Ajuda:Como iniciar uma página: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
m
Foram revertidas as edições de 201.2.121.91 (disc) para a última revisão de Syum90
[edição não verificada][edição não verificada]
Sem resumo de edição
m (Foram revertidas as edições de 201.2.121.91 (disc) para a última revisão de Syum90)
{{Abas/Guia de edição}}
[[Ficheiro:Government support Rio 2016.jpg|miniaturadaimagem|Brasília -Ex Presidente Lula com a bandeira alusiva à candidatura do Rio para os Jogos Olímpicos de 2016, durante encontro com atletas medalhistas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim.]]
{{reciclagem}}
Aqui está '''como iniciar uma página''' no Wikilivros. Qualquer usuário — esteja ele [[Ajuda:Como se registrar|registrado]] ou não — pode criar páginas no Wikilivros. Há basicamente duas maneiras de se iniciar uma página: seguindo uma ligação vermelha e através do endereço da página (URL). É necessário, contudo, seguir algumas regras.
 
Para questões gerais de edição e detalhes sobre a sintaxe do programa MediaWiki veja [[Ajuda:Como editar uma página|como editar uma página]] e o [[Ajuda:Perguntas frequentes|guia de perguntas frequentes]]. ''Se quiser fazer experimentos, use a [[Wikibooks:Caixa de areia|caixa de areia]] primeiro.''
== História das Olimpíadas ==
A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.
 
== Princípios gerais ==
=== Origem dos Jogos Olímpicos ===
* Leia a '''[[Wikibooks:Nomenclaturas|convenção de nomes]]''' do Wikilivros antes de escolher o nome para um novo módulo.
* Use a busca (menu lateral esquerdo) para ver se alguém já criou um [[Wikibooks:Módulo|módulo]] semelhante ao que você quer escrever antes de fazê-lo. Escolha o título com cuidado.
* Ao criar o módulo e '''antes''' de salvá-lo, verifique a ligação <u>''Artigos afluentes''</u>. Ajuste o conteúdo novo com ligações existentes ou mude o nome do módulo que está a criar ou conserte as ligações depois.
* Se não há resultado nos artigos afluentes o módulo está isolada. Ligações para ele precisarão ser criadas em outras páginas (em um índice ou na biblioteca).
* Pense se um módulo separado é mesmo necessário. Talvez seja melhor adicionar o texto em um módulo relacionado (em especial se o texto não é longo). O conteúdo pode sempre ser separado depois, quando for desenvolvido.
 
== Modos de começar um novo módulo no Wikilivros ==
Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado.
 
Você pode começar uma nova página clicando em um ''link'' pré-existente:
Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
* Na biblioteca (para índices e capas).
* Na página de pedidos de livros.
* Em um índice (para capítulos e as diferentes partes dos livros).
* Em outros tipos de páginas (para páginas nos espaços nominais "Wikibooks" e "Ajuda").
 
Opcionalmente, você pode preencher o campo a seguir com o nome adequado para o módulo, conforme as [[Wikibooks:Nomenclaturas|convenções de nomenclatura]], substituindo "Título" pelo título do módulo e "Capítulo" pelo nome do capítulo, e clicar no botão "Criar página":
Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.
<center>
{|style="border:1px solid #6688AA;-moz-border-radius:1em; background-color:#F0F9FF; padding:1em; width:50%; "
|-
| Utilize este campo para criar uma nova página:
|-
|<inputbox>
type=create
buttonlabel=Criar página
editintro=Ajuda:Como iniciar uma página/Intro
default=Título/Capítulo
break=no
bgcolor=#F0F9FF
<!-- width=65 -->
</inputbox>
|}</center>
 
É também possível iniciar módulos escrevendo o nome que este deverá ter no URL da página. No entanto, essa prática não é adequada ao Wikilivros.
Quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado. No ano de 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.
 
