ο εργάτης], o trabalho [η εργασία], a tragédia [η τραγωδία], a utopia [ η ουτοπία ], a varanda [ η βεράντα ], o verbo [ το ρήμα ], a vida [η ζωή], o vinho [ το κρασί ], a voz [ η φωνή ].

Exercício 2. Determinação dos Gêneros Gramaticais.

Copiar as trincas de palavras abaixo, formando três listas,com seus significados e suas transcrições em caracteres latinos, separando-os por gênero, em listas diferentes.

O gênero dos substantivos gregos determinam a sua declinação sendo, portanto, extremamente importante aprender o vocabulário grego com os respectivos artigos. Se tiver o artigo for o, o nome é masculino, se tiver o artigo η, é feminino e se tiver o artigo το, é neutro.Os nomes precedidos por οι estão no plural e podem ser tanto masculinos como femininos.

01. Ο πατέρας, ο άνθρωπος και ο άντρας. 02. Ο κήπος, η πόρτα, και η ζωή. 03. Η γυναίκα, μια ιστορία, και ένα γραφείο. 04. Ένα παιδί, ένα δωμάτιο, και ένας εργάτης. 05. Η αδελφή, το όνομα, και το μπαρ.06. Το γκαράζ, το φως, και το τέλος,.07. Ο Γιάννης, η Αγγλία, και ο Αυγούστος.08. Η χαρά, η μητέρα, και η νύχτα. 09. Το μεσημεριανό, το αυτοκίνητο, και η Μαρία. 10. Το κορίτσι, η νέα γυναίκα, και το πάρτυ. 11 Ο φιλόσοφος, το καμπαρέτ, και ο Πλατώνας. 12. Ο Ρουσσελ ο φιλόσοφος, η ημέρα, και η σκέψη. 13. Το τσιγάρο, το χρώμα, και ο νεαρός. 14. Το ψέμα, το σπίτι, και το όνομα, 15. Η οικογένεια, το χέρι, και ο φίλος. 16. Το πρόσωπο, η θεία, και το φλυτζάνι. 17. Το φτωχό, το πρόσωπο, ο πλούσιος, και ο αδελφός. 18. Το κεφάλι, το ισχυροί άτομο και ο Γιώργιος 19. Ο Ανδρές, η εργασία, και το πόδι. 20 Η φωνή, η ουσία ή το θέμα, και η καρδιά. 21. Το καπέλο, η μηχανή, και ο ήλιος. 22. Ο κύριος, η κα, και οι Αγγλοι. 23. Οι Αγγλοι, η μητέρα, και το ελατήριο, 24. Το καλοκαίρι, το φθινόπωρο και ο χειμώνας. 25. Το Athenas, το αυτοκίνητο, και η Βραζιλία. 26. Η Ευρώπη, το έτος, και το δέντρο. 27 Η Ιταλία, η Ελλάδα και ο Κύπρος. 28. Το καθιστικό, το μπουκάλι, και το αεροπλάνο, 29. Η Αμερική, η Αγγλία, και η θάλασσα, 30. Το βεράντα, το κρασί, το γκαράζ, και η οικογένεια. 31. Η αντιστοιχία, ο πίνακας και Γαλλία. 32. Η οδός, η είσοδος και ο κινηματογράφος. 33. Το παλτό, η κουζίνα, και το Λονδίνο. 34. Η Θεσσαλονίκη, το Costas, και το νερό. 35. Η εβδομάδα, ο μήνας και το έτος. 36. Η Κυριακή, η Δευτέρα και η Τρίτη. 37. Η Τετάρτη, η Πέμπτη και η Παρασκευή. 38, Το Σάββατο, η Κυριακή και η Δευτέρα. 39. Η οικονομία, η ουτοπία και η Ευρώπη. 40. Το άρωμα, η Βίβλος και το βιβλίο. 41. Το δράμα, η αγάπη και το θέατρο. 42. Η ιδέα, το κεφάλι και ο βράχος. 43. Οι νεολαίες, το ξύλο, και η τραγωδία. 44. Ο ύπνος, η θεραπεία και ο χορός. 45. Η χημεία, η ψυχή και η ώρα. 46. Η αισθητική, η ειρωνεία και η οικονομία. 47. Η αυτή-καμήλα, η άγκυρα και η μελαγχολία. 48. Η μπύρα, το βουνό και η ντομάτα. 49. Το κέντρο, ο χρόνος και το Κάιρο. 50 Η γλώσσα, η χώρα και οι άνθρωποι.

Exercicio 3. Pesquisas em Dicionário.

Procure num dicionário, de preferência inglês-grego, os significados das palavras abaixo, para anotar frases e orações exemplificativas do seu emprego. Escreva grego e faça anotações das suas descobertas. Veja o Collins English-Greek Dictionary e o Oxford Greek-English Learner’s Dictionary de D. N. Stavropoulos.

