Utilizador Discussão:Marcos Antônio Nunes de Moura/Arquivo LQT 1: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
555 (discussão | contribs)
Re: Ajuda com licenças
Linha 183: Linha 183:
--[[Usuário:Wbrito|Wellington Brito de Carvalho]] 22h26min de 25 de Julho de 2007 (UTC)
--[[Usuário:Wbrito|Wellington Brito de Carvalho]] 22h26min de 25 de Julho de 2007 (UTC)
::OK, farei isso, obrigado! --[[Usuário:Wbrito|Wellington Brito de Carvalho]] 01h09min de 26 de Julho de 2007 (UTC)
::OK, farei isso, obrigado! --[[Usuário:Wbrito|Wellington Brito de Carvalho]] 01h09min de 26 de Julho de 2007 (UTC)

== Re: Ajuda com licenças ==

Para imagens e arquivos de mídia em geral o costume é se ter um comportamento meio taxativo, que muitas vezes acaba causando desentendimentos, por mais simpático que alguém se esforce em ser ao se explicar coisas tão mau entendidas como os direitos autorais são. Recomendo que seja adotada a mesma postura do Commons:
# Todas as imagens precisam ter uma tag de licenciamento <u>e</u> uma fonte de origem. (na falta da primeira leva [[:commons:Template:No license]] e na falta da segunda, leva [[:commons:Template:No source since]]);
# A fonte de origem deve confirmar o afirmado na descrição de página. Não confirmando, é concedido um prazo para esclarecimentos, com a imagem levando [[:commons:Template:No permission since]].

Mesmo para imagens aparentemente antigas o suficiente para se estar em domínio público, no Commons é exigida uma fonte de origem, para que se tenham "referências bibliográficas" que permitam confirmar a idade das mesmas.

Esse comportamento mais, digamos, ''autoritário'', evita que muitas práticas equivocadas sejam mantidas. Algumas pessoas realmente não sabem qual tag colocar e escolhem uma a olho. Essas precisam ser convidadas (ou, dependendo da insistência, forçadas) a lerem sobre o tema. Outras acreditam que alguma espécie de mágica faz com que, ao escanear algo de um livro ou similares o direito autoral seja inteiramente seu (há até a humorística [[:commons:Template:PD-magic]]). Essas precisam conhecer o quanto o mundo é feio lá fora (e a [[:commons:Commons:Derivative works]] não ajuda a o tornar belo). Outras ainda veem as pessoas preocupadas com direitos autorais como paranóicas insandecidas e fazem violações de direitos autorais propositalmente, através do uso de informações duvidosas. Essas precisam ser tratadas como as demais (já que é possível confundir as três, é melhor sempre tentar assumir a boa fé).

Para evitar gastos de tempo repetindo cenários e tentativas de explicação, recomendo que algumas predefinições de avisos a usuários bem explicadas, elaboradas e que façam com que a pessoa sinta que se deseja apenas um bem ao invés do exercimento de uma autoridade de apagar e bloquear sejam confeccionadas. Algumas páginas de ajuda sobre o tema sempre podem ajudar. Recomendo que se utilize as do Commons e se adapte as mesmas à realidade local (as de documentação poderão, dependendo do caso, ser diretamente lincadas; isso depende apenas da forma como você preferirem organizar o tema).

Precisando de novos esclarecimentos, me procure. [[Usuário:555|Lugusto]] • [[Usuário Discussão:555|&#x203B;]] 19h20min de 31 de Julho de 2007 (UTC)

Revisão das 19h20min de 31 de julho de 2007

Mensagens anteriores 1
Mensagens anteriores 2
Mensagens anteriores 3

Caro Marcos,

Eu sou geólogo do petróleo, brasileiro como vc pode olhar na página www.mineralogistbrazil.com (domínio registrado em meu nome) que iniciei a 3 meses. Tenho pouco conhecimento de WEB e por infelicidade eu usei o nome www.mineralogistbrazil.com. Me identifiquei antecipadamente e não concordo com seu pré-julgamento.... Pois então se faltei com o respeito e com os VAlores pré-estabelecidos, que me retire e desconsidere qualquer contribuição.

