Livro de receitas/Peixada catarinense: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
sem resumo de edição
m (Livro de receitas/Peixada Catarinense movido para Livro de receitas/Peixada catarinense: formato)
Sem resumo de edição
{{Navegação|[[Livro de receitas/Índice|<<< Índice]]|[[Livro de receitas/Índice/Pratos Principais e Variados|<<< Pratos Principais e Variados]]|[[Livro de receitas/Índice/Pratos Principais e Variados/Peixes|Peixes >>>]]}}
 
 
 
'''Peixada Catarinense''' é uma receita culinária típica do Brasil.
 
 
== Ingredientes ==
== Peixada catarinense ==
 
==='''Ingredientes e Preparo:'''===
 
 
* 10 postas de peixe (água salgada)
* 10 batatas médias cozidas e cortadas em rodelas
* sal e pimenta-do-reino preta em grão a gosto
* 1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua .
 
== Modo de preparo ==
 
== :'''Modo de preparo ==:'''
Tempere as postas de peixe com o suco dos limões e sal a gosto. Reserve por 30 minutos, na geladeira. Esfregue o alho na parte interna de uma panela de barro. Unte com 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva. Separadamente, rale as cebolas, amasse os tomates como um purê e pique o coentro e o cheiro verde. Misture tudo, tempere com 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora e molhe com a marinação do peixe. Prove o sal, para corrigir a quantidade. Alterne na panela, camadas de postas de peixe e de temperos misturados. Regue tudo com 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva e leve ao fogo alto até que ferva. Abaixe o fogo para médio, tampe a panela e cozinhe a peixada. Quando as postas de peixe estiverem cozidas, porém firmes, apague o fogo. Transfira o caldo da peixada para outra panela, complete com água e sal a gosto, pois deve-se obter cerca de 1 litro de líquido. Leve ao fogo brando e misture a farinha de mandioca crua, sem parar de mexer, acrescentando mais se necessário, até obter um pirão cozido e de consistência mole. Sirva o pirão bem quente numa travessa grande, cercado pelas batatas cozidas e apresente a peixada na própria panela de barro, em que foi preparada.
 
# Tempere as postas de peixe com o suco dos limões e sal a gosto. Reserve por 30 minutos, na geladeira.
# Esfregue o alho na parte interna de uma panela de barro.
# Unte com 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva.
# Separadamente, rale as cebolas, amasse os tomates como um purê e pique o coentro e o cheiro verde. Misture tudo, tempere com 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora e molhe com a marinação do peixe. Prove o sal, para corrigir a quantidade. Alterne na panela, camadas de postas de peixe e de temperos misturados. Regue tudo com 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva e leve ao fogo alto até que ferva. Abaixe o fogo para médio, tampe a panela e cozinhe a peixada.
# Quando as postas de peixe estiverem cozidas, porém firmes, apague o fogo.
# Transfira o caldo da peixada para outra panela, complete com água e sal a gosto, pois deve-se obter cerca de 1 litro de líquido. Leve ao fogo brando e misture a farinha de mandioca crua, sem parar de mexer, acrescentando mais se necessário, até obter um pirão cozido e de consistência mole.
# Sirva o pirão bem quente numa travessa grande, cercado pelas batatas cozidas e apresente a peixada na própria panela de barro, em que foi preparada.
 
1 porção = 1 posta de peixe + 1 batata + 2 colheres (sopa) de caldo (383.0g)
 
* Número de porções: 10
 
=='''Valor nutricional e calórico por porção==:'''
 
*calorias: 557 kcal
*lipídios: 34.93g
 
 
[[Categoria:Culinária|P]]
[[Categoria:Livro de Receitas|P]]
6 027

edições

Menu de navegação