01. The father, the person, and the man. 02. the garden, the door, and the life. 03. the woman, a history, and an office. 04, A child, one room, and a worker, 05. The sister, the name, and the bar, 06. The garage, the light, and the end, 07. John, England, and August, 08. The joy, the mother, and the night, 09. The lunch, the car, and the Maria, 10. The girl, the young woman, and the party, 11. The philosopher, the cabaret, and the Platο 12. Russel the philosopher, the day, and the thought. 13. The cigarette, the color, and the youngster. 14. The lie, the house, and the name, 15 The family, the hand, and the friend. 16. The face, the aunt, and the cup. 17. The poor person, the rich one, and the brother. 18. The head, the strong man and George. 19. Andrew, the work, and the foot.20. The voice, the substance or subject, and the heart. 21. The hat, the machine, and the sun. 22. The Mister, the Mrs., and the English. 23. The English, the mother, and the spring,24. The summer, the autumn and the winter. 25. The Athenas, the automobile, and Brazil. 26 The Europe, the year, and the tree. 27 The Italy, Greece and Cyprus. 28. The livingroom, the bottle, and the aeroplane, 29. The America, the England, and the sea, 30. The veranda, the wine, the garage, and the family. 31, The match, the table and France. 32. The street, the entrance and the cinema. 33. The coat, the kitchen, and London. 34. The Thessalonica, the Costas, and the water. 35. The week, the month and the year. 36. The sunday, the monday and the tuesday. 37. The wednesday, the thursday and the friday. 38, The saturday, the sunday and the monday. 39. The economy, the utopia and the Europe. 40. The aroma, the Bible and the book. 41. The drama, the love and the theater.42. The idea, the head and the rock. 43. The young, the wood, and the tragedy. 44. The sleep, the remedy and the dance. 45. The chemistry, the soul and the hour. 46. The aesthetics, the irony and the economy. 47. The she-camel, the anchor and the melancholy. 48. The beer, the mountain and the tomato 49. The center, the time and the Cairo. 50. The language, the country and the people.

Gramática. Uma Digressão Necessária. Declinação do Artigo Definido em Português.

O artigos definidos e indefinidos em português podem ser declinados com o auxílio de preposições. Vamos decliná-los, no singular e no plural, nos nove casos que existiam em indo-europeu. Cada caso pode ser identificado por uma pergunta feita ao verbo da oração.

1. NOMINATIVO. Caso do sujeito. Forma: o, a, os, as, um, uma, uns, umas, sem preposições.[ quem é que executa a ação do verbo?]

2.VOCATIVO. Caso do chamamento ou invocação. Não existe para os artigos.Em lugar do artigo usa-se a interjeição ó. Exemplos: ó João, ó Pedro, vinde cá!

3. GENITIVO. Caso do complemento restritivo de posse.Forma: do, da, dos, das, dum, duma, duns dumas. [de que ?, de quem?]. Em grego o genitivo assumiu as funções do dativo, que desapareceu como caso, sendo substituido também por preposições, como em português. Algumas preposições e advérbios exigem, o genitivo em grego.

4. ACUSATIVO. Caso do objeto direto. Forma: igual ao nominativo, o, a, os, as, um uma, uns umas [ quem? ou o que? recebe a ação do verbo?]. Algumas preposições exigem o acusativo em grego moderno, outras exigem o genitivo.

4. DATIVO. Caso do objeto indireto, ou do complemento restrivo de atribuição ou interesse. Forma :ao, à, aos , às, a um a uma, a uns a umas. [a que? a quem? para que?, para quem?]. Este caso desapareceu em grego moderno mas subsiste em grego bíblico.

5. ABLATIVO. Existe em latim, não existe em grego moderno. 1. caso do agente circunstancial de companhia. com o, com a , com os, com as, com um com uma, com uns, com umas. 2. Caso do agente da voz passiva: pelo, pela, pelos pelas, por um , por uma.por uns por umas.

7. LOCATIVO. Caso do complemento circunstancial de localização: no na, nos nas. num numa nuns numas[ onde?]. Em latim o ablativo absolveu as funções do instrumental.

8. INSTRUMENTAL. Aplica-se ao instrumento com que se executa a ação do verbo.Corresponde às preposições com o, com a, com os, com as, com um com uma, com uns, com umas, com que, de que maneira. Em latim o ablativo absorveu o caso instrumental.

9. CASO PREPOSICIONAL. Forma: os artigos o a, os as, um uma, uns umas, precedidos de quaisquer outras preposições, com as quais não se combinam ou contraem. Em português só o pronome pessoal possui formas específicas para este caso, as formas comigo, contigo, consigo.

Em latim o acusativo e o ablativo desempenham os papéis do caso preposicional. Em grego o acusativo e o genitivo exercem também as funções do caso preposicional. Isto é. algumas preposições em grego tem de ser usadas necessariamente com o genitivo e outras com o acusativo. Além das funções indicadas os casos tem outras funções sintáticas, como veremos.

Gramática. Dos nove casos acima, o grego moderno só conservou quatro, o vocativo , o nominativo, o genitivo, e o acusativo. O artigo, não possuindo o vocativo, tem somente três casos, o nominativo, o genitivo e o acusativo. Comecemos a estudar as declinações do grego moderno pelo artigo definido masculino singular, cuja declinação é a seguinte:

Nominativo Singular ο [ o ], 2. Genitivo Singular του [ do ], 3. Acusativo Singular το(ν) [ o ],4. Nominativo Plural oi [ os ], 2. Genitivo Plural των [ dos ], 3. Acusativo Plural τους [ os ]. Assim, para fins práticos, basta saber que o artigo definido masculino tem as seguintes formas: ο, οι [ o, os], του, των [ do, dos], το(ν),τους [ o, os acusativo

DECLINAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS MASCULINOS TERMINADOS EM ΟΣ

O artigo é um adjetivo e sua declinação serve como modelo para declinar os adjetivos e os substantivos masculinos terminados em -ος no nominativo singular, tais como: ο φιλόσοφος, ο κήπος, ο ήλιος, ο χρόνος, etc, e adjetivos terminados em –ος, tais como καλός,

DECLINAÇÃO DOS ADJETIVOS MASCULINOS TERMINADOS EM ΟΣ

VOCABULARIO 2.ADJETIVOS MASCULINOS TERMINADOS EM –ΟΣ