Desculpe, não entedi sobre o que está falando... --Marcos A. N. de Moura 15h41min de 18 de Junho de 2007 (UTC)

Sinceros agradecimentos Marcos e alguma reflexão!

Admiro e tenho um grande respeito por pessoas abnegadas e que ajudam outras sem o menor interesse em retorno nem mesmo agradecimento ou reconhecimento.

Cheguei ao Wikilivros apenas com muita coragem e pouco conhecimento e já estou com dois livros com muito conteúdo (PostgreSQL Prático e Aplicativos em PHP). Se não fosse a ajuda do Marcos eles estariam aí mas não seria a mesma coisa. A cada dia que adiciono conteúdo eu conto com dicas, correções e também colaborações diretas suas.

Muito obrigado Marcos. Sei que pessoas como você fazem o que fazem sem esperar agradecimentos mas sei também que ajuda quando aparece alguém que agradece. O pior é que também sei que não são muitas. ;).

Agora compartilhando uma reflaxão: este último livro que trouxe teve a intenção de reunir todo o meu conhecimento sobre PHP. Praticamente tudo que aprendi durante alguns anos e a intenção é colocar o que for aprendendo também. O projeto não foi inteiramente altruista. Pensei muito em mim mesmo, em como me será útil tal projeto. Eu o iniciei aqui (http://ribafs.net/outros/phpebook), onde instalei o mediawiki para essa finalidade. Acontece que não seria a mesma coisa e percebi que estava dividindo forças. Então resolvi trazer para cá e somar. Muito melhor que lá, que na minha máquina de casa e na do trabalho. Compartilhando com todos e podendo receber a ajuda de todos.

Já imaginaram o dia em que todos os caras, todos mesmo, que mexem com PHP para brincar ou para trabalhar, o dia em que todos usarem uma ferramenta como essa (mediawiki), de preferência aqui, num só lugar, para fazer suas anotações, suas dicas, tutoriais, links, etc, já imaginaram? Claro que isso se extende para todas as áreas de conhecimento humano. Mas ninguém em sã consciência pode me dizer que estou "sonhando um sonho só", pois sei que já estou sonhando um sonho junto com vocês que estão aqui e pelo visto com outros que virão.

Quanto recurso desperdiçado, quanto tempo, quanto dinheiro, quanto conhecimento dividido...

Quando se acordar e perceber a falta de sabedoria, a falta de coerência que é se viver isolado (se iludindo que é a melhor forma de agir).

Desculpe Marcos e outros colegas que porventura... se me empolgo, normalmente eu não sonho, sou muito pragmático, mas eu tenho este sonho, o de ajudar a tornar nosso mundo algo bem melhor para todos e aqui eu sinto ser um dos raros lugares onde se começa a fazer essa reforma.

Valeu! — o usuário Ribafs (discussão • contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.

reconectando

Marcos Antônio Nunes de Moura, estou voltando hoje para este wikibooks. vou sim estudar onde poderei contribuir... alexandre Abmac 15:37, 3 Junho 2007 (UTC)

Wikiversidade

Marcos, Poderia me situar um pouco melhor sobre a Wikiversidade. Me propus a contribuir, mas acho que não havia entendido bem o projeto. Na edição em inglês também não entendi muito. Se der, me responde no e-mail: felipearaldi@gmail.com.

Acesso aos fontes dos Livros

Olá Marcos!

Seria possível eu ter acesso aos fontes dos meus livros para um backup local?

Ribafs 10h13min de 10 de Junho de 2007 (UTC)


Gostaria de guardar o código Wiki, com a formatação que eu usei aqui, para o caso de um dia ter que trazer de volta e não ter trabalho de formatar novamente, entendeu?

Ribafs 16h05min de 11 de Junho de 2007 (UTC)

Curso de kanji

Olá Marcos, marcos eu não intendi muito bem sobre criar um livro por isto coloquei o nome Cruso de Kanji, eu não sei como posso tornar ele um livro, você não poderia me ajudar, gostaria de fazer um livro sobre Kanjis, de forma ampla, porem gostaria de ele fosse único, como um livro mesmo, você poderia me ajudar?