=== Começar uma página a partir de um ''link'' pré-existente ou busca ===
=== Jogos Olímpicos da Era Moderna ===
Para começar uma nova página, você pode partir de um ''link'' para o título dela, sendo essa a prática mais natural no Wikilivros. Talvez não seja possível criar a página sem um registro — veja [[Wikibooks:Página protegida|página protegida]]. Na biblioteca, nos índices, nas diferentes partes dos livros e nas páginas ligadas ao projecto, você vê ''links'' que apontam para páginas inexistentes. Clique sobre o ''link'' e você será levado ao modo de [[Ajuda:Como editar uma página|edição]], uma página que diz:
 
:Você acaba de seguir um link para uma página que ainda não existe.
No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.
:Para criar a página, comece a digitar na caixa que aparece abaixo.
 
Agora é só digitar o conteúdo do módulo na caixa de edição. Depois que terminar, clique no botão "Salvar página" na parte inferior da página (recomenda-se o uso do botão "Mostrar previsão" tantas vezes quantas forem necessárias para ver como ela ficará primeiro).
=== Jogos Olímpicos e Política ===
 
Outra forma de começar uma página é usando a busca pelo novo título com o botão "Ir" (como deveria ter feito antes). Quando a busca não resulta em nada exato, clique no ''link'' no topo da página que diz "Você pesquisou por '''termo de pesquisa'''".
As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela ideia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro. Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas da delegação de Israel.  A partir deste fato, todos os Jogos Olímpicos ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos.
 
''Links'' para páginas inexistentes são comuns. São criados justamente para preparar a criação de um página ou encorajar outras pessoas a fazê-lo. Ligações não são só convenientes para navegação, mas também alertam as pessoas sobre a página nova (os que vêem as alterações relacionadas e os que vigiam uma página). Ligações em vermelho não estão quebrados na verdade, desde que o nome identifique corretamente o conteúdo pretendido para um módulo (uma página nova com o título "incorreto" ou que duplica o conteúdo de outra página está quebrada, só que de um jeito diferente).
Em plena Guerra Fria, os EUA boicotaram os Jogos Olímpicos de Moscou (1980) em protesto contra a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas. Em 1984, foi a vez da URSS não participar das Olimpíadas de Los Angeles, alegando falta de segurança para a delegação de atletas soviéticos.
 
''Links'' para páginas que não foram escritas aparecem em vermelho (os utilizadores registados podem alterar isso nas [[Especial:Preferences|preferências]]). Algumas vezes ligações para novas páginas são chamadas de "ligações em vermelho" por causa de uma dessas opções. Para criar um ''link'' basta escrever o texto que deve aparecer como ''link'' entre dois pares de parênteses rectos (ou colchetes). Por exemplo, se escrever <nowiki>[[módulo Y]]</nowiki>, aparecerá um ''link'' a dizer '''módulo Y''' e a apontar para o módulo chamado "módulo Y".
- No ano de 1916, as Olimpíadas deveriam ocorrer na Alemanha. Porém, em função da Primeira Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos foram cancelados.
 
Claro que também poderá criar o ''link'' em uma página relacionada, índice ou sua página de usuário. Contudo, pode ser melhor esperar até depois da criação da página para criar ''links'' a partir dela, especialmente se o novo ''link'' substitui um para uma página existente. Nesse caso, crie o ''link'' mas pressione Mostrar previsão, ao invés de Salvar página. Clicar no ''link'' a partir da previsão irá criar a página nova (sem usar a página principal).
- Em função da Segunda Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos de 1940 e 1944 também foram cancelados.
 
=== Iniciar uma página pela edição da URL ===
- Críquete, golfe e cabo-de-guerra já foram esportes olímpicos no começo do século XX. Nas Olimpíadas de 1920 (Antuérpia - Bélgica), o tiro ao pombo também fez parte do quadro de jogos olímpicos.
Uma das maneiras mais fáceis de começar uma nova página é inserir alguma coisa no campo de endereço do navegador, como por exemplo:
 
:<nowiki>http://pt.wikibooks.org/wiki/Título do módulo exemplo</nowiki>
- O lema olímpico "Citius, altius, fortius" (mais rápido, mais alto e mais forte) foi proposto por Pierre de Coubertin em 1894. Porém, o lema só foi oficialmente introduzido nas Olimpíadas de Paris de 1924.
 
