Programar em C/Um programa em C: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
sem resumo de edição
[edição não verificada][edição não verificada]
m (Desfeita a edição 69782 de 201.91.155.20 (Usuário Discussão:201.91.155.20))
Sem resumo de edição
{{TopNav|up=Indice|prev=Noções de compilação|next=Conceitos básicos}}
 
== Um programa em C ==
 
<b>7</b> }
 
A primeira linha é um ''comentário'', que épara qualquero compilador não tem nenhum significado. Qualquer texto que esteja entre as marcações <code>/*</code> e <code>*/</code>, podendo inclusive ocupar várias linhas., Oserá compiladorconsiderado simplesmentecomo ignoracomentário tudoe queserá estivercompletamente entreignorado essespelo sinaiscompilador.
 
A linha 2 pede que seja inserido o conteúdo do arquivo ''stdio.h'' (que está num lugar já conhecido pelo compilador). Esse arquivo contém referências a diversas funções de entrada e saída de dados (''stdio'' é abreviação de ''Standard Input/Output'', ou Entrada e Saída Padronizadas), de modo que você precisará dele em praticamente todos os programas &mdash; ele é o meio de quase toda comunicação com o teclado, com a tela e com arquivos.<ref name="preproc">Esse comando é uma ''diretiva do pré-processador''; você aprenderá mais sobre esses comandos na seção [[../Pré-processador|Pré-processador]].</ref>
 
Os programas em C são organizados em funções — todo código em C deve fazer parte de uma função. Em particular, todo programa deve ter uma função chamada '''main''', pela qual será iniciada a execução do programa. A função é definida, no nosso exemplo, na linha 3, e delimitada pelas chaves <code>{ }</code>.
 
A palavra-chave '''int''' significa que a função devolve um valor inteiro (você pode pensar nesse valor exatamente como o valor de uma função em matemática). Em C, toda função deve devolver um valor.<ref name="void">Na verdade, isso não é necessário, como você verá ao estudar melhor as funções.</ref>
 
Na linha 5, executamos a função ''printf'', que imprime na tela os parâmetros que lhe foram passados — no nosso exemplo, passamos a seqüência de caracteres "Olá, mundo!" como como parâmetro. Essa é uma das funções definidas no arquivo ''stdio.h''.
 
'''Note''' o ponto-e-vírgula no final da linha: todas as instruções em C devem terminar com um ponto-e-vírgula. (Essa é uma causa muito comum de erros de compilação.)
O símbolo '''#''' no início da linha 2 marca uma '''diretiva do pré-processador'''; nesse caso, a diretiva '''#include''', que ordena que seja incluído naquele ponto o conteúdo do arquivo ''stdio.h'', que é um arquivo-cabeçalho (''header'', em inglês ― daí a terminação ".h"). Esse tipo de instrução será detalhado na seção [[../Pré-processador|Pré-processador]]. ''stdio'' é uma abreviação de ''Standard Input/Output'', ou Entrada e Saída Padronizadas. Esse cabeçalho contém várias funções usadas para entrada e saída de dados no teclado, na tela e em arquivos.
 
Na linha 6, dizemos que a função ''main()'' deve retornardevolver o valor 0 e terminar; sua execução. (Esse é o valor inteiro que dissemos que deveriaíamos ser retornadoretornar na linha 3. )
Na linha 3, começa a definição de uma função chamada '''main'''. Todo programa deve ter uma função com esse nome, pois é a função que o sistema operacional procura quando um programa é executado. Tudo que estiver entre as chaves <code>{ }</code> fará parte da função e será executado seqüencialmente quando a função for chamada. A palavra '''int''' significa que a função retorna um valor inteiro.
 
<div style="background-color: #e5e5e5; padding: 10px;">
Na linha 5, fazemos uma chamada à função printf(), passando a string (uma seqüência de caracteres, como veremos mais tarde) "Olá, mundo!" como argumento ― a função ''printf()'' exibe na tela os argumentos passados a ela. A inclusão do cabeçalho &lt;stdio.h&gt; é necessária quando você pretender usar essa função. Note o ponto-e-vírgula no final da instrução. Todas as instruções em C devem terminar com um ponto-e-vírgula.
O padrão da linguagem C diz que a função ''main'' deve devolver um valor inteiro, e esse valor diz se o programa foi executado com sucesso ou não. O valor zero indica que o programa foi finalizado sem nenhum erro, e valores diferentes de zero podem indicar diferentes erros. Você não precisará se preocupar com isso no início do seu estudo em C — o valor devolvido por um programa é geralmente usado em scripts, quando (por exemplo) um comando só pode ser executado se o anterior tiver dado certo.
</div>
 
Na linha 6, dizemos que a função main() deve retornar o valor 0 e terminar; é o valor inteiro que dissemos que deveria ser retornado na linha 3.
 
<references />
Geralmente, para o sistema operacional, se o valor de retorno da função main() for zero, o programa deve ter realizado suas tarefas com sucesso; valores diferentes de zero indicam algum erro. Podemos também usar parênteses na instrução ''return'': <code>return(0);</code>
 
[[Categoria:Programar em C|U]]
623

edições

Menu de navegação