Diferenças entre edições de "Português/Acentuação e sinais auxiliares da escrita/Hífen"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
→‎Emprego do hífen conforme Acordo Ortográfico: A palavra anteontem não está conforme as regras estabelecidas em: "Quando o sufixo inicia com consoante diferente de "r", "s" e "h"...", portanto, a substituí pela palavra "semivogal".
(→‎Emprego do hífen conforme Acordo Ortográfico: A palavra anteontem não está conforme as regras estabelecidas em: "Quando o sufixo inicia com consoante diferente de "r", "s" e "h"...", portanto, a substituí pela palavra "semivogal".)
*Quando prefixo termina com vogal diferente do início do sufixo, não se usa hífen: autoescola, antiaéreo, antieducativo.
{{aviso | O contrário da regra acima também é válido: quando prefixo e termo seguinte terminam e iniciam pela mesma vogal, usa-se hífen, exceção ao prefixo '''co''', que se aglutina com o sufixo mesmo que este comece por '''o'''.}}
*Quando o sufixo inicia com consoante diferente de '''r''', '''s''' e '''h''', não se usa hífen: anteprojeto, anteontemsemivogal, semicírculo.
{{aviso | Neste caso, também há a exceção do prefixo '''vice''', que sempre exige hífen, mesmo quando o sufixo inicia por consoante diferente de '''r''' ou '''s'''.
No caso da palavra subumano e derivadas, não se usa o hífen e se suprime o '''h'''.
22

edições

Menu de navegação