Muito obrigado pela atenção.

Marcio Benvenuto de Lima 12h01min de 13 de Junho de 2007 (UTC)

Eliminação

Andei olhando e daqui a pouco te ultapasso pelo número de edições eliminadas... . É só isso que faço aqui agora. E só o que fazem é surgir editores e sumir depois de um tempo, deixando o seu rastro na forma de livros incompletos. Diz-me um livro e te direi por quem foi abandonado. É desestimulante...Enquanto isso o pobre livro fica lá jogado. Estamos crescendo é verdade. Vem aí os cinco mil. Mas, enfim, queria fazer mais pelo projeto, terminar um livro. Já faz mais de um ano que estou aqui.

Para não dizer que a viagem foi perdida, substitui ali nas mudanças recentes o link para a página em alemão que mudou de nome lá para "Letzte Änderungen" e retira o livro "English Grammar" da página principal que não existe mais . Ah, pode deixar que atualizo a lista de editores por número de edição, quando muito na semana que vem. Final de semana cheio... Obrigado. - Jota 04h18min de 15 de Junho de 2007 (UTC)

Dificuldades com imagens

Olá Marcos, eu estou com dificuldades para minhas fotos serem aceitas no communs, lá eles pedem um monte de coisas, será que você não poderia dar umas dicas de como eles aceitaram uma imagem para inlustrar melhor os trabalhos em língua japonesa no wikiLivros?

Ficaria muito grato Marcos, eu coloquei algumas lá já, mas eles me deram 7 dias para especificar uma licença de autor, fui eu que crie as imagens no fireworks na verdade eles estão pedindo uma monte de coisas, eu estou entendendo porem não sei como colocar em pratica as instruções deles dentro da wikilivro e validar as imagens, tenho mais 7 dias para fazer isto ou as imagens vam ser excluídas, eu até parei de fazer upload lá e estou guardando aqui em meu HD, se poder me ajudar Marcos ficaria grato.

Marcio Benvenuto de Lima 10h31min de 16 de Junho de 2007 (UTC)

Sobre etapas de livros

Olá Marcos, eu me deparei com uma duvida Marcos e sei que você pode me ajudar a resolve-la, Marcos são os próprios autores que usam as gifs para indicar o nível do livro ou é um administrador, eu criei o texto do kanji ichi em um traço no livro kanji e não sei o que fazer, ao meu entender o criador do livro kanji que deve avaliar o texto e colocar uma outra gif que indica que o mesmo está no nível texto em maturação, não entendi muito bem esta parte Marcos, caso possa ajudar ficaria grato Marcos.

Marcio Benvenuto de Lima 09h40min de 17 de Junho de 2007 (UTC)

Eliminação da Predefinição Trivia

Por favor, queira eliminar o Trivia, visto que este apenas foi usado por mim... obrigado! - Nunø Agøstinhø (Say It!) 18h59min de 27 de Junho de 2007 (UTC)

Duvida

Olá Marcos

Estive visitando alguns livros aqui e vi que muitos destes tem um design para melhorar a leitura e compreensão do conteúdo, gostaria de perguntar se é possível fazer o mesmo no futuro com a língua japonesa dando um aspecto de livro ilustrado.

Um livro que achei muito bem feito e bem organizado em todos os pontos é este:

Livro piratas

Isto é possível Marcos?

Agradeço a atenção e leitura, forte abraço.

Marcio Benvenuto de Lima 18h32min de 1 de Julho de 2007 (UTC)

Pedido de ajuda

Olá marcos

Mais uma vez pedindo sua ajuda Marcos, peço desculpas por tantas perguntas e que não sei se este pedido deve ser feito para um administrador ou não, mas talvez você possa me ajudar (eu não sei se você é um administrador ou não Marcos).

