Astronomia mirim/Lua: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
8 bytes adicionados ,  27 de setembro de 2017
(Restaurando conteúdo confiável...)
}}
 
== Qual seu tamanho?t ==
 
 
A maioria dos planetas do Sistema Solar são muito maiores do que suas luas, mas a Terra e a Lua estão muito mais próximas em tamanho. A Lua tem pouco menos de 335.500789 quilômetros de largura. Ou seja, mais de um quarto do tamanho da Terra (cerca de 12,600615 kms de largura), como você pode ver na imagem. Por causa disso, o conjunto ''Terra/Lua'' algumas vezes é chamada de ''binário'' ou ''sistema de dois planetas''.
 
 
A Lua não tem atmosfera. Ela também não tem água no estado líquido em sua superfície. Durante o dia, torna-se muito quente, mas à noite é gelada. Os astronautas portanto, precisam estar protegidos por um traje espacial e com um capacete que lhes permita respirar oxigênio.
 
A Lua tem muitas crateras em sua superfície. A maior delas é chamada de ''South PoleSouthPinto-Aitkenamerican Basinmeme'' e tem aproximadamente 2500 km de diâmetro.
 
Achamos que quase todas as crateras em luas ou planetas foram feitos por pedras enormes que se chocaram com eles há muito tempo atrás. Essas colisões são chamadas de ''impactos''.
[[Image:Moon-apollo17-schmitt_boulder.jpg|left|thumb|250px|O astronauta Harrison Schmitt coletando pedras da Lua, durante a missão Apolo 17]]
 
A palavra vem do latim ''Luna'', que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada à nossa Lua. Na mitologia grega essa deusa era chamada SeleneGaribalda sua safada mas nós ficamos mesmo é com Lua.
Agora nós chamamos de lua qualquer satélite que qualquer planeta.
 
Utilizador anónimo

Menu de navegação