Programar em C/Um programa em C: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
[edição não verificada][edição não verificada]
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Edudobay (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Thiagol (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
{{Nav2|[[../Indice|Índice]]|[[../Noções de compilação|Noções de compilação]]|[[../Conceitos básicos|Conceitos básicos]]}}
{{TopNav|up=Indice|prev=Noções de compilação|next=Conceitos básicos}}
== Um programa em C ==
== Um programa em C ==



Revisão das 21h13min de 10 de março de 2007


Um programa em C

Como a grande parte dos livros que ensinam uma linguagem de programação, começaremos com o clássico programa Olá Mundo (Hello world em inglês). Apresentamos seu código e, a seguir, analisaremos cada uma de suas linhas. Não se preocupe se não entender ainda alguns aspectos que serão abordados detalhadamente mais adiante.

Note que o número das linhas é dado apenas para facilitar a referência; se for copiar o código, lembre-se de tirar os números de linha.

1  /* o meu primeiro programa */
2  #include <stdio.h>

3  int main()
4  {
5      printf("Olá, mundo!\n");
6      return 0;
7  }

A primeira linha é um comentário, que é qualquer texto que esteja entre as marcações /* e */, podendo inclusive ocupar várias linhas. O compilador simplesmente ignora tudo que estiver entre esses sinais.

O símbolo # no início da linha 2 marca uma diretiva do pré-processador; nesse caso, a diretiva #include, que ordena que seja incluído naquele ponto o conteúdo do arquivo stdio.h, que é um arquivo-cabeçalho (header, em inglês ― daí a terminação ".h"). Esse tipo de instrução será detalhado na seção Pré-processador. stdio é uma abreviação de Standard Input/Output, ou Entrada e Saída Padronizadas. Esse cabeçalho contém várias funções usadas para entrada e saída de dados no teclado, na tela e em arquivos.

Na linha 3, começa a definição de uma função chamada main. Todo programa deve ter uma função com esse nome, pois é a função que o sistema operacional procura quando um programa é executado. Tudo que estiver entre as chaves { } fará parte da função e será executado seqüencialmente quando a função for chamada. A palavra int significa que a função retorna um valor inteiro.

Na linha 5, fazemos uma chamada à função printf(), passando a string (uma seqüência de caracteres, como veremos mais tarde) "Olá, mundo!" como argumento ― a função printf() exibe na tela os argumentos passados a ela. A inclusão do cabeçalho <stdio.h> é necessária quando você pretender usar essa função. Note o ponto-e-vírgula no final da instrução. Todas as instruções em C devem terminar com um ponto-e-vírgula.

Na linha 6, dizemos que a função main() deve retornar o valor 0 e terminar; é o valor inteiro que dissemos que deveria ser retornado na linha 3.

Geralmente, para o sistema operacional, se o valor de retorno da função main() for zero, o programa deve ter realizado suas tarefas com sucesso; valores diferentes de zero indicam algum erro. Podemos também usar parênteses na instrução return: return(0);