Marcos eu não escrevo muito bem em português, só uso o português em final de semana ou na wikimedia (mas estou aprendendo muito aqui na wikimedia, eu não uso muito a escrita na língua portuguesa e tive pouco estudo ai no Brasil, meu português parou no tempo, vivo no Japão á 13 anos, Marcos o único lugar que uso a escrita é na internet e para piorar durmo muito pouco, para mim está difícil aprender, mas irei me dedicar mais para não riscar a imagem da wikimedia com meus textos que são um atentado ao português) ai eu não coloquei o acento em fórmula, desta forma no google quando busca pelas fórmulas japonesa está escrito errado, o wikilivro é a única fonte na língua portuguesa no google para este tema, será que não poderia colocar o acento em fórmula nas páginas que já criei que da referência ao wikilivros no google?


Caso possa me ajudar os links para colocar os acentos são:

· Polida simples · Comum · Negativa · Passado · Presente · Futuro

Os demais eu já coloquei acento porque eu não tinha criado ainda as páginas deles.

Agradeço a ajuda e atenção Marcos, muito obrigado

forte abraço.

Marcio Benvenuto de Lima 00h53min de 3 de Julho de 2007 (UTC)

agradecimentos - Marcio

Olá Marcos.

Marcos eu irei fazer o que está em sua resposta, muito obrigado pela ajuda Marcos.

Eu fiquei muito feliz com estes dois links no google, eles estão na oitava e nona colocação são eles:

1. oitava colocação

Japonês - WikibooksEste é o wikilivro sobre a língua japonesa (日本語, Nihongo). ... 2.1 Estruturas das sentenças; 2.2 Formulas gramaticais; 2.3 Classes gramaticais ... pt.wikibooks.org/wiki/Japonês - 59k - Em cache - Páginas Semelhantes

2. nona colocação

Curso de Língua Japonesa - WikibooksCurso de Língua Japonesa ... em uma evolução crescente entre as aulas, buscando sua fluência e domínio em classes e formulas gramaticais na língua japonesa. ... pt.wikibooks.org/wiki/Curso_de_Língua_Japonesa - 42k - Em cache - Páginas Semelhantes [ Mais resultados de pt.wikibooks.org ]


Gostária de fazer os trabalhos aqui e que eles possam ajudar alguém (em especial alguém que não tenha como pagar um curso, pessoas de baixa renda, está é minha grande esperança, que eles compartilhem informações com xerox) e a divulgar mais ainda a wikilivros também, transformando em referência pontos como estes que não são criados na internet por motivos comerciais, mas pretendo colocar vários segredos aqui que não são revelados porque valem dinheiro, assim desta forma sempre quando pesquisarem irá ter algo de bom nivél porem o português não será, mas tenho certeza que sempre alguém irá fazer as devidas correções (espero em Deus esta alma boa).

eu em particular adoro línguas estrangeiras (tenho uma facilidade em aprender outras línguas, acho que é um dom que Deus me deu) e estudo horas aqui em casa porem me dedico muito mais em aprender falar, ler e entender o funcional e regras.

forte abraço Marcos.

Marcio Benvenuto de Lima 04h03min de 3 de Julho de 2007 (UTC)

CommonsDelinker

Oi Marcos, como vai?

Queria pedir-lhe um favor (que é mais um favor para o projecto): poderia dar uma bot flag temporária ao CommonsDelinker? Deve ter reparado que ele andou a alterar bandeiras. Pois bem, essa alteração foi indevida e vai ser revertida muito em breve, pelo que o CommonsDelinker vai começar a corrigir tudo e vai inundar novamente as mudanças recentes do Wikilivros. Outra opção seria correr o seu bot a fazer a correcção para evitar que o Delinker viesse cá editar, mas isso vai dar-lhe mais trabalho ;). Cumprimentos, PatríciaR msg 16h43min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

Etapas de desenvolvimento

Marcos, poderias dar uma olhada ali na página de ajuda que criei: etapas de desenvolvimento e indicar na parte das novas etapas, um significado para elas. Achei que como és o criador, deves entender melhor o significado delas. Caso não queira ou não tenha tempo, tudo bem, darei um jeito. Obrigado. - Jota 14h51min de 16 de Julho de 2007 (UTC)

Direito a voto

Que medo...Ozymandias 10h09min de 18 de Julho de 2007 (UTC)

Novo livro

Estou gerando um novo livro GIMP, preciso de sua contribuição... ! alexandre Abmac 18h45min de 22 de Julho de 2007 (UTC)

