Wikilivros:Por que usar livros abertos?: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
[edição não verificada][edição não verificada]
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
{| width="100%" cellspacing="0" cellpadding="5"
{| width="100%" cellspacing="0" cellpadding="5"
| style="text-align: center;background-color:#e2e2ff;font-size:100%;padding:6px;width:70%;height:10px" |
| style="text-align: center;background-color:#e2e2ff;font-size:100%;padding:6px;width:70%;height:10px" |
==== Por quê Abertos? ====
==== Por que Abertos? ====
! style="background-color:#ffffff;font-size:100%;padding:6px;width:30%;height:10px" | Capítulos
! style="background-color:#ffffff;font-size:100%;padding:6px;width:30%;height:10px" | Capítulos
|-
|-

Revisão das 15h30min de 9 de abril de 2007

Por que Abertos?

Capítulos

Os livros didáticos abertos (ou livres) podem constituir um meio de arranjar apontamentos tanto para alunos como para professores. Se tiver um livro primário para o seu curso, um livro didático aberto pode fornecer um bom suplemento interativo que contenha o material não encontrado no livro principal. Assim, mesmo que um livro didático aberto não esteja completo, pode-se encontrar valor nele.

Um livro didático aberto pode ser uma boa opção para o seu curso porque ele é gratuito, possibilitando a adquisição fácil pelos seus alunos, além de que os estudantes podem ser encorajados a alterar o seu conteúdo para explicar melhor alguns assuntos nos quais encontrem dificuldades. No mundo do conteúdo livre a linha que separa leitores, autores e revisores não é nítida.

Na maior parte dos casos, os estudantes gostam mais de ler um bom livro aberto, normalmente porque os contribuidores são seus colegas (ou mesmo eles próprios). Encarando os factos, é realmente proveitoso tanto para o aluno como para o professor o uso destes livros abertos, principalmente se vier de uma identidade com tradições integradas na confiança e bom suporte, já que um livro vindo da comunidade poderá parecer mais "sincero" e credível.

Para professores
Você sabe às vezes que poderia ter apresentado um tópico de forma melhor do que fez o autor do livro que você usa. Está aqui a sua chance de ter uma participação ativa em como essa informação é organizada e apresentada, e fazer uma inestimável contribuição aos estudantes em sua sala de aula e em torno do mundo.

Para estudantes
Uma das melhores maneiras para aprender algo é 'ensiná-lo' a alguma outra pessoa. Desafie a si mesmo para saber realmente o quanto conhece o material. Este local dá-lhe a possibilidade de usar e trabalhar em um livro didático devotado ao assunto que está a estudar. E é gratuito!

Para Líderes de indústria
Você precisa que os estudantes de hoje estejam preparados para o ambiente de trabalho de amanhã. Ajude a colocar esse conhecimento nas mãos deles ainda hoje, e ele será armazenado em um lugar onde eles poderão voltar sempre para consultar e usar como referência.

Para Humanitários
Todo o material desenvolvido neste local é liberado sob uma licença que garante que a informação permanece livre para sempre. Deixe para trás um pequeno legado com cada pedacinho de contribuição sua para um livro didático aberto. É sem dúvida uma forma de doar à humanidade e ajudar a si mesmo, ao mesmo tempo em que ajuda o semelhante.

Em apenas uns poucos anos e inteiramente com os esforços voluntários, a Wikipedia se tornou uma das enciclopédias principais na web (Wikipedia tem mais tráfego do que a enciclopédia Britannica online!). O projeto de livros didáticos livres almeja replicar esse mesmo sucesso logo.

 

 

Por quê o uso de Wikilivros?

 

Adicionalmente, você vai descobrir que o formato em que os livros do "Wikilivros" são escritos é muito mais simples do que HTML puro sendo também mais poderoso para fórmulas matemáticas (pelo uso da linguagem TeX) do que um editor de textos comum. Versões antigas do que você escreveu são gravadas automaticamente e tudo que você precisa para editar uma página é um navegador, o que permite que você trabalhe em qualquer lugar, inclusive em laboratórios de informática com seus estudantes.  

 


Capítulo Anterior | Próximo Capítulo