Troque o "Título do módulo exemplo" pelo nome que você quer dar ao módulo. Por exemplo, para criar um módulo sobre "História", digite:
=== Vale lembrar: ===
 
:<nowiki>http://pt.wikibooks.org/wiki/História</nowiki>
- Em 2016, as Olimpíadas ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro(Brasil).
 
Isto levará você até uma página padrão que dirá que não existe nenhum texto para o módulo ainda. Assim, clique em ''editar'' no topo da página e pronto! Você está agora a editar o seu novo módulo. O seu cuidado com a precisão e a [[Wikibooks:Neutralidade|neutralidade]] serão grandemente apreciados, logicamente.
- Em 2020, as Olimpíadas ocorrerão na cidade do Tóquio (capital do Japão).
 
==Informações em páginas inexistentes==
- No ano de 2007, ocorreu, na cidade do Rio de Janeiro, outro evento esportivo internacional de grande importância: Os Jogos Pan-Americanos.
Páginas de categorias e imagens são em parte geradas automaticamente e em parte editáveis. Uma página de categoria contém uma lista das páginas na categoria, uma página de imagem pode conter uma imagem e informações do Commons. Assim, se a página "não existir" ainda pode mostra informações.
 
A página da edição de uma categoria inexistente mostra as páginas que ela contém. Entretanto, a página de edição de uma imagem no Commons não mostra nem a imagem, nem o conteúdo editável no Commons nem mesmo em "previsão", não indica nem mesmo que visualizar a página adicionará uma imagem e outros conteúdos do Commons.
- No ano de 2008, as Olimpíadas foram realizadas na cidade de Pequim (China) e contou com a participação de atletas de 205 países.
 
Uma ligação a uma categoria inexistente é tratada como uma ligação a uma página inexistente, mesmo se a categoria não está vazia. Uma ligação à página de uma imagem inexistente localmente é tratada como uma ligação a uma página existente, a não ser no caso de uma ligação de um sumário de edição ou de um registro da edição. Uma indicação da inexistência de uma página é a falta de um histórico e de uma ligação de alterações relacionadas.
- Entre 27 de julho e 12 de agosto de 2012, ocorreram as Olimpíadas de Londres.
 
==Informações adicionais ==
É também uma boa prática sempre que criar páginas, antes de submetê-las, executar um verificador de ortografia. Você pode achar inconveniente ter que fazer uma cópia da página original, trabalhar nela, e em seguida colar a cópia editada de volta. Criar tópicos novos é uma grande forma de ajudar o Wikilivros a aumentar em extensão (e em profundidade).
 
'''Nota:''' O Wikilivros é uma coleção de livros de não-ficção de [[w:conteúdo aberto|conteúdo aberto]] (principalmente livros didáticos). Você está a contribuir para um banco de dados de informação livre, de domínio público. Automaticamente tudo com que contribuir estará sob a licença [[w:GNU Free Documentation License|GNU Free Documentation]]; você só pode fazer isso se for proprietário dos direitos autorais do material (que você tem se foi você quem o criou), ou se o material é de domínio público. Veja [[Wikibooks:Copyrights]] para mais detalhes. '''NUNCA''' submeta uma cópia de material com direitos autorais (''copyright'') sem a permissão do proprietário.
 
==Ver também==
{{Começa correlatos}}
{{correlato|wikisource | Ajuda:Como começar uma página}}
{{correlato|wikiquote | Wikiquote:Como iniciar uma página}}
{{correlato|wikipédia | Ajuda:Guia de edição/Como começar uma página}}
{{correlato|wikinotícias | Ajuda:Iniciar uma nova página}}
{{correlato|wikcionário | Ajuda:Como criar uma página}}
{{Termina correlatos}}
 
* [[Wikibooks:Nomenclaturas|Convenções de nomes]]
* [[Ajuda:Como usar redirecionamentos]]
 
{{clear}}
{{Abas/Guia de edição|fim}}
 
[[Categoria:Ajuda|Iniciar]]

Menu de navegação