Programar em C/Ponteiros

Olá, boa noite.
Terminei agora de fundir o conteúdo da página Programar em C/Ponteiros com o da página Programar em C++/Índice/Básico/Ponteiros (este último continha mais conteúdo). Mas descobri agora que ele não move a página "por cima" da outra. O único procedimento seria colocar esta primeira página para eliminação e depois mover esta última?
Grato!
--Wellington Brito de Carvalho 00h34min de 25 de Julho de 2007 (UTC)

A idéia é separar os livros, e colocar o livro de C como pré-requisito para o livro de C++. Queria fundir aos poucos todos os tópicos que estão no título "Linguagem C" do livro de C++ com os respectivos tópicos do livro de C. O livro de C++ seria puramente de C++, começando com os conceitos de orientação a objetos aplicados a C++ e partindo para STL, conforme já estão estruturados os tópicos. Além de qualquer outro assunto referente a C++, e não a C.
Depois gostaria também de separar o livro de C em básico, intermediário e avançado, para facilitar a cada um destes três tipos de leitores que venham buscar informação.
Como o tópico sobre ponteiros do livro de C++ tinha muito mais conteúdo, peguei alguns itens do tópico sobre ponteiros livro de C e joguei pra lá, para depois mover o tópico inteiro para o livro de C e excluí-lo do livro de C++.

--Wellington Brito de Carvalho 22h26min de 25 de Julho de 2007 (UTC)

OK, farei isso, obrigado! --Wellington Brito de Carvalho 01h09min de 26 de Julho de 2007 (UTC)

Re: Ajuda com licenças

Para imagens e arquivos de mídia em geral o costume é se ter um comportamento meio taxativo, que muitas vezes acaba causando desentendimentos, por mais simpático que alguém se esforce em ser ao se explicar coisas tão mau entendidas como os direitos autorais são. Recomendo que seja adotada a mesma postura do Commons:

  1. Todas as imagens precisam ter uma tag de licenciamento e uma fonte de origem. (na falta da primeira leva commons:Template:No license e na falta da segunda, leva commons:Template:No source since);
  2. A fonte de origem deve confirmar o afirmado na descrição de página. Não confirmando, é concedido um prazo para esclarecimentos, com a imagem levando commons:Template:No permission since.

Mesmo para imagens aparentemente antigas o suficiente para se estar em domínio público, no Commons é exigida uma fonte de origem, para que se tenham "referências bibliográficas" que permitam confirmar a idade das mesmas.

Esse comportamento mais, digamos, autoritário, evita que muitas práticas equivocadas sejam mantidas. Algumas pessoas realmente não sabem qual tag colocar e escolhem uma a olho. Essas precisam ser convidadas (ou, dependendo da insistência, forçadas) a lerem sobre o tema. Outras acreditam que alguma espécie de mágica faz com que, ao escanear algo de um livro ou similares o direito autoral seja inteiramente seu (há até a humorística commons:Template:PD-magic). Essas precisam conhecer o quanto o mundo é feio lá fora (e a commons:Commons:Derivative works não ajuda a o tornar belo). Outras ainda veem as pessoas preocupadas com direitos autorais como paranóicas insandecidas e fazem violações de direitos autorais propositalmente, através do uso de informações duvidosas. Essas precisam ser tratadas como as demais (já que é possível confundir as três, é melhor sempre tentar assumir a boa fé).

Para evitar gastos de tempo repetindo cenários e tentativas de explicação, recomendo que algumas predefinições de avisos a usuários bem explicadas, elaboradas e que façam com que a pessoa sinta que se deseja apenas um bem ao invés do exercimento de uma autoridade de apagar e bloquear sejam confeccionadas. Algumas páginas de ajuda sobre o tema sempre podem ajudar. Recomendo que se utilize as do Commons e se adapte as mesmas à realidade local (as de documentação poderão, dependendo do caso, ser diretamente lincadas; isso depende apenas da forma como você preferirem organizar o tema).

Precisando de novos esclarecimentos, me procure. Lugusto 19h20min de 31 de Julho de 2007